Http://www.youtube.com/watch?v=NeddkTvRWVM Profa. Luciana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Advertisements

Comissão de Assistência Social – COAS
Sistemas econômicos e sociais
Escola Econômica Clássica
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
LIBERALISMO.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Ética Profissional A ética e a moral.
Contrato como promessa Charles Fried
Enfoque Comportamental na Administração
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
DIREITOS HUMANOS 1 HISTÓRICO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Uma Ideologia Progressista
A ÉTICA MODERNA.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
O Liberalismo e os Socialismos
Sociologia
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
CIDADANIA.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
Cícero paulino dos santos costa
Questões Sociais e Pensamento da Igreja
Evolução Social do Trabalho
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ÉTICA NA ANTIGUIDADE Profª Gilvaci.
Curso Direito à Memória e à Verdade
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
As novas conquistas sociais
Liberalismo e Socialismo
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
REFORMA SANITÁRIA.
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
Socialismo.
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
UNIDADE I: Introdução; Formação Histórica; Natureza Jurídica; Conceito e Princípios Específicos do Direito do Trabalho.
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Prof° Leandro Crestani
John Locke.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
Serviço social Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Prof. Esp. Jorge Rocha Profª. Ma.Laura Santos.
A luta por participação política
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Karl Marx e o materialismo histórico
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
As bases do pensamento de Marx
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Socialismo X Comunismo
LIBERALISMO ECONÔMICO
Transcrição da apresentação:

http://www.youtube.com/watch?v=NeddkTvRWVM Profa. Luciana

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A INFLUÊNCIA DO TOMISMO E NEOTOMISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO GÊNESE TOMISMO: DOUTRINA DE SÃO TOMAZ DE AQUINO, TEÓLOGO ITALIANO, QUE FOI ADOTADA PELA IGREJA CATÓLICA. TOMISMO - SÉCULO XIII NEOTIMISMO – SÉCULO XIX Profa. Luciana

A INFLUÊNCIA DO TOMISMO E NEOTOMISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO Influência da Igreja Católica As diretrizes e os conceitos preconizados pelas Encíclicas Sociais Rerum Novarum (Leão XIII) e Ouadragesimo Anno (Pio XI), que reportavam-se ao neotomismo para fundamentar a concepção de homem e as reformas que consideravam necessárias para amenizar as desigualdades sociais e defender o capitalismo frente ao projeto social comunista. Jacques Maritain

DE QUÊ PERÍODO ESTAMOS FALANDO? Revolução Industrial – séc. XVIII A mecanização desqualificava o trabalho, o que tendia a reduzir o salário. Freqüentes paradas da produção, provocando desemprego. Fábricas destruídas em Lancaster (1769) e em Lancashire (1779). Proprietários e governo organizaram uma defesa militar para proteger as empresas. Aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.

DE QUÊ PERÍODO ESTAMOS FALANDO? 1891 – RERUM NOVARUM - Instauração de uma ordem social mais justa Igreja sentiu-se desafiada a lutar contra a opressão capitalista, em defesa dos trabalhadores; reforçam o empenho de animação cristã da vida social; surgimento de centros de estudos sociais, associações, sociedades operárias, sindicatos, cooperativas, outros; expõe a opinião da doutrina católica sobre o trabalho, sobre o direito de propriedade, sobre o direito dos fracos, sobre a dignidade dos pobres e sobre as obrigações dos ricos.

“O erro do capital na questão presente é crer que as duas classes são inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente num duelo obstinado” (Rerum Novarum, nº 11, p. 16 e 17).

TOMISMO / NEOTOMISMO O tomismo tinha a função de ir além do círculo eclesiástico e formar, não só padres, mas também magistrados, homens políticos, diretores de obras sociais. Esses progressos foram chamados de neotomismo. Cardeal Mercier recebe do Papa Leão XIII a responsabilidade pela cadeira de Filosofia Tomista na Universidade de Louvaina

NEOTOMISMO Depois de marcar por muito tempo a história filosófica do homem, o tomismo perdeu sua força e só no final do século XIX e início do século XX retornou na chamada Corrente Progressista.

