Prof.° MSc Sidnei R. Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal Rural
Advertisements

Água e Ciência Prof. Eloisa.
MECÂNICA DO FLUIDOS Fluidos Jacson.
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido Força do fluido Pressão Lei de Stevin
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
DENSIDADE Consideremos um corpo de massa m e volume V. A densidade (d) do corpo é definida por: d = m   V No Sistema Internacional a unidade de densidade.
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
Esforços de Massa e de Superfície
Hidrostática Prof. Luciano Mentz.
O que você deve saber sobre
HIDROSTÁTICA.
Prof. Giovani FÍSICA SEGUNDO ANO Prof. Giovani
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Antes de falarmos sobre a pressão atmosférica vamos dizer o que é pressão.Temos um botija rígida de metal contendo um gás como aquele que usamos na cozinha.
HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos.
Física Hidrostática.
HIDROSTÁTICA HIDRODINÂMICA IVAN SANTOS. HIDROSTÁTIC A É a parte da Hidráulica que estuda os líquidos em repouso, bem como as forças que podem ser aplicadas.
Hidrostática Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Conceitos Gerais e Aplicações
15.4 – Princípios de Pascal e de Arquimedes
Impulsão, Lei de Arquimedes
Variação da pressão com a atmosfera
HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos.
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
Física Mecânica – Hidrostática Ilan Rodrigues.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Hidrostática Um sólido tem forma e volume definidos;
Estática e Cinética dos Fluidos
HIDROSTÁTICA A hidrostática, estudo do equilíbrio dos fluídos, é inaugurada por Arquimedes. Diz a lenda que Hierão, rei de Siracusa, desafia Arquimedes.
Cap. 3 – Estática dos fluidos
HIDROSTÁTICA HIDROSTÁTICA hIDROSTÁTICA.
Propriedades Coligativas Professor Claudio Reinke
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Teoremas de Pascal e de Arquimedes
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)
HIDRÁULICA, IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
HIDROSTÁTICA.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio.
HIDROSTÁTICA HIDROSTÁTICA hIDROSTÁTICA.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
CURSO DE HIDROSTÁTICA Prof.: Rafael.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta.
Hidrostática 03 Teorema de Stevin Prof.: Fogaça.
Fenômenos dos Transportes
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
Gustavo Henrique Talmon Andrade Yuri Marchesini
HIDROSTÁTICA HIDRODINÂMICA Prof. Luciano.
HIDROSTÁTICA HIDRODINÂMICA.
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Elasticidade.
Tópicos Abordados Nesta Aula
By Wake Forest University (USA)
Lei de stevin e princípio de pascal
LEIS DE NEWTON FÍSICA 1.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
HIDROSTÁTICA Densidade do corpo Massa específica ou densidade absoluta
HIDROSTÁTICA Estudo dos fluidos em equilíbrio.
Curso Fenômenos de Transporte
No equilíbrio.
Aula 19 Mecânica de Fluidos I
O MOVIMENTO DE FLUIDOS IDEAIS Os fluidos ideais são:... de fluxo estacionário (laminar) - em cada ponto a velocidade (vetorial)
HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Introdução ao Fenômeno de Transporte de Fluidos
Pressão.
Transcrição da apresentação:

Prof.° MSc Sidnei R. Ferreira Estática dos Fluidos Prof.° MSc Sidnei R. Ferreira

Pressão Mecânica É a razão entre a força aplicada e a área de aplicação da mesma. P = F A A pressão é: Diretamente proporcional à força; Inversamente proporcional à área de aplicação.

Pressão Hidrostática Ph = μ . g . h h A pressão varia linearmente com: Pressão exercida por um fluido sobre pontos em seu interior. Ph = μ . g . h h A pressão varia linearmente com: massa específica do fluido; aceleração gravitacional; profundidade. Obs.:Fluido engloba líquidos e gases.

Cuidado! A pressão hidrostática não depende do volume de líquido e sim da profundidade. Como todos os recipientes acima possuem o mesmo nível do mesmo líquido então a pressão que o líquido exerce sobre o fundo do recipiente é a mesma para todos.

Pressão Atmosférica A atmosfera terrestre é composta por vários gases que exercem pressão sobre a superfície da Terra. O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) idealizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica em nível do mar.

Unidades m cm Massa específica (μ): kg/m³ Aceleração gravitacional (g): m/s² Profundidade (h): m g/cm³ kg/m³ x 10³ ÷ 10³ m cm x 100 ÷ 100

Outras unidades Patm = 1 atm = 76 cmHg = 1 x 105 N/m² Pascal (Pa) = N/m² Obs.: A pressão atmosférica diminui com a atitude.

Pressão Total ou Absoluta Pressão Atmosférica É a soma algébrica da pressão hidrostática com a pressão atmosférica local. h PT = Ph + Patm

Pontos em um mesmo nível sofrem a mesma pressão. Teorema de Stevin “A diferença de pressão entre dois pontos no interior de um líquido é diretamente proporcional ao desnível vertical entre eles, em relação à superfície livre de um líquido”. Δh ΔP = μ . g . Δh Pontos em um mesmo nível sofrem a mesma pressão.

São líquidos que não se misturam devido à natureza de suas moléculas . Líquidos Imiscíveis São líquidos que não se misturam devido à natureza de suas moléculas . óleo água mercúrio Líquidos imiscíveis, pela ação da gravidade, posicionam-se de tal forma que o mais denso ocupa sempre a posição mais inferior em relação aos menos densos.

Vasos comunicantes Quando se tem um único líquido em equilíbrio contido no recipiente, conclui-se que: a altura alcançada por esse líquido em equilíbrio, em diversos vasos comunicantes é a mesma. Qualquer que seja a forma de seção do ramo. E para todos os pontos do líquido que estão na mesma altura obtêm-se também a mesma pressão.

Tubos em U Quando dois líquidos imiscíveis são colocados num mesmo recipiente, eles se dispõem de modo que o líquido de maior densidade ocupe a parte de baixo e o de menor densidade a parte de cima . A superfície de separação entre eles é horizontal. μA . hA = μB . hB

Tubo aberto Patm Δh PG = PH + Patm PG = μ.g.h + Patm

Teorema de Pascal Uma variação de pressão num ponto no interior de um líquido homogêneo e em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos do líquido. É utilizado na prensa hidráulica.

Princípio de Arquimedes Quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, este exerce sobre o corpo uma força, denominada EMPUXO, que tem as seguintes características: 1ª Sentido oposto ao peso do corpo ; 2ª Intensidade. dada por E = PF onde PF é o peso do fluido deslocado

Empuxo (E) Quando mergulhamos um corpo em um líquido, notamos que o seu peso aparente diminui. Esse fato se deve à existência de uma força vertical de baixo para cima, exercida pelo líquido sobre o corpo, à qual damos o nome de empuxo.

Empuxo (E)

Bibliografia HALLIDAY, David / RESNICK, Robert / WALKER, Jearl . FUNDAMENTOS DE FÍSICA - VOL. 1, 8ª Ed: LTC, 2009 SEARS, Francis / YOUNG, Hugh D./ FREEDMAN, Roger A./ ZEMANSKY, Mark Waldo . FISICA 1 - VOL. 1, 12ª Ed. LTC - 2008 TIPLER, P. - Física. Vol.1a, 1b; Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro.