Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
Rational Unified Process
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Propriedade Industrial e Meio Ambiente: As Patentes Verdes
Acompanhamento e atendimento ao cliente
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
Apresentação do Projeto
Apresentação à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Jorge Avila 27/06/2012.
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
GERENCIAMENTO DE REDES
Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Setor de Propriedade Intelectual T OPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS ©Maria Brasil.
Questionário de Avaliação Institucional
Propriedade Intelectual
Questões sobre quatro quadrados
Inovação em saúde e promoção da saúde
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – outubro/2005
Prêmios Santander Universidades
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
PLENÁRIA FINAL.
Empreendedorismo – Unidade 1
Gestão da Tecnologia e Inovação Profa. Ms. Marinete A. Martins
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Salas de Matemática.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
0 Grandes verdades sobre o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento.
Como fazer busca de informação tecnológica. 2 Informações contidas no documento: Título da invenção Estado da técnica Campo de aplicação Desenhos Descrição.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO
Metodologia Científica
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Pág 1, 2, 3, 4, 5, 6 ok.
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
O Pesquisar Gustavo Porfírio.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Qualidade de Software Aula 4
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO E ONDE PESQUISAR ARTIGOS E PATENTES Renato Turchet Setembro/2005
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
RRenato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
Transcrição da apresentação:

Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012

2 O que é PIBITI? O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Anexo VI da RN 17/ CNPq

3 Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – DTI Todo processo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico deve buscar ou ter como resultado, ALGO NOVO: Produto Novo Processo Novo Onde há Pesquisa há Risco. Onde há Risco, há sucesso e insucesso.

Novos de Sucesso 4

5

6

7

8

9

Criação

11 O Sucesso, pode e deve ser protegido O sucesso ou o resultado de uma Pesquisa DTI, são passíveis de proteção dos direitos relativos a Propriedade Intelectual, desde que apresentem: Novidade Atividade Inventiva Aplicação Industrial Foco no Mercado

Novidade Entende-se por novidade o invento não compreendido no estado da técnica, ou seja, não estar acessível ao público ou disponível para utilização, antes do depósito do pedido de patente. 12

Novidade 13

Atividade Inventiva A atividade inventiva é verificada sempre que, para um técnico no assunto - não um especialista -, não decorra de maneira evidente ou óbvia do estado da técnica. 14

Aplicação Industrial Por sua vez, o invento patenteável deve ser suscetível de aplicação industrial, de produção, de reprodutibilidade e de comercialização. 15

Foco no Mercado Os resultados de uma pesquisa DTI devem visar a sua colocação no mercado, contribuindo dessa forma para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas e para a promoção do bem estar da sociedade. 16

17 Da Idéia à Inovação, um longo caminho... Idéia: é uma relação ou uma função do NÃO com o QUE BOM SERIA SE... Qual é o estado da técnica hoje? ( Pesquisas, buscas, estudo investigativo ) Como posso resolver esse problema de uma forma diferente? ( mais fácil, rápido, leve, econômico,..)

18... Pesquisas, Testes, Pesquisas, Mais Testes,... Quando você encontrar algo, alguma coisa ou até mesmo NADA, pode ter certeza que você está próximo do Resultado da Pesquisa. Hipótese 1: O que você tem em suas mãos pode ser uma INVENÇÃO. Hipótese 2: NADA!

De volta aos casos de Sucesso.... Depois de tudo o que você passou não vai por tudo a perder né? Pois então, o próximo passo é proteger a sua INVENÇÃO. Como? Art. 2º da Lei 9279/1996 “ A proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País, efetua-se mediante: patentes e registros...”

Proteção da Invenção A proteção da invenção pode ser feita através de depósito de pedido de patente ou de registros marca, software, desenhos industriais, novas cultivares entre outras. Tais procedimentos são regulados pela Lei 9279/1996 e conferem ao inventor o direito temporário de exploração comercial. 20

Como devo proceder? A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual - AGIPI, através de seu Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, oferece todas as orientações e presta todo serviço necessário para a proteção dos direitos relativos à Propriedade Intelectual de alunos, professores e servidores da UEPG. 21

22 Diferença entre Invenção e Inovação Invenção: Concepção de uma nova idéia ou novos conhecimentos sobre produtos e processos. Não é necessariamente incorporada ao processo produtivo. Sua comercialização depende da relação entre o custo de produção, os investimentos anteriores a serem substituídos e o mercado a ser atendido. Inovação: Incorporação dos novos conhecimentos à atividade produtiva.

23 Da Invenção à Inovação

24 Da Invenção a Inovação Produto Ano da Invenção Inovação Tempo Decorrido Lâmpada Rádio Zíper Nylon Xerografia Transistor Fonte: INPI

25 O meu Orientador disse que eu tenho que ter Produção Científica! A Produção Científica de um pesquisador é comprovada através da publicação de artigos, papers, livros, capítulos de livros, patentes depositadas, registro de software, desenho industrial, novas cultivares,.... Se o resultado de sua pesquisa for um produto ou processo inovador, você poderá ganhar em dobro. Sendo assim você deposita sua Patente e depois publica seu Artigo. É o famoso pesquise 1 e ganhe 2.

Links relacionados – Propriedade Industrial – Políticas Públicas – Inovação – Editais – Programas, CL, C&T,...

Sucesso! Adm. MsC. Angelo Luiz Maurios Legat Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia / Agipi