CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1990.
PROJETO Oficina de Expressão
Avaliação Psicomotora
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O que significa afetividade/ afeto?...
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS COM SUCATAS
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
Projeto de Integração :
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
John Dewey ( ).
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
O brincar e a linguagem Professora: Eleida da Silva Arce Adamiski
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Aquisição da Linguagem Oral
Profa. Cristina Araújo de Farias
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Metodologia do Ensino de Arte
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Jogos na alfabetização Matemática
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Um currículo do Brincar
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
O BRINCAR.
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Os sentimentos de cada um
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Professor Dr. Renato Vaz
Psicologia da Educação
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

ATIVIDADE LÚDICA É toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento em quem a pratica. Proporcionam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento, podendo ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que vise proporcionar interação. Obs.: mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como ela é dirigida e vivenciada, e o porquê de sua realização.

ATIVIDADE LÚDICA A criança, ao participar de atividades lúdicas, adquiri novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, gerando dessa forma um forte interesse em aprender (prazer). É interessante observar durante as atividades lúdicas o que a criança faz e como organiza este fazer. LUCKESI: a atividade lúdica é a ação que pode proporcionar a plenitude da experiência, por isso proporciona prazer ao ser humano. HUIZINGA: numa atividade lúdica existe algo “em jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e confere sentido à ação.

ATIVIDADE LÚDICA A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está em alguma atividade Lúdica, espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com os seus gostos e interesses.

Benefícios das Atividade Lúdicas Assimilação de valores; Aquisição de comportamentos; Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento; Aprimoramento de habilidades; Socialização.

Quanto aos tipos de atividades lúdicas existentes, são muitas, e podemos citar: Desenhar; Usar softwares educativos; Brincar; Passear; Jogar; Dramatizar; Dançar; Cantar; Construir coletivamente; Fazer teatro de fantoches, etc. Ler;

PODEMOS CONCLUIR ENTÃO QUE.... A Educação Infantil é um espaço original, onde crianças pequenas podem se desenvolver como indivíduos ativos e criadores. Sua função é promover aprendizagens significativas, por meio de atividades lúdicas, que são formas de representação através das quais se revela o mundo interior da criança. Se a instituição de Educação Infantil puder proporcionar à criança pequena um espaço com muitas atividades lúdicas (vivências), estará proporcionando melhores condições para que ela seja apta a, em diferentes circunstâncias, aprender por si mesma, conhecendo suas capacidades e limitações.

Atividade em Classe Desenvolva em aproximadamente 30 linhas o que você entendeu da aula de hoje. Obs.: Esta atividade não será entregue.