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Transcrição da apresentação:

Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista de Comércio Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Menu inicial Pauta da apresentação  O papel das entidades empresariais na promoção do desenvolvimento local  Plano Brasil Maior (PBM)  Estrutura, Objetivo e participação das entidades empresariais  Bloco 05 – Comércio, Serviços e Serviços Logísticos  Conselho de Comércio do PBM  Algumas medidas: Atlas e Simbracs 2013

Menu inicial O papel das entidades empresariais na promoção do desenvolvimento local  A elaboração de políticas focadas no aspecto territorial (federal, estadual e municipal), sem perder de vista o mercado global.  Identificação, reconhecimento e valorização dos ativos locais; aproveitamento e desenvolvimento das potencialidades, das vocações, das oportunidades, das vantagens comparativas e competitivas de cada região.  Desenvolvimento includente e sustentável.  Demandas setoriais de interesses comuns.  Protagonismo das entidades empresariais: busca por melhores condições no ambiente econômico, político, legal e regulatório.  Aumento da capacidade competitiva e de inovação dos associados – vitais para o crescimento e desenvolvimento econômico, bem como para a geração de empregos.  O desenvolvimento exige cooperação.

Menu inicial Parceria nas relações entre Governo, Mercado e Sociedade Desenvolvimento Local Crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Entidades Empresariais Interesses comuns de seus associados Sociedade Participação social Instituições Governamentais Entregas do Estado (Políticas Públicas) às demandas da sociedade civil

Menu inicial Plano Brasil Maior /2014 Inovar para competir. Competir para crescer  Política industrial, tecnológica e de comércio exterior ( ).  Objetivo: mobilizar as forças produtivas para inovar, competir e crescer, propiciando desenvolvimento inclusivo e sustentável.  Ineditismo: Comércio e Serviços são abarcados.  Dimensões: setorial e sistêmica.  Nível de articulação e formulação: Comitês Executivos e Conselhos de Competitividade  Contexto atual e desafios

Menu inicial Gestão/ Governança do PBM

Menu inicial Conselhos de Competitividade - PBM  Participação das entidades  Competências: auxiliar na formulação de políticas públicas (agenda estratégica para o setor).  19 Conselhos no total no PBM  Conselho de Competitividade do Comércio, Serviços e Serviços Logísticos – Bloco 05  Coordenação da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS/MDIC)  Composição do Conselho de Comércio: 20 membros  Agenda Estratégica e Plano de Trabalho

Menu inicial Membros participantes Conselho de Competitividade – COMÉRCIO REPRESENTANTES DO SETOR PRIVADO: ABAD, ABEVD, ABF, ABRAEL, ABRAFARMA, ABRAS, ABRASEL, ALSHOP, ANAMACO, ABRASCE, CNC, CNDL, CACB, Câmara E-Net, FENABRAVE, IDEC e IDV REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES: Força Sindical, NCST e UGT GOVERNO: Apex-Brasil, Anvisa, BNDES, BB, MEC, MMA, Sebrae, etc.

Menu inicial Agenda Estratégica - Comércio Alguns objetivos e medidas OBJETIVOMEDIDAS 1.Criar referenciais de informações Atlas Nacional de Comércio e Serviços 2. Ampliar os canais de articulação e diálogo entre os setores público, privado e trabalhadores Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - SIMBRACS É fundamental a participação do setor privado, pelas entidades, para a formulação e implementação dessas medidas!

Menu inicial Registros do SIMBRACS 2012 Dados de 2012:. 2 dias de evento. Parceria com: Sebrae, Apex- Brasil, ABDI, INPI, Inmetro, BB, BNDES, Caixa, Correios e Senac participantes. Presença de autoridades. Setor público, privado e trabalhadores. 88% de satisfação dos presentes. 68% dos presentes voltarão com certeza. Mais de 30 painéis e reuniões. Temas como: - Etiqueta Inteligente - Segmentos Emergentes - Perspectivas para o Comércio - Inovação - Consumidor e - Desenvolvimento do País etc.

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