ANOREXIA Grupo: Laís Costa Tuanny Dantas Rafael Mello Joquitam Melo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Distúrbios Alimentares
Jaqueline Dalla Corte Keila Hübner
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Transtorno de Personalidade e Uso de Drogas
Bulimia e anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar,
Anorexia nervosa.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
ANOREXIA NERVOSA.
Um subgrupo da depressão
Distúrbios Alimentares
Transtornos alimentares
Anorexia Nervosa Aluna: Renata Reis Lage (11°período)
higiene nas fases da vida
Uma caloria, uma tortura!
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Anorexia, Bulimia e Vigorexia
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Distúrbios alimentares !
Anorexia Origem da Palavra Anorexia Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego “an-”, deficiência ou ausência de, e “orexis”, apetite. Também.
Distúrbios alimentares
PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
Distúrbios Alimentares
Bulimia Sobre.
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
Desmaios os síncopes.
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Terapia cognitivo comportamental
Distúrbios alimentares
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Anorexia Luiz Gabriel Manini Minto Maria Laura Ferreira Rodriguês 7°A
Concurso SES-DF: Psicólogo
Ana Gregória Ferreira Pereira de Almeida
Alimentação e Saúde Ortorexia e Vigorexia.
Transtornos Alimentares
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
TRANSTORNO ALIMENTARES
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
Rafaella Monique Pixel Alemão.  A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em.
Distúrbios alimentares
ESQUIZOFRENIA.
Anorexia.
Transtornos alimentares:
Distúrbios alimentares
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Transtornos da Alimentação
ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Professor– Alison Pereira Batista
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Transcrição da apresentação:

ANOREXIA Grupo: Laís Costa Tuanny Dantas Rafael Mello Joquitam Melo

INTRODUÇÃO Padrões distorcidos de beleza; Luta para adquirir um corpo perfeito; Dietas pesadas, malhação excessiva, causando distúrbios alimentares; Transtornos de aparecimento mais tardio – anorexia nervosa e bulimia nervosa.

ANOREXIA NA ANTIGUIDADE Anorexia = Origem Grega “an”- “orexis” Em abril 1873 estudos clínicos ressalta a origem psíquica; Só em 1970 começam a surgir critérios padronizados para o diagnóstico da anorexia nervosa;

TRANSTORNOS ALIMENTARES Síndromes ligadas a sociedade Aspectos sócio - culturais Epidemia de “culto ao corpo”

O QUE É ANOREXIA NERVOSA? É uma disfunção alimentar; Rígida dieta alimentar; Uma pessoa anoréxica também pode ser bulímica.

QUEM A ANOREXIA AFETA? Adolescentes e jovens, tanto do sexo feminino quanto do sexo masculino; Podendo estar ligado à: auto imagem / dismorfia aceitação do grupo / abuso sexual ou bullying. A taxa de mortalidade da anorexia é de aproximadamente 10%; A anorexia geralmente mata por ataque cardíaco. Ana Carolina Reston morreu de anorexia aos 21 anos, em 2006

TIPOS DE ANOREXIA NERVOSA Os seguintes subtipos podem ser usados para especificar a anorexia nervosa quanto ao seu tipo: Restritivo: O indivíduo restringe a ingestão de alimentos ou passa longos períodos em jejum como forma de emagrecer. Purgativo: O indivíduo alterna momentos de compulsão por comida seguidos por métodos purgativos (indução de vômito, uso de laxantes ou diuréticos). As vezes, essa compensação inadequada é notada mesmo em casos em que há apenas ingestão de uma pequena quantidade de alimentos. Diferentemente dos indivíduos com bulimia, aqueles com anorexia compulsiva e purgativa ingerem quantidades relativamente pequenas de comida e purgam mais; em alguns casos, todas as vezes que comem.

SINTOMAS DA ANOREXIA Os sintomas são: Perda de peso em um curto espaço de tempo; Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões; Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro; Parada do ciclo menstrual (amenorréia); Interesse exagerado por alimentos; Depressão, ansiedade e irritabilidade; Comer em segredo e mentir a respeito de comida; Exercícios físicos em excesso; Progressivo isolamento da família e amigos.

Critérios do dsm-iv para a anorexia nervosa

Critérios do dsm-iv para a anorexia nervosa Embora os critérios do DSM-IV especifiquem que o peso corporal esteja 15% abaixo do esperado, a média é de aproximadamente 25% a 30% abaixo do normal na época em que o tratamento é iniciado!

Diagnóstico Diferencial para a anorexia nervosa

AS COMPLICAÇÕES MÉDICAS As complicações médicas são: Desnutrição e desidratação; Hipotensão (diminuição da pressão arterial); Anemia; Redução da massa muscular; Intolerância ao frio; Motilidade gástrica diminuída; Amenorréia (parada do ciclo menstrual); Osteoporose (fraqueza óssea); Infertilidade em casos crônicos.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? Não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa. As causas muitas vezes advêm em fatores psicológicos que provocam ansiedade e obsessão que por vezes acabam por ser transmitidas para a perda de peso. Uma vez iniciado esse processo, há que o corrigir e para isso temos de: O detectar Assumi-lo Corrigi-lo

ESQUEMA DE INFLUÊNCIAS NA ANOREXIA INFLUÊNICIAS EM TRÊS DIMENSÕES: BIOLÓGICA SOCIAL PSICOLÓGICA ESQUEMA DE INFLUÊNCIAS NA ANOREXIA

SOCIAIS – A ênfase social e cultural no ideal de ser esbelto leva à insatisfação corporal e à preocupação com a comida e o ato de comer BIOLÓGICAS – Possível tendência genética ao controle do impulso fraco, instabilidade emocional e traços perfeccionistas PSICOLÓGICAS – Diminuição de senso de controle pessoal e autoconfiança, o que causa baixa auto-estima. Imagem corporal distorcida

COMO A ANOREXIA SE DESENVOLVE? A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva; Evitam ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto.

COMO SE TRATA A ANOREXIA? O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista, em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares; Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o médico deve avaliar se o paciente está em risco de vida.

TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS ASSOCIADOS Como no caso da bulimia nervosa, os transtornos da ansiedade e de humor estão presentes nos indivíduos com anorexia; Agras (2001) observou depressão em 33% dos casos e taxas de depressão que ocorriam em algum momento da vida desses indivíduos em 60% dos casos; O transtorno da ansiedade mais comumente associado com anorexia, é o TOC; O abuso de substâncias tais como, laxantes e outras drogas, também é comum em indivíduos com anorexia nervosa, e é um forte prognosticador da mortalidade, principalmente por suicídio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Hoje em dia os transtornos alimentares são muito mais divulgados; Maior incidência entre atletas, artistas, modelo, indivíduos de status social mais elevado; As mulheres são largamente mais acometidas - 90 e 95% dos casos; Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%; Afeta massificamente os adolescentes; (14- 18 anos);

OBRIGADO!