Epístolas Paulinas Fundamentos da Igreja Cristã.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A VIDA DO APÓSTOLO PAULO
Advertisements

O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
“Estou pronto para anunciar”
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
ROMANOS.
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas
EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS
José Adelson de Noronha
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
Discipulado cristão na Carta aos Gálatas
“Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS ASSUNTO: SALVAÇÃO TEXTO --- : O NOVO TESTAMENTO 1. A CULTURA BÍBLICA E GERAL, DEMONSTRADA POR SAULO, BEM COMO O ZELO E.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
QUIZ DO SAULO CLASSE NAZIREU Iniciar Quiz.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Hebreus 7 A Aliança Superior
A Pessoa e Obra de Cristo
Milagres e Murmurações
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
“SOLI DEO GLORIA” “GLÓRIA SOMENTE A DEUS”. “SOLI DEO GLORIA” “GLÓRIA SOMENTE A DEUS”
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Compreendo o chamado divino
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS LIÇÃO /03/2012 CRISTÃO LEGALISTA!?
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
Simplesmente Igreja.
7 | As práticas judaizantes
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
AOS ROMANOS Escrita no inverno de d.C.
Panorama histórico e divisão esquemática
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
2.Parece haver uma possível contradição, ou choque teológico entre Paulo e Tiago (Epístolas de Romanos e Tiago), a ponto de Lutero chamar a epístola de.
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
MINISTÉRIO DE PAULO PAULO E BARNABÉ FORAM ENVIADOS PARA VÁRIAS CIDADES PARA PREGAREM A PALAVRA DE DEUS:
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
Carta aos romanos.
I. De onde viemos? Surgimos de um movimento bíblico.
O QUE VEM DEPOIS DA CONVERSÃO?
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Objetivos gerais 1- Explicar os aspectos centrais da Teologia do livro de Romanos. 2- Aplicar os aspectos teológicos à vida cotidiana da igreja, a fim.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Importância, a fonte, o objetivo e como ele ocorre. João O Novo Nascimento.
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Transcrição da apresentação:

Epístolas Paulinas Fundamentos da Igreja Cristã

Introdução do livro O livro propõe um estudo sobre fundamentos da igreja Cristã O objetivo é apresentar fundamentos para a igreja nos Ensinos do apostolo Paulo Estudaremos 4 unidades: Unidade I – A Vida de Paulo e os fundamentos da Igreja Unidade II – A Vida da Igreja Unidade III – A Finalidade da Igreja Unidade IV – A Liderança da Igreja

A vida de Paulo e os Fundamentos da Igreja Epístolas Paulinas Fundamentos da Igreja Cristã A vida de Paulo e os Fundamentos da Igreja Unidade I

Capítulo 1 – A trajetória do Apóstolo Paulo A conversão de Paulo é singular ,pois,ser este homem quem fundou varias igreja no mundo antigo através de suas viagens missionárias . Sua vida ,sua conversão e viagens missionárias, causaram grande impacto sobre as terras bíblicas do novo testamento.

Capítulo 1 – A Trajetória do Apóstolo Paulo 1.1 – A vida de Paulo O jovem fariseu da cidade de Tarso da Cilícia,nascido em 2 a.C versado em línguas como Grego,Hebraico e Aramaico.Que durante muito tempo perseguiu a igreja Cristã,por acreditar estar assim servindo melhor ao Deus de Isrrael. 1.2 – Conversão e Chamado Após grande perseguição feita em Jerusalém, Paulo pede autorização para ir a cidade de Damasco.No caminho Jesus Cristo aparece para o famoso fariseu, que é terrivelmente confrontado pela verdade do senhorio de Jesus e aceita seu chamado para o evangelho.

