Grupo 08D Atividade J04 Elene Maciel Gabriel Lira Gustavo Magalhães

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Transcrição da apresentação:

Grupo 08D Atividade J04 Elene Maciel Gabriel Lira Gustavo Magalhães Márcia Ferreira

Histórico Os Correios têm sua origem em 1663 e constituem uma empresa pública que promove serviços postais e financeiros, de modo a contribuir para um fluxo de comunicação cada vez mais complexo e dinâmico entre as diferentes organizações. Período Colonial O início dos serviços postais no Brasil Colônia vinculam-se ao correio de Portugal e à sua atuação no território brasileiro. 1663 - Data inicial da instituição da atividade postal regular no País. 1798 – Estabelecimento dos Correios Marítimos. 1801 – Criação do serviço de Caixas Postais e do serviço de Registrados para o interior.

Histórico Período da Regência Joanina e Reino Unido Período Imperial Elaboração, em 1808, do primeiro Regulamento Postal do Brasil e a emissão de novos decretos criando os Correios Interiores. 1812 – Transmissão do Aviso que fixava portes e determinava a nomeação de agentes de Correios no País. Período Imperial Reformas postais: Unificação de todas as linhas postais então existentes numa administração geral; lançamento dos primeiros selos postais; criação do quadro de carteiros, de caixas de coleta e de postais, e a distribuição domiciliária de correspondência na Corte e nas províncias; Serviço telegráfico e adesão aos organismos internacionais de telecomunicações recém-criados.

Histórico Período Republicano Conforme os Correios (2011) descrevem, essa época se caracterizou por: “A aquisição de novas máquinas, ampliação da área de ação interna e externa, a evolução dos transportes e a implantação do Correio Aéreo marcaram esse período de notório desenvolvimento dos Correios, que puderam expandir seus serviços às populações de todas as regiões do País, contribuindo enormemente para a integração nacional.” 1889 Surgimento do primeiro Museu Postal Brasileiro 1929 Utilização de um dirigível que sobrevoava regularmente os céus do Brasil transportando, entregando e recebendo correspondências. 1900 Início do serviço de Encomendas Internacionais (Colis Postaux)

Histórico Períodos do DCT e ECT Em 1931, foi formado o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), que, em conjunto com o Correio Aéreo Nacional, tornou-se responsável pelo serviço postal brasileiro. Em 1969, sob a necessidade de se modernizar os processos postais, foi concebida a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Já na década de 80, a empresa se destacava entre as mais produtivas do setor público brasileiro, por meio de mecanismos como SEDEX, serviço de atendimento ao usuário e programas de Qualidade Total. Atualmente: Entre processos tradicionais e inovadores, os Correios fornecem serviços eletrônicos, possuem parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dirigem o Banco Postal.

Institucional O serviço postal disponibilizado pela ECT hoje é dividido em dois segmentos: Segmento de Cartas, caracterizado como um serviço de monopólio, onde a ECT evidencia-se como a única empresa que realiza entregas de cartas e telegramas no Brasil; Segmento de SEDEX, no qual existe a concorrência com outras empresas particulares do setor de entregas expressas.

Para atender ao Segmento de Cartas, em nível nacional, os Correios dispõem de12.424 agências espalhadas por 5.561 municípios em todo o país. Através de sua rede de agências, os Correios prestam serviços aos seus clientes, proporcionando-lhes o acesso ao atendimento postal e a outros serviços que lhes tragam benefícios e conveniência. Oferecem também a prestação de serviços, a comercialização de selos e produtos do portfólio completo das Agências de Correios.

Compondo a rede logística de distribuição, conta também com 54 Compondo a rede logística de distribuição, conta também com 54.113 carteiros, 4.087 veículos leves, 396 veículos pesados, 13.506 motocicletas e 22.424 bicicletas.

Fluxo de Objetos Prazo: D +3 dias úteis Postagem Movimentação Entrega Prazo: D +3 dias úteis Auxiliam na execução dessas tarefas: modais rodoviário e aeroviário, carteiros Armazenagem dos objetos: Feita em caixas de destino, em caixetas de plástico, em containers e em pallets aeronáuticos

Feita em agências dos correios e em caixas de coleta; Postagem Feita em agências dos correios e em caixas de coleta; Primeira triagem dos objetos manualmente ou com máquinas manipuladoras, dividindo as cartas, em quatro blocos: Própria cidade; Próprio estado; Outros estados (tipo A); Outros estados (tipo B).

Cartas são direcionadas ao CTC Regional; Movimentação Cartas são direcionadas ao CTC Regional; Nova triagem feita por máquinas com o uso de OCR ou código de barras, separando as correspondências que serão destinadas a CTC’s Nacionais ou a CDD’s.

