Pastoral Familiar Setor Casos Especiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
ADOÇÃO INTUITU PERSONAE E A LEI /09
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
– « Os catequistas em território de missão»,(245)
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
Constituição de Equipas de
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
O desafio da incerteza F A L M A I Í Daniela Mello Lydia Valentini.
ENS E PF DISCÍPULOS- MISSIONÁRIOS.
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO – Acolhida e Diretrizes
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
“Família, formadora dos valores Humanos e cristãos”
Casos Especiais FUNDAMENTAÇÃO
INTERLOCUTORES Conhecer bem OS DIVERSOS ROSTOS AS DIVERSAS MOTIVAÇÕES.
Trabalho realizado por:
ORIENTAÇÕES 2008.
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Estudo de Caso: ÁSIA Administração Pública III
23 - AJUDANDO OS POBRES A SE AJUDAREM
Luzes e Sombras da Família hoje:
Família.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2.
“Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família”
Sínodo sobre nova evangelização
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
Pastoral da Família - O que é - Como a dinamizar
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Equipes de Nossa Senhora
Pastoral familiar possibilidades
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Encontro dos Movimentos e Obras Laicais “A alegria do evangelho [da família] é a nossa missão”!
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS
2007 Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas Comunidade Nossa Senhora do Rocio.
Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas Comunidade São José 2007.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas na comunidade Divino Espírito Santo.
«Família e catequese» Encontro de catequistas
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
Resumo CRIANÇAS EM CASA DE PASSAGEM: VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DA SAÚDE
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
Guia de preparação para a vida matrimonial
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
» A quem se destina hoje a preparação ao matrimônio e à vida familiar? » Segundo o Instrumentum laboris: ˃Jovens ˃Situações irregulares: casados só.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Espiritualidade do agente Casos Especiais Espiritualidade do Agente O Bom Pastor : Jo 10,1-21 Grito do Profeta Exequiel 34 Jo 10,11 “eu sou o bom pastor”
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
PASTORAL FAMILIAR FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL ( ENCONTROS DE NOIVOS)
Encontros para Novos Casais
OS TRÊS SETORES DA PASTORAL FAMILIAR
Casos Especiais pós formação da família
O FIM DO CASAMENTO E O INTERESSE DOS FILHOS Professor Paulo Hermano.
Transcrição da apresentação:

Pastoral Familiar Setor Casos Especiais

Quem deve ser atendido pelo Setor Casos Especiais ? A CNPF, no “Guia de Orientações” define três campos: 1) Famílias em situações conflitivas 2) Famílias em situações irregulares 3) Famílias em situações especiais

Famílias com filhos deficientes, drogadictos,alcoólatras 1- Famílias em situações conflitivas Familias de Migrantes (trabalho, outros motivos que levam ao desenraízamento cultural e religioso) Longas ausências – (caminhoneiros, militares, presidiários, estudos..) Famílias marginalizadas – (periferias das cidades, êxodo agricultura) - Famílias Incompletas ( ou monoparentais) Famílias com filhos deficientes, drogadictos,alcoólatras Anciãos forçados a viver na solidão, sem tratamento, ou em precária subsistência - Mães e Pais solteiros (produção independente, junto ou não da família) - Viúvez, perda de entes queridos, abandono dos filhos outros...

2- Famílias em situações irregulares Matrimônio à Experiência – (Não se trata de namorar ou ficar). Trata-se de uma relação que começa pra ser séria, mas pode ficar muitos anos assim sem legitimação. Uniões Livres de fato – (sem união civil nem religiosa, sem vivência da religião, com fraco senso de fidelidade, afirmação do egoísmo. Católicos unidos só pelo casamento civil – motivos práticos, econômicos, simples acomodação ou adiamento indefinido Separados e divorciados – sem segunda união (aqui enquadram-se os que se separam e continuam separados sem contraírem nova união) . Volta pra casa dos pais, sem novo vínculo, com ou sem filhos Divorciados que contraem nova união – segunda união formalizada no casamento Civil – procuram muitas vezes a Igreja – Não podem receber os sacramentos.

3- Famílias em situações especiais Matrimônio Misto: entre católicos e cristãos batizados de denominações Diferentes; Matrimônio por Disparidade de culto: entre católicos e não batizados (não cristãos); Matrimônio canônico precedido de divórcio civil; Os sem família – distantes dos familiares (migrantes), não constituem uma nova família, são sós no mundo. Situações de pobreza, abandono, alcoolismo, condições desumanas.

O Diretório da Pastoral Familiar e o guia para Setor Casos especiais citam ainda: Crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, órfãos (de pais vivos) vítimas de maus tratos (padrastos e madrastas – pedofilia) fome, negligência, Promiscuidade evasão escolar, abandonados, expostos ao tráfico e ao crime - lares transitórios, abrigos e Febens

Dentre os casos especiais queremos Tratar da Pastoral dos Casais que estão em situação irregular VEJAMOS ALGUMAS MOTIVAÇÕES

Porque a Igreja precisa acolher os que estão em situação irregular? Pesquisa 2000 82%, daqueles que estão divorciados e recasados, deixam a Igreja Católica porque não são acolhidos. Entre os divorciados, 52% mudaram de fé. Entre os separados judicialmente, com 35% ocorreu o mesmo. No último senso de 2000, havia 2.661.741 separados e 2.319.575 divorciados no Brasil. EXISTE NA SUA PAROQUIA CASAIS NESTA SITUACAO ???????????????

Documento de Aparecida Acompanhar com cuidado, prudência e amor compassivo, seguindo as orientações do Magistério (FC 84; Sca 29), os casais que vivem em situação Irregular, tendo presente que os divorciados e novamente casados não lhes é permitido comungar (FC 77).Requerem-se mediações para que a mensagem de salvação chegue a todos.É urgente estimular ações eclesiais, com trabalho interdisciplinar de teologia e ciências humanas, que ilumine a pastoral e a preparação de agentes especializados para o acompanhamento desses irmãos.

1º - FORMAÇÃO ESPECÍFICO PARA AGENTES ALGUNS PROJETOS 1º - FORMAÇÃO ESPECÍFICO PARA AGENTES Data, local , tema, contatos, ficha de inscrição... 2º - Retiro diocesano para CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO Data, local, tema, contato, ficha de inscrição… 3º…….

Equipe diocesana ou Parooquial Casal coordenador: … …