Logística Empresarial

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Transcrição da apresentação:

Logística Empresarial Unidade 06 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira Carvalho Arrais Márcia Caroline Ferreira

Perguntas da Unidade 06 1) Por que o sistema de fluxo descontínuo de material (denominado sistema “Push”) é pouco eficiente se comparado ao ECR? 2) Qual o papel da tecnologia na criação e utilização das ferramentas do ECR? 3) Qual a importância do bloco de distribuição dentro da estrutura da cadeia de logística integrada?

R1: Como as partes do sistema estão fracamente integradas, cada elo da cadeia age de maneira isolada, desconsiderando a necessidade do próximo nível. Esse processo culmina inevitavelmente em desperdícios de recursos, pois cada nível da cadeia não atende à demanda do próximo com precisão.

R2: O sistema ECR pressupõe a disponibilidade de meios de comunicação rápidos e precisos, pois seu funcionamento depende essencialmente da troca de informações entre os elos da cadeia logística em tempo real. Alem disso, computadores com sistemas propriamente adaptados são pré-requisito para a prática da estratégia de reposição eficiente, parte fundamental do sistema ECR.

R3:Esse bloco constitui a parte final do inteiro da cadeia de logística integrada, sendo o responsável pelas relações da empresa com o consumidor final. É sua função fazer com que o produto esteja no lugar certo na hora certa, atendendo à demanda do cliente de forma rápida e eficiente.

A logística exerce a função de responder por toda a manutenção de materiais, no ambiente interno e externo da empresa, iniciando pela chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Descreva as atividades da logística. Resposta: As atividades da logística se dividem em primárias e secundárias. As atividades primárias, englobam transportes, gestão de estoques e processamento de pedidos. São essenciais para o cumprimento da função logística, contribuem com o maior montante do custo total da logística. As atividades secundárias englobam armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e manutenção de informações. Essas atividades exercem a função de apoio às atividades primárias na obtenção dos níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes.

Quais são as diferenças entre fluxo contínuo e fluxo descontínuo de materiais? Resposta: No fluxo descontínuo de material o fluxo de material é empurrado ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes. Esse sistema descontínuo começa com a previsão de vendas que é a base para os programas de produção, os quais são convertidos em planos de compras. Portanto o fluxo de informação corre no sentido do cliente, por meio do depósito e fábrica, até o fornecedor e ocorre em um fluxo em série. Assim, a medida que a demanda vai ocorrendo, essa informação não é repassada imediatamente para a fábrica e fornecedores. Ela chega a eles periodicamente, com demora, quando os estoques são reabastecidos. Já no fluxo contínuo a demanda do cliente puxa o fluxo de materiais. As previsões de venda, de médio e longo prazo, são usadas para planejar as necessidades de compras e devem refletir a sazonalidade da demanda. Quando o pedido do cliente chega ele é transmitido online para a fábrica e não para o depósito. A fábrica produz contra a demanda, em ciclos de produção curtos e rápidos. O fluxo de informações flui rapidamente.

Por que é vital a integração dos processos entre empresas e fornecedores e qual é a relação dessa importância com a logística de suprimento? Resposta: A integração é vital para reduzir o tempo de fornecimento de materiais, receber produtos de melhor qualidade, reduzir os estoques na empresa e no fornecedor, ter produtos disponíveis sempre que necessário, planejar de forma precisa a produção. O potencial da economia na área de suprimentos é substancial. Os custos de fornecimento representam aproximadamente 30% do total de custos de toda a cadeia de supply chain. A habilidade de realizar melhorias na base de fornecedores está entre as maiores oportunidades para aumentar a lucratividade e a competitividade das empresas.