Movimentação entre os Centros: CTC’s Nacionais: consolidação dos objetos de agências, CTC’s Regionais e outros CTC’s Nacionais; Nova triagem feita por máquinas: desconsolidação, feita em duas fases: Exportação e Importação; Movimentação entre os Centros: Via modal rodoviário (distância até 1000 km); Via modal aeroviário (distância superior a 1000 km); Veículos leves. CTC’s responsáveis pela logística reversa dos utilizadores de transporte (caixetas e containers).

Movimentação

Carteiros realizam triagem manual, que ocorre em duas etapas: Entrega CDD’s: chegada de cartas no início da manhã (toda carga deve ser entregue no mesmo dia); Carteiros realizam triagem manual, que ocorre em duas etapas: Divisão por distritos ou grandes clientes; Divisão por logradouro; Processo realizado em tempo máximo de 480 min.

de coleta nas ruas, carimbadas e encaminhadas ao CTC. Entrega Caixeta de cada distrito: separadas por logradouro, ordenadas por número e por tipo de percorrida para entrega. Finalmente deve ser feito registro das correspondências entregues; Cartas que não pertencem a nenhum dos distritos locais são separadas e enviadas ao CTC Regional para nova triagem. Recolhimento de cartas nas caixas de coleta nas ruas, carimbadas e encaminhadas ao CTC.

UNIDADES DE TRATAMENTO CAPTAÇÃO TRATAMENTO DISTRI- BUIÇÃO LTU * AGÊNCIA UNIDADES DE ATENDIMENTO INTERNET PVP PC CC Coleta Direta ORIGEM CTC CTE CTCE TECA TRANS- PORTE DESTINO UNIDADES DE TRATAMENTO CEE CDD UNIDADES DE DISTRIBUIÇÃO Entrega ao Cliente Legenda CTE Centro de Tratamento de Encomendas Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas Centro de Entrega de Encomendas CTCE CEE LTU Linha de Transporte Urbano TECA Terminal de Cargas CTC Centro de Tratamento de Cartas CDD Centro de Distrib.Domiciliária Posto de Correio PC CC Caixa de Coleta PVP Posto de Vendas de Produtos 17

Correio Digital Correio Eletrônico Canal Internet Correio Híbrido – Fluxo postal ECT Correio Físico – Fluxo Postal ECT Correio Eletrônico – ECT REMETENTE Correio Eletrônico DESTINATÁRIO RECEBIMENTO TRATAMENTO TRANSPORTE TRATAMENTO ENTREGA Provedor Provedor Estação Internet Estação Servidor Híbrido Servidor Híbrido CTME IMPRESSÃO DIGITALIZAÇÃO Agência CTCE CTCE CDD Integridade, Rastreamento, Confirmação de Entrega, Certificação, etc. Rastreamento, Confirmação de postagem, Confirmação de Entrega, etc. Confirmação de postagem? Confirmação de Entrega? Rastreamento? 18

Telegrama Cada centro de distribuição domiciliária conta com um departamento de telegramas,que dispõe de dois carteiros que realizam as entregas de moto. Caso não se consiga realizar a entrega, por motivos diversos como ausência do destinatário, o telegrama fica disponibilizado para retirada no CDD por um prazo determinado. Os remetentes podem solicitar um telegrama de aviso, que atesta se o seu envio chegou ao destinatário ou não. Há ainda a possibilidade de se verificar o status do telegrama através da Internet, bem como consultar os históricos das operações, que ficam arquivados no CDD por até quatro meses. 19

Informações Adicionais A ECT introduziu recentemente um sistema de envio de cartas pela internet, pelo qual o remetente envia a mensagem por via eletrônica e a ECT a imprime e encaminha para o destinatário em forma de papel. Esse novo sistema permite o corte de custos com alguns processos logísticos. Apesar de resolver alguns problemas gerados pela grande quantidade de fluxo na etapa de movimentação, esse sistema não resolve a questão da sobrecarga do corpo de trabalho dos Correios, que continua a sofrer com problemas de atraso e erros diversos. Um problema marcante é o absenteísmo, que desencadeia uma série de falhas por sobrecarga, e acontece principalmente por conta do grande volume de serviços a serem prestados em um curto espaço de tempo. A solução encontrada foi acrescentar um dia a mais no prazo de entrega das cartas, após pesquisa demonstrando que o cliente somente se importava com a exatidão da hora que a correspondência chegava, e não tanto com o dia.

Considerações Finais Como observado, o sistema de movimentação e distribuição dos Correios é bastante complexo e continuamente inovado pelos seus gestores. Dentre as características marcantes desse negócio, aparecem a variedade de tipos modais (ferroviário, rodoviário, aeroviário e rodoviário), a descentralização dos processos (por meio dos vários centros de recepção e encaminhamento das encomendas, espalhados pelo país) e as formas de serviço disponibilizadas aos consumidores para que estes as escolham conforme suas prioridades. E, não obstante as inovações desenvolvidas desde sua criação, considera-se que a empresa ainda carece de melhorias em seu funcionamento. Os processos de circulação dos produtos poderiam ser mais enxutos, de modo a tornar o atendimento mais fluido e eficiente.