Luciano de Ramos Fávere Robson Vieira Mário Cesar Bertoncini COMISSÃO DE ESTUDOS DE DIREITO DESPORTIVO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
Advertisements

Plano de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro
DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
Direito Constitucional
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - AULA II
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
DA PROPRIEDADE RESOLÚVEL AULA 16 – TEMA PÁG.95/98
DA PROPRIEDADE: NOÇÕES GERAIS
© Direitos Autorais reservados a P INHEIRO N ETO ADVOGADOS P INHEIRO N ETO A DVOGADOS 1 A Natureza Jurídica das Ligas e o Calendário do Futebol Brasileiro.
Direito Desportivo, novos rumos legais 29/03/05 OAB/SP – Comissão de Direito Desportivo IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.
Transferência Nacional de Atletas
IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
Direito de Autor DCV 0551 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professora Titular Silmara Juny de Abreu Chinellato.
Esta apresentação é uma contribuição da ABAP/PE e poderá ser utilizada em outros mercados como referência Alertamos ao fato de que cada município possui.
Atualizado em 23/02/2011 – Sujeito a alterações. Liga de Ouro A Liga de Ouro Brasil de Corridas de Rua, circuito de oito provas organizadas e/ou realizadas.
Ciclo Presupuestario, Recursos suficientes y Control Ciudadano Os desafios para o financiamento de uma educação de qualidade José Marcelino de Rezende.
Histórico A Federação Catarinense de Atletismo (FCA) atua há 33 anos na gestão do esporte, organizando eventos e competições, especialmente no atletismo.
COPA FUTEBOL SUÍÇO 2009 Regulamento
Dúvidas mais Frequentes dos Associados Sinduscon
LIMITES DOS DIREITOS DE AUTOR E DA PROPRIEDADE
ADVOGADO EMPREGADO ARTS. 18,19,20 E 21 EAOAB.
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Seminário ASEP/RJ Receitas Alternativas, Complementares, Acessórias ou de Projetos Associados Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2004.

LEI GERAL – COPA 2014 MINISTÉRIO DO ESPORTE TEMAS CENTRAIS MINISTÉRIO DO ESPORTE TEMAS CENTRAIS.
Legislação do esporte no Brasil - Anos 1930 e 1940
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
A Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, disciplina o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - GEFIN GT DÍVIDA PÚBLICA MARÇO DE 2011.
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
Processo Legislativo Sumário
Estatuto da OAB Aula 11.
Palestrante: Narciso Orlandi Neto
Mar.2011 Normas-Padrão Implementação dos ajustes Lei /10 - Artigo 19.
4º Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador CEIME 2011
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador
Aula 04 – Prof. Rafael Mafei
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
SISTEMA SINDICAL RURAL NACIONAL  O Sistema Sindical Rural é a voz e a força do produtor rural. Sendo o sistema composto por Sindicatos Rurais Municipais,
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
Apresentação de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária para PLOA/2014 ASPECTOS GERAIS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira / CD Consultoria.
BOLETIM INFORMATIVO II CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VOLEIBOL MASCULINO ( BASE PARA CONVOCAÇÃO DOS ATLETAS PARA UNIVERSÍADE)
FÉRIAS.
Administração de Recursos Humanos II
Da Remuneração de Dirigentes. Redação atual Art. 23 – A Congregação (...) não remunera os membros da Diretoria, Conselheiros e suas associadas no exercício.
1 Diferentes modelos de regulação da radiodifusão  Estados Unidos  Grã-Bretanha  Brasil Políticas de Comunicação Jornalismo – PUC Campinas.
A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6 A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07, possibilita a: Pessoa Jurídica.
O Papel do DETRAN nos serviços de Mototaxi e Motofrete
PROPRIEDADE.
Tabela de honorários do Engenheiro Florestal. Das Disposições Gerais 1. As remunerações constantes desta tabela são consideradas como HONORÁRIOS MÍNIMOS.
Legislação Trabalhista – Parte II
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Direito de Propriedade
Estatuto da OAB Aula 14.
Aula 04 – Direitos Reais Propriedade: 
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
Principais Pontos de Rejeição de Contas Alessandro Macedo Analista de Controle Externo Assessor Jurídico do TCM/BA.
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
RELACIONAMENTO BACEN x TN Antonio d’Ávila Carvalho Jr. Auditor Federal de Controle Externo.
Lei de Incentivo ao Esporte
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

Luciano de Ramos Fávere Robson Vieira Mário Cesar Bertoncini COMISSÃO DE ESTUDOS DE DIREITO DESPORTIVO

DIREITO DE TRANSMISSÃO X DIREITO DE PROPRIEDADE

Legislação Lei nº 5.988/73 art entidade a que esteja vinculado o atleta, pertence o direito de autorizar, ou proibir, a fixação, transmissão ou retransmissão, por QUAISQUER MEIOS ou processos de espetáculo desportivo público, com entrada paga”, sendo que 20% (vinte por cento) do valor recebido deveria ser repassado para o atleta.

Legislação Lei nº 9.610/98 Lei nº 9.615/98 – L.G.D.

“Art. 42.“Art. 42. Pertence às entidades de prática desportiva o direito de arena, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, de espetáculo desportivo de que participem. § 1º§ 1º Salvo convenção coletiva de trabalho em contrário, 5% (cinco por cento) da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais serão repassados aos sindicatos de atletas profissionais, e estes distribuirão, em partes iguais, aos atletas profissionais participantes do espetáculo, como parcela de natureza civil.

O direito de propriedade é completamente dissociado de qualquer elemento disposto acima. CC - Art O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê- la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.”

Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol – CBF (01/01/2011)....todos os estádios devem ser equipados com "tribuna de imprensa ou, na falta dela, com local adequado em área isolada do torcedor, para o trabalho dos profissionais da imprensa especializada" (art. 7º - item 15). Este dispositivo tem sido repetido nos últimos Regulamentos editados pela CBF.. DAS NORMAS ADMINISTRATIVAS APLICÁVEIS

Transmissão dos eventos esportivos pelas emissoras de rádio Direito de transmissão Direito de propriedade Normas administrativas

Não existe dispositivo constitucional ou civil que vede a cobrança pelo direito de transmissão ou pelo uso das cabines de imprensa, sua cobrança, portanto, não encontra nenhum óbice na norma. CONCLUSÃO

(48) (48) (48)