Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Federação Portuguesa de Atletismo
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
José Salomão Schwartzman
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Provas de Concursos Anteriores
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
CRIANÇAS ÍNDIGO: Doentes hiperativos ou precursores de um novo homem?
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Estruturas de Dados com Jogos
Estruturas de Dados com Jogos
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Aprendizado depende de:
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CHECK-LIST NR 17.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Conselhos Para Viver.
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
CARIDADE: QUEM PODE FAZER?
MEIA IDADE. MEIA IDADE Meia-idade é um estado de espírito Meia-idade é um estado de espírito. Mas, não importa que idade você tenha, saiba que você.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Transcrição da apresentação:

Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH

Tipos de TDAH Desatento Hiperativo Impulsivo Combinado

DESATENÇÃO Critérios do Diagnostic and Statistic Manual (DSM – IV) Não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido Ter dificuldade para concentrar-se em tarefas e/ou jogos Não prestar atenção ao que lhe é dito (“estar no mundo da lua”) Ter dificuldade em seguir regras e instruções e/ou não terminar o que começa Ser desorganizado com tarefas e materiais Evita atividades que exijam esforço mental prolongado Perde coisas necessárias ao dia a dia Distrai-se facilmente com coisas que não têm nada a ver com o que está fazendo Esquece compromissos e tarefas

HIPERATIVIDADE Ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado; Não parar sentado por muito tempo; Pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude (ter “bicho-carpinteiro por dentro”); Ser muito barulhento para jogar ou divertir-se; Ser muito agitado (“a mil por hora”, “um foguete”); Falar demais;

IMPULSIVIDADE Responder às perguntas antes de terem sido terminadas; Ter dificuldade de esperar a vez; Intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

Os principais fatores identificados como causa são uma suscetibilidade genética em interação direta com fatores ambientais. A herdabilidade estimada é bastante alta, pois 70% dos gêmeos idênticos de TDAH também possuem o mesmo diagnóstico. Quando um dos pais tem TDAH a chance dos filhos terem é o dobro, aumentando para oito vezes quando se trata de ambos os pais. 

Como ajudar as crianças com TDAH? Encorajar frequentemente, elogiar e ser afetuoso, para que a criança não desanime facilmente. Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas. Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas.

Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de madeira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude. Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais. Trabalhar em grupos pequenos, buscando atingir melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais.

Check list (DSM-IV)

22. Critica muito outras crianças 23. Aprende na escola ESCALA DE CONNERS (Destinada a pais e professores, visando o diagnóstico da hiperatividade, adaptada e validada no Brasil por Barbosa - 1995).  Versão para pais – ponto de corte igual a 58 nunca =0 às vezes =1 freqüentemente =2 sempre = 3 Comportamento habitual em casa 1. Desperta à noite 2. Tem medo diante de novas situações 3. Tem medo de gente 4. Tem medo de estar sozinho 5. Preocupa-se com doenças e mortes 6. Mostra-se tenso e rígido 7. Apresenta sacudidas ou espasmos musculares 8. Apresenta tremores 9. Sente dores de cabeça 10. Sente dores de estômago 11. Tem vômitos 12. Queixa-se de enfermidades e dores 13. Deixa-se levar por outras crianças 14. Desafia e intimida os demais 15. É valente (arrogante) e desrespeita seus superiores (insolente) 16. É descarado com os adultos 17. É tímido diante dos amigos 18. Teme não agradar seus amigos 19. Tem amigos 20. É malicioso com seus irmãos 21. Briga constantemente 22. Critica muito outras crianças 23. Aprende na escola 24. Gosta de ir à escola 25. Tem medo de ir à escola 26. Desobedece as normas da escola 27. Mente, culpando os demais dos seus erros 28. Realiza roubos de seus pais 29. Realiza roubos na escola 30. Rouba em lojas, em barracas e em outros lugares 31. Tem problemas com a polícia 32. Pretende fazer tudo bem feito (perfeito) 33. Necessita fazer sempre as coisas da mesma maneira 34. Tem objetivos muito altos (sonhar alto) 35. Distrai-se facilmente 36. Mostra-se nervoso e inquieto 37. Não pode ficar quieto 38. Sobe em todas as partes 39. Desperta muito cedo 40. Não fica quieto durante as refeições 41. Se começa a fazer alguma coisa, repetitivamente, é impossível parar 42. Seus atos dão a impressão de serem movidos por um motor

22. Isola-se de outras crianças 23. Parece não ser aceito pelo grupo  Versão para professores – ponto de corte igual a 62 nunca=0 às vezes=1 frequentemente=2 sempre=3 Comportamento na sala de aula 1.Constantemente se mexendo 2. Emite sons, ruídos 3. Pedidos tem que ser imediatamente atendidos 4. Coordenação motora comprometida, fraca 5. Inquieto, superativo 6. Excitável, impulsivo 7. Desatento, facilmente distraído 8. Não termina o que começa 9. Extremamente sensível 10. Extremamente sério, triste 11. Sonha acordado 12. Mal-humorado, rabugento 13. Chora com freqüência e facilidade 14. Perturba outras crianças 15. Provoca confusões 16. Humor muda drasticamente com rapidez 17. Matreiro, faz-se de esperto 18. Destrutivo 19. Furta 20. Mente 21. Explosões de raiva, comportamento imprevisível, explosivo. Participação em Grupo 22. Isola-se de outras crianças 23. Parece não ser aceito pelo grupo 24. Parece se deixar levar com facilidade 25. Não tem "espírito esportivo" 26. Parece não ter liderança 27. Não se relaciona bem com o sexo oposto 28. Não se relaciona bem com crianças do mesmo sexo 29. Provoca outras crianças ou interfere com as suas atividades Atitude em relação a autoridades 30. Submissa 31. Desafiadora 32. Atrevida 33. Tímida 34. Medrosa 35. Excessiva exigência da atenção do professor 36. Teimosa 37. Excessivamente ansiosa para agradar 38. De não cooperação. 39. Falta à aula com freqüência.

Justiça não é dar a todos a mesma coisa, mas é dar a qualquer um o que cada um precisa. Por: Renata Carvas e Maria de Lourdes Ribeiro