“A sociedade tem o direito de pedir conta a todo agente público pela sua administração” Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Baixa cidadania ativa Afeta a qualidade de vida Reduzida coesão social Deficiência Normas Jurídicas Serviços Públicos Afeta a qualidade de vida Reduzida coesão social Círculo vicioso
Capital social: confiança entre pessoas e Governo
Ouvidoria Pública Fortalecimento da democracia participativa; Aprimorar a relação entre a democracia representativa e a participativa; Monitoramento da gestão sobre o ponto de vista do cidadão; Órgão de inteligência estratégica. Articulação intersetorial governamental Qualidade do serviço público prestado.
Ouvidoria Geral do Estado (OGE) 2013 2011 3ª Geração Inteligência da informação; Expansão e mobilização da sociedade; Rede Mineira de Ouvidorias Públicas. 2004 2ª Geração Modelo de governança; Planejamento; Divulgação dos conceitos. 1ª Geração Criação; Marco Legal pela Lei nº15.298, de 6 de agosto de 2004.
Ouvidoria Móvel Ouvidoria Móvel – Praça 7 - Maio/2014.
Principais avanços da OGE Ouvidor Jovem; Ouvidor da Pessoa Idosa; Repasses financeiros para fortalecimento de ouvidorias municipais; Capacitação e cursos virtuais aos detentos. Ouvidora Jovem
Rede Ouvir - Rede Mineira de Ouvidorias Públicas 2002 – Deputado Inácio Franco 2008 – Dra. Ruth Lies Scholte 2010 – Conselheiro Mauri José Torres 2012 – Desembargador Jaubert Carneiro Jaques 2010 – Juiz Maurício Pinto Ferreira
Rede Ouvir - Rede Mineira de Ouvidorias Públicas OGE MP-MG TCE-MG ALMG TJMG TRE-MG Cooperação mútua; Troca de informações e boas práticas; Atuação integrada; Transparência.
Obrigado Fábio Caldeira Ouvidor-Geral do Estado de Minas Gerais E-mail: gabinete@ouvidoriageral.mg.gov.br Disque-Ouvidoria 162