O DRAMA DO PEDESTRE O que fazer para torná-lo feliz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança nos Trilhos e Travessia de Pedestres
Advertisements

Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
APRESENTAÇÕES: REVITALIZAÇÃO DO VALONGUINHO COM INDICAÇÃO DE PASSARELAS E ELEVADOR PARA O INSTITUTO BIOMÉDICO PROJETO DE APROVEITAMENTO DA CAIXA D’ÁGUA.
Corrida de Orientação Pós graduação FMU, São Paulo, Agosto de 2009
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
Os cidadãos e o trânsito
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Os dados sobre percepção no trânsito, apresentados a seguir, resultam de um levantamento de natureza qualitativa, realizado com uma amostra não-aleatória.
Procedimentos de Segurança
Prevenção Rodoviária.
A crise De 1998 a 2005, houve queda nas capitais brasileiras da quantidade de passageiros transportados nos Sistemas de Transporte Público de Passageiros.
Transporte Público Urbano
Transporte e Desenvolvimento Urbano:
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
ACIDENTES DE TRÂNSITO. ACIDENTES DE TRÂNSITO TRÂNSITO NO BRASIL 160 MIL KM DE RODOVIAS; 1,5 MILHÕES DE ESTRADAS; 2,3 MILHÕES DE KM DE RUAS; 35 MILHÕES.
A influência da tecnologia no sedentarismo
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Aeroporto Congonhas.
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Por que os acidentes acontecem?
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar
III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio.
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Curso: Técnica administrativa Trabalho elaborado por: Paula Alexandre
IMPLANTAÇÃO DE PROJETO PILOTO
Após 2 a Guerra Mundial mulher TAMBÉM passou a ser consumidora A mudança de foco da Indústria Automobilística com relação ao automóvel.
MARIA SUELI M. NOGUEIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA –
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
CONSTRUÇÃO DE PASSARELAS URANIZAÇÃO DO ENTORNO DO
Acidentes de Transporte na região metropolitana de São Paulo
Matéria: Engenharia de tráfego Professor: Romário
SEMANA GLOBAL ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU
Qualidade e Estilo de Vida
Direção defensiva Cinto de segurança.
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Pedestres e condutores de veículos não motorizados
Clica para continuar.
CRONOTACÓGRAFO: INSTRUMENTO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
ATRAVESSANDO SEGURAMENTE NA FAIXA DE PEDESTRES
Professor: Jeferson A. Gottardi
INDICADORES GERENCIAIS PRÓ-ATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE UTILIZAÇÃO NOS VEÍCULOS DO GRUPO CEEE João Carlos Lindau Roberto de.
Poluição sonora em centros urbanos
ACIDENTES DO TRABALHO.
Sistema Viário.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Palmas, TO 29 de novembro 2013 P ALMAS – T OCANTINS P LANEJAMENTO 2014 Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10.
CURITIBA – PR. COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ENGENHARIA.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
RP e Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas em uma localidade.
PLANO DIRETOR – ILHA SOLTEIRA
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
MINISTÉRIO DAS CIDADES
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
Disciplina Tecnologia dos Transportes Componentes das vias urbanas.
Escola Municipal Monteiro Lobato
Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Transcrição da apresentação:

O DRAMA DO PEDESTRE O que fazer para torná-lo feliz

CONCEITOS BÁSICOS SOMOS PEDESTRES ESTAMOS PASSAGEIROS E CONDUTORES VEÍCULO X PEDESTRE REGRAS PARA OS MAIS FRÁGEIS CONTINUIDADE E CAPACIDADE DA VIA TRÂNSITO SEGURO PARA TODOS DIREITO DE IR E VIR

DIVISÃO MODAL URBANA 1996 A Pé Coletivo Automóvel SP (Met.) Alemanha Canadá EUA9384 França301254

TRANSPORTE E TRÂNSITO O OBJETIVO DO TRANSPORTE O TRÂNSITO E A MOBILIDADE A URBANIZAÇÃO E A ACESSIBILIDADE A SEGURANÇA E O CONFORTO AS EXTERNALIDADES

POPULAÇÃO E FROTA ANO França59341,7 Alemanha82511,6 Japão127791,6 Brasil170325,3 EUA ,3 Habitantes Veículos Hab/Veíc milhõesunidades

POPULAÇÃO E FROTA Ano 2.000

Por Por Veículoshabitantes Alemanha1,59,1 Brasil9,417,6 EUA1,915,2 França2,413,6 Japão1,38,2 MORTES EM ACIDENTES DE TRÂNSITO Ano 2000

MORTES POR ATROPELAMENTO / Veíc. / hab S. Paulo1,88,7 Rio4,813,4 Brasília2,18,1 Salvador5,79,4 Fortaleza7,512,5

MORTES POR ATROPELAMENTO ANO 1.998

MORTES POR ATROPELAMENTO ANO Por hab

VELOCIDADE DISTÂNCIA DE PARADA

CURVA DE ASHTON

VELOCIDADE X SOBREVIVÊNCIA

DISTÂNCIA DE VISIBILIDADE 96 KM/H –PARADA A 80 METROS

PASSARELAS TOPOGRAFIA E PAISAGEM LOCALIZAÇÃO RAMPAS, ESCADAS E ELEVADORES ILUMINAÇÃO COBERTURA SEGURANÇA EXPLORAÇÃO COMERCIAL

O QUE O PEDESTRE QUER Mais Menos O QUE O PEDESTRE QUER Mais Menos ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE BANHEIROS BANHEIROS FLUIDEZ FLUIDEZ CONFORTO CONFORTO ESPORTE ESPORTE SOCIALIZAÇÃO SOCIALIZAÇÃO ESPAÇO ESPAÇO TENSÃO ATROPELAMENTO BANDITISMO BURACOS SUJEIRA ESCURIDÃO POLUIÇÃO

CAMINHADA BRUSCA 30 MINUTOS POR DIA DOENÇA REDUÇÃO CORAÇÃO-50% DIABETE-50% OBESIDADE-50% HIPERTENSÃO-30% TAMBÉM: MENOS DERRAME, OSTEOPOROSE DEPRESSÃO E CERTOS TIPOS DE CÂNCER

NOVA MODALIDADE DE ANDAR A PÉ

O NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO PROPOSTAS DA ABRASPE NÍVEIS DE MULTAS DIFERENCIADOS LIMITES DE VELOCIDADE CARACTERIZAÇÃO DAS VIAS URBANAS ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO DE PEDESTRES

Galipeão ? Pedestre deve respeitar a sinalização e não atravessar a rua como se fosse um galináceo Pedestre deve respeitar a sinalização e não atravessar a rua como se fosse um galináceo