PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neuropsychological functioning in adolescent marijuana users: Subtle deficits detectable after a month of abstinence KRISTA LISDAHL MEDINA,1,2 KAREN L.
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Desenvolvimento do Comportamento
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
PERFIL HEMATOLÓGICO, HEMOSTÁTICO E BIOQUÍMICO DE EQÜINOS SUBMETIDOS À ADMINISTRAÇÃO ORAL DE MELOXICAM Regina de Cássia Veronezi1, Armen Thomassian2, Cynthia.
“A beleza do Trabalho” de Sônia Fernandes
Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens
APRESENTAÇÃO PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
MB751 – Modelos de previsão
Amanda Virtuoso Jacques
Sociedade, Cultura e Percepção
2. Condicionamento operante ou instrumental:
Organizações de Aprendizagem
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Ontogenia dos comportamentos de ratos desnutridos no labirinto em T
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Curso de Docência Universitária
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Plantas 1º e 3º anos Alzira Lachado.
“Processos e Organizações dos Pequenos grupos”
Disciplina: Prática Profissional II
TESTES DE HIPÓTESES Spencer Barbosa da Silva
R = Resposta = Comportamento
DESMAME VENTILATÓRIO Daniel Martins, IC cir. Cardiotorácica
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Efeitos da pentoxifilina e alfatocoferol na Isquemia Reperfusão em Tecido renal de Ratos MANOEL GÓES Maceió, 2003.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Superalimentação no período neonatal altera o consumo de alimentos palatáveis em resposta a um evento estressor agudo na vida adulta. Sheila de Castro.
Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em
Estudo do comportamento verbal
Estudos de Estabilidade
Tópicos Especiais em Processos Psicológicos Básicos
EFEITOS DA MICROINJEÇÃO DE BUSPIRONA NO NÚCLEO BASOLATERAL DA AMIGDALA SOBRE A CATATONIA INDUZIDA PELO HALOPERIDOL Monteiro, D.; Landeira-Fernandez, J.;
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
em Educação em Direitos Humanos
BARBOSA, Janira Lima (PUIC); PEDROSO, Lenemar ( Art
Desenvolvimento e Emocionalidade
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Influências genéticas e ambientais
Usando o Solver em PL Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aspectos Fisiológicos da Emoção
Pesquisas sobre o pão indicam que: 1-)100% dos consumidores de pão acabam mortos. 2-) 98,3% dos presidiários que cumprem pena por crimes violentos, são.
Vitor de Castro Gomes PUC-rio Maio 2009
As Respostas de Activity Burst e congelamento condicionadas ao contexto do rato Yossi Zana Seminário – PUC-Rio.
O PAPEL DO ANTIOXIDANTE VITAMINA E NA ANSIEDADE ASSOCIADA AO DIABETES: AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE ANIMAIS COM O DIABETES INDUZIDO POR ESTREPTOZOTOCINA.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Condições ambientais.
MSCC - Introdução Baseado no capítulo 1 do livro Performance Evalution of Computer and Communication Systems, de Jean-Yves Le Boudec (EPFL)
TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER
Regressão.
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
MOTIVAÇÃO PPB.
PESQUISA EM PSICOLOGIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Efeito do treino extensivo sobre o prejuízo na memória emocional induzida pela lesão no complexo amigdalóide Vitor de Castro Gomes PUC-rio Abril 2008.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
Plasticidade Neuronal
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Experimentação Teóricos e conceituais Sociológicos, políticos, etc. É a prática? É o espetáculo? ilustra teorias? Demonstração ou verificação dos fatos?
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Aprendizagem da matemática
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
Transcrição da apresentação:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation Enhances Fear Conditioning to Contextual, but not Discrete, Conditional Stimuli in Rats Bruno De Oliveira Galvão Rio de Janeiro Abril de 2008

1.0 Introdução: -O hipocampo, além de exercer funções essenciais nos processos de memória, também participa do controle da alimentação, (Cambraia, 2004; Davidson & Jarrard, 1993) motivação para consumo de alimentos e aprendizagem contextual (Kim & Fanzelow, 1992; Phillips & Ledoux, 1992) -O controle da ingestão de alimento depende da habilidade dos animais em codificar e representar na memória, uma variedade de informações sobre suas experiências com os alimentos (Cambraia RP, 2004; Tracy AL, Leonard EJ, Davidson TL).

2.0 Sujeitos: - 32 ratos adultos machos ( g) do biotério da Universidade da Califórnia, LA. Todo o procedimento foi feito durante o ciclo de luz. - Os ratos normalmente são mantidos em condições de temperatura, luz, umidade controlada, água e comida ad libitum. 3.0 Aparato: - Uma primeira caixa de skinner utilizada tanto para condicionamento de medo ao som, quanto para condicionado de medo ao contexto e seu teste. - Uma segunda caixa de skinner utilizada para testar o medo condicionado ao som.

4.0 Hipótese: - Os autores propõem que a privação de água acelera o condicionamento contextual de medo modulando o ritmo teta e o potencial de longa duração, fazendo com que ratos privados tenham um processamento superior e uma codificação melhor do estímulo. -Caso a privação resulte no aumento seletivo do condicionamento de medo ao contexto, sugere-se que o efeito da privação possa estar mediado pelo hipocampo, através de um processo dependente. -Caso a privação de água resultar num efeito em ambos os modelos isto seria um indicativo de um efeito mais amplo, geral desta privação no aprendizado e memória.

5.1 Procedimento: - Antes do condicionamento, um grupo de ratos (privados n=16) foi posto numa dieta restrita consistindo de 1h de acesso/água por dia num período de 3 dias. -Um segundo grupo (não privados n=16) permaneceu com água ad libitum. -Os dois grupos foram manipulados diariamente durante o período da dieta.

5.2 Procedimento: -3 min após serem postos na primeira caixa de skinner um primeiro grupo de animais (privados e não privados) foi submetido a 1 choque (1s, 0.5mA) + 1 som (64s, 76dB, 2KHz) pareados. -3 min após serem postos na primeira caixa de skinner um segundo grupo de animais (privados e não privados) foi submetido a 3 choques (1s, 0.5mA) + 3 sons (64s, 76dB, 2KHz pareados, com intervalos de 94s entre choques. -30s após o choque final os dois grupos de ratos retornaram para suas gaiolas habitat e receberam água e comida ad libitum.

5.3 Procedimento: -24hs após o condicionamento ao som, os dois grupos de ratos foram postos na segunda caixa de skinner. 3 min após serem postos na caixa receberam um som idêntico ao utilizado durante o condicionamento. -24hs após o teste de medo condicionado ao som, os ratos retornaram a primeira caixa para testar o medo condicionado ao contexto. -Os comportamentos de congelamento ao som foram quantificado durante a manifestação de cada som (64s), enquanto ao contexto foram quantificados por 8 min.

Porcentagem de congelamento dos ratos privados e não privados com medo condicionado ao som Porcentagem de congelamento dos ratos privados e não privados com medo condicionado ao contexto 6.1 Resultados:

Porcentagem de congelamento ao contexto de ratos privados e não privados recebendo 3 choques no dia do condicionamento Porcentagem de congelamento ao som de ratos privados e não privados recebendo 3 choques no dia do condicionamento 6.2 Resultados:

7.1 Conclusão: -Os dados apresentados revelam que a privação aumenta o condicionamento de medo ao contexto mas não ao som. -Verificou-se que a privação não modulou a força de associação dos estímulos (EC, contexto e som;EI, choque) presumivelmente formados na amígdala. -Os resultados mostraram evidências do papel direto do hipocampo no aumento do medo ao contexto via privação de água.

Obrigado