Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista de Comércio Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Menu inicial Pauta da apresentação O papel das entidades empresariais na promoção do desenvolvimento local Plano Brasil Maior (PBM) Estrutura, Objetivo e participação das entidades empresariais Bloco 05 – Comércio, Serviços e Serviços Logísticos Conselho de Comércio do PBM Algumas medidas: Atlas e Simbracs 2013
Menu inicial O papel das entidades empresariais na promoção do desenvolvimento local A elaboração de políticas focadas no aspecto territorial (federal, estadual e municipal), sem perder de vista o mercado global. Identificação, reconhecimento e valorização dos ativos locais; aproveitamento e desenvolvimento das potencialidades, das vocações, das oportunidades, das vantagens comparativas e competitivas de cada região. Desenvolvimento includente e sustentável. Demandas setoriais de interesses comuns. Protagonismo das entidades empresariais: busca por melhores condições no ambiente econômico, político, legal e regulatório. Aumento da capacidade competitiva e de inovação dos associados – vitais para o crescimento e desenvolvimento econômico, bem como para a geração de empregos. O desenvolvimento exige cooperação.
Menu inicial Parceria nas relações entre Governo, Mercado e Sociedade Desenvolvimento Local Crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Entidades Empresariais Interesses comuns de seus associados Sociedade Participação social Instituições Governamentais Entregas do Estado (Políticas Públicas) às demandas da sociedade civil
Menu inicial Plano Brasil Maior /2014 Inovar para competir. Competir para crescer Política industrial, tecnológica e de comércio exterior ( ). Objetivo: mobilizar as forças produtivas para inovar, competir e crescer, propiciando desenvolvimento inclusivo e sustentável. Ineditismo: Comércio e Serviços são abarcados. Dimensões: setorial e sistêmica. Nível de articulação e formulação: Comitês Executivos e Conselhos de Competitividade Contexto atual e desafios
Menu inicial Gestão/ Governança do PBM
Menu inicial Conselhos de Competitividade - PBM Participação das entidades Competências: auxiliar na formulação de políticas públicas (agenda estratégica para o setor). 19 Conselhos no total no PBM Conselho de Competitividade do Comércio, Serviços e Serviços Logísticos – Bloco 05 Coordenação da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS/MDIC) Composição do Conselho de Comércio: 20 membros Agenda Estratégica e Plano de Trabalho
Menu inicial Membros participantes Conselho de Competitividade – COMÉRCIO REPRESENTANTES DO SETOR PRIVADO: ABAD, ABEVD, ABF, ABRAEL, ABRAFARMA, ABRAS, ABRASEL, ALSHOP, ANAMACO, ABRASCE, CNC, CNDL, CACB, Câmara E-Net, FENABRAVE, IDEC e IDV REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES: Força Sindical, NCST e UGT GOVERNO: Apex-Brasil, Anvisa, BNDES, BB, MEC, MMA, Sebrae, etc.
Menu inicial Agenda Estratégica - Comércio Alguns objetivos e medidas OBJETIVOMEDIDAS 1.Criar referenciais de informações Atlas Nacional de Comércio e Serviços 2. Ampliar os canais de articulação e diálogo entre os setores público, privado e trabalhadores Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - SIMBRACS É fundamental a participação do setor privado, pelas entidades, para a formulação e implementação dessas medidas!
Menu inicial Registros do SIMBRACS 2012 Dados de 2012:. 2 dias de evento. Parceria com: Sebrae, Apex- Brasil, ABDI, INPI, Inmetro, BB, BNDES, Caixa, Correios e Senac participantes. Presença de autoridades. Setor público, privado e trabalhadores. 88% de satisfação dos presentes. 68% dos presentes voltarão com certeza. Mais de 30 painéis e reuniões. Temas como: - Etiqueta Inteligente - Segmentos Emergentes - Perspectivas para o Comércio - Inovação - Consumidor e - Desenvolvimento do País etc.
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