Preocupação com as manifestações da questão social: A vida familiar 1924 – União Internacional de Estudos Sociais – Código de Malinas – “espécie” de catecismo – Bélgica / Mercier Preocupação com as manifestações da questão social: A vida familiar A vida cívica A vida econômica A vida internacional A vida sobrenatural

VISÃO DE HOMEM E DE MUNDO Concebe o homem como pessoa humana dotada de corpo e alma. A sociedade, além de garantir a sobrevivência física do homem, permite-lhe atender à solicitude da alma. É por ser pessoa e ter direito à dignidade que o indivíduo deve ter o mínimo de bem-estar, que não comprometa sua sobrevivência física, a ponto de destituir-lhe o direito a dedicar-se à realização na esfera a-temporal (fim último).

O Serviço Social Os primeiros assistentes sociais recusavam, como sugeria a Igreja Católica, o comunismo e o liberalismo. Os princípios do liberalismo como uma “doutrina individualista”. Acreditavam que uma das maneiras possíveis para alcançar o bem comum era o retorno aos antigos modelos associativos das corporações medievais - o princípio natural da vida associativa. Cabe ao assistente social desenvolver um trabalho com vistas à preservação da pessoa humana e não visando promoção da cidadania.

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL Duas instâncias: o indivíduo e a sociedade. Esta precisaria ser restaurada em seus ideais comunitários destruídos pelo ideário liberal e aquele deve ser elevado à condição de pessoa humana. Idealizavam um processo educativo erigido, sobretudo, a partir de dois atributos constitutivos neotomista da pessoa humana: a inteligibilidade e a liberdade.

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL Tem início uma nova “forma de assistência que indaga as causas do mal, que pede a colaboração do beneficiado e que serve tanto ao indivíduo como à coletividade [..] É o Serviço Social” (FERREIRA, F. P. 1940, p.13) Dentre as instâncias de atuação profissional, nas quais se preservam elementos constitutivos essenciais da pessoa humana, estão a família e o trabalho.

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL O cumprimento de tarefas do assistente social junto aos trabalhadores – “orientar vocações, prevenir acidentes de trabalho, melhorar as condições de vida do empregado e, ao mesmo tempo, garantir o rendimento da empresa; estabilizar as condições de trabalho, implementar medidas de proteção à saúde, etc.” deve gravitar “em torno da situação física e moral do trabalhador” (RIBERA, 1940, p.6)

O ASSISTENTE SOCIAL – a partir dos anos 30 até os anos 80. Preservação da dignidade humana/ influência do humanismo cristão; Do desenvolvimento da personalidade; Compromisso com a ordem social e com a Doutrina da Igreja Católica; Conscientização/ conciliação (classes sociais) Reeducação Moral para o bem estar social; Acreditatava-se diferenciar da filantropia, tinham um caráter técnico baseado em uma doutrina que elevava o indivíduo a condição para o seu fim último.

Sem a orientação religiosa, alerta Ferreira, a assistência social não é uma verdadeira conscientização, mas cumpre apenas uma função de analgesia, pois as “consciências continuam adormecidas para um tratamento de justiça, conforme a dignidade da pessoa humana” (Ferreira, P.L., Rev. Serviço Social, v.1, n.1, p. 28. São Paulo, 1940). “O preparo técnico não basta ao assistente social; é necessário que a ele seja aliado a uma sólida formação moral porque, quase sempre, terá o assistente social de pôr à prova seus princípios morais, quer aconselhando, quer adotando uma atitude frente a um problema moral daqueles que procura reajustar” (MALHEIROS, 1939).

“Orientada pelo neotomismo, a ética profissional opera de modo prescritivo, baseando-se em uma dicotomia entre bem e mal, que no agir profissional, só aparentemente é abastrata, uma vez que traduz os dogmas cristãos e a moral conservadora.” (BARROCO, 2001,p.96)