Capítulo 1 – A trajetória do Apóstolo Paulo 1.3 – As viagens missionárias Foram comuns para o Apóstolo,que durante sua vida realizou três incursões missionárias,nas quais fundou diversas igrejas conhecidas no Novo Testamento. 1.3.1 A Primeira viagem Missionária 1.3.2- A Segunda viagem Missionária 1.3.3 – A Terceira viagem Missionária

Capítulo 2 – Os conhecimentos do Apóstolo Paulo Um homem culto ,instruído em três idiomas :grego,Aramaico e Hebraico.Criado aos pés do Sumo Sacerdote Gamaliel, proporcionando-lhe um vasto conhecimento sobre o Antigo Testamento ,sem mencionarmos seu conhecimento filosófico. 2.1 – O Apóstolo e o seu conhecimento do Antigo Testamento Por diversas vezes veremos o Apóstolo fazendo menção do Antigo Testamento para embasar sua doutrina neo-testamentária. 2.2 – O Apóstolo e o seu Conhecimento Filosófico Tal conhecimento pode ser comprovado em suas epístolas aos gálatas,coríntios e Tito,nas quais Paulo faz citações de expressões filosóficas conhecidas em sua época .

Capítulo 2 – O conhecimento do Apóstolo Paulo 2.3 – O Apóstolo e o seu Conhecimento Doutrinário Quando estudamos as epistolas paulinas podemos notar nitidamente que o Apóstolo Paulo é sem duvida um ensinador que auxilia as igrejas a permanecerem nos caminhos do evangelho e para tanto ele toca em assuntos que nortearam a igreja primitiva e norteiam ainda a igreja de Jesus Cristo. 2.3.1 – A Doutrina de Deus 2.3.2 – A Doutrina de Cristo 2.3.3 – A Doutrina da Salvação 2.4 – O Apóstolo e o seu Conhecimento da Realidade Social Com grande responsabilidade vemos Paulo tocar em situações sociais e por meio do evangelho melhorar seu redor.Para tanto fica claro que ele deveria conhecer muito bem o meio no qual vivia .

O Fundamento da Justificação pela Fé Capítulo 3 – Romanos – O Fundamento da Justificação pela Fé Escrita aproximadamente entre 57/58 na cidade de Corinto.Está carta revela a Justiça de Deus em justificar as pessoas somente pela Fé no evangelho de Jesus Cristo. 3.1 – A Igreja Romana Igreja fundada provavelmente após o dia de pentecoste na proeminente capital do império romano,não sendo conhecido seu fundador,porém com um bom numero de membros na época em que a carta fora escrita .Sendo que estes últimos mesclavam-se entre ex-judeus e gentios convertidos. 3.2 – Paulo e a Mensagem da Graça para a Igreja em Roma Para atender o seu publico alvo Paulo escreve esclarecendo o caminho do evangelho para os irmãos romanos sendo que a salvação ocorre pela fé em Jesus cristo e que tanto judeus quanto gregos estariam condenados se não fosse a Graça de Deus,mediante Cristo Jesus.

O Fundamento da Justificação pela Fé Capítulo 3 – Romanos – O Fundamento da Justificação pela Fé 3.3 – A pecaminosidade do Homem Em romanos o Apóstolo Paulo faz a apresentação da pecaminosidade de toda raça humana e a necessidade que a mesma tem de ser restaurada . 3.4 – A Justificação pela fé Nesta carta é abordado o tema mais importante da doutrina cristã,a justificação pela fé.Que é o ato de Deus justificar ,gratuitamente,declara-nos justos,inocentes e livres da condenação do pecado.

O Fundamento da Justificação pela Fé Capítulo 3 – Romanos – O Fundamento da Justificação pela Fé 3.5 – A fé Justificadora de Abraão Para fundamentar suas afirmações sobre a fé que justifica Paulo usa o exemplo do patriarca Abraão,demonstrando que este fora justificado porque creu e não por suas obras. 3.6 – Os Efeitos da Justificação pela Fé A justificação produz diversos resultados dentre eles:paz com Deus,salvação da ira ,reconciliação,vida eterna,novidade de vida,libertação e serviço,frutificação para Deus,consciência do pecado e da condenação,absolvição,andar segundo o Espírito Santo,posição de filho herdeiro,esperança,mais que vencedores 3.7 – O povo de Israel no Plano Salvifíco de Deus Nos capítulos 9,10,11 da carta aos romanos Paulo deixa claro o papel da nação israelita no plano de salvação divino,porem que por haverem eles rejeitado a graça Deus prosseguiu com seu projeto ,buscando assim os gentios para salva-los também.

O Fundamento do Serviço Cristão Capítulo 4 – Romanos – O Fundamento do Serviço Cristão Através de Paulo,compreendemos que depois do processo de justificação,o crente deve entrar na dimensão do serviço cristão,que é a prática,a vivência e a demonstração da nossa justiça que vem da fé em Cristo. 4.1 – O Serviço de Adoração Nesta seção da carta o apóstolo anuncia que a vida cristã não deve ser contemplativa e sim ativa em adoração e louvor diante de Deus. 4.1.1 – Adoração Através do Culto Racional 4.1.2 – Adoração Através dos Diferentes Dons

O Fundamento do Serviço Cristão Capítulo 4 – Romanos – O Fundamento do Serviço Cristão 4.2- O Amor ao Próximo A vida e as pregações do apostolo Paulo evidenciam que ser cristão está alem das palavras mas deve tocar as pessoas através do amor,assim como o Próprio Jesus Cristo fez. 4.3- O Testemunho Cristão Perante as Autoridades Preocupado com a igreja de Roma Paulo ensina até mesmo como os cristão daquela região deveriam se portar perante as autoridades publicas.

O Fundamento do Serviço Cristão Capítulo 4 – Romanos – O Fundamento do Serviço Cristão 4.4 – O Socorro aos Fracos na Fé A diversidade de pessoas dentro da igreja romana era grande ,por isso Paulo os exorta a cuidar dos mais fracos na fé ,aqueles que viviam constantemente prostrados e fracos deveriam receber atenção especial. 4.5 – Saudações e Orientações Finais A conclusão da epístola é feita com um capitulo inteiro reservado para agradecimentos e saudações e alguns pequenos ensinos .

Capítulo 5 – Gálatas – O Fundamento da Graça Libertadora Nesse capítulo abordaremos a carta de Paulo para os irmãos Gálatas na qual o apóstolo defendera seu ministério bem como seu evangelho. 5.1- A Igreja na Galácia Provavelmente um conjunto de igrejas na região Sul da Galácia que abrangia Antioquia da Psídia,Icônio,Listra e Derbe.Igrejas essas que estavam sofrendo com a infiltração de ensinos judaizantes em seu meio e que tentavam descredibilizar o evangelho que Paulo pregava. 5.2 – A Liberdade Oferecida pelo Evangelho Com a crise estabelecida na igreja Paulo agora faz sua defesa do evangelho e da graça salvifíca do evangelho.

Capítulo 5 – Gálatas – O Fundamento da Graça Libertadora 5.3 - A Liberdade Resgatada na Cruz Certamente por influencia de legalistas os irmãos gálatas estavam retornando aos ritos judaicos e deixando a liberdade que Cristo conquistará para os seus na cruz.Sendo assim Paulo adverte os irmão sobre a liberdade que está em Cristo e não existe na lei. 5.4 – A Liberdade Herdada Pelos Filhos de Deus Esta etapa da carta aos Gálatas faz alusão a uma nova fase inaugurada na cruz que traria as pessoas a liberdade .Também temos a menção de uma nova Jerusalém ou seja a cidade que Deus preparou nos céus para os seus filhos.

Capítulo 5 – Gálatas – O Fundamento da Graça Libertadora 5.5 – A Liberdade Vivida pela Fé O início da capitulo 5 mostra o apelo que Paulo faz para que a igreja da Galácia ,para que eles fiquem firmes na liberdade que Cristo trouxe para eles e que não tornassem ao julgo da servidão. 5.6 – O Tratamento Espiritual para os Caídos Neste ponto Paulo explica como os irmãos deveriam auxiliar aqueles que haviam sido vencidos pelo pecado, sendo aconselhados e corrigidos com amor,que cada um ajudasse o seu próximo a levar sua carga e por fim cada um carregasse suas própria carga, fazendo assim todos se sairiam bem e felizes. 5.7 – Ensinamentos Finais O apóstolo conclui dizendo que tal carta foi escrita com muito trabalho e zelo para com o povo e que trabalhará em prol da liberdade Cristã.