SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.

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Transcrição da apresentação:

SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal

O QUE É O PROJECTO SILFORED?  Projecto Piloto financiado pelo programa LEONARDO DA VINCI  Duração: 2 anos Objectivo central: Contribuir para a Inovação da Formação e Educação Florestal Desenvolvimento de um pacote formativo inovador

PARCERIA Trananacionalidade: parceria de três países EspanhaPortugalFrança  Países do Sul da Europa  Características comuns da floresta atlântico – mediterrânea;  Semelhanças do regime de propriedade e da organização do trabalho  Grande biodiversidade  Elevado potencial de produção  Necessidade de pacotes formativos para qualificação dos seus activos  Necessidade de melhoria da gestão para a sustentabilidade

CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal => Contratante do Projecto DES - Departamento do Ensino Secundário ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais e do Ambiente IDICT - Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho CELPA - Associação da Indústria Papeleira FPFP - Federação dos Produtores Florestais de Portugal ASAJA - Associação Agrária dos Jovens Agricultores AFRIFOGA- Associação para o Fomento da Riqueza da Galiza MAISON DE LA FORÊT - Sindicato dos Silvicultores do Sudoeste PARCEIROS DO PROJECTO

CARACTERIZAÇÃO DA PARCERIA Parceria portuguesa enquanto Contratante envolve: organizações empresariais (CELPA) -sectoriais e profissionais (FPFP e ANEFA) Entidades públicas (IDICT e DES) Parceria espanhola e francesa envolve organizações sectoriais e profissionais, interligadas com o tecido empresarial e institucional dos respectivos países e regiões. Parceiros inserem-se em contextos de âmbito profissional, educacional e formativo.

QUE NECESSIDADES? 1. Melhorar as competências do jovens saídos do ensino profissional =>mais fácil adaptabilidade ao mercado de trabalho; 2. Dotar as empresas do sector de dispositivos de formação que lhes permitam promover no seu seio, formação para os seus trabalhadores; 3. Promover ao nível dos trabalhadores activos o interesse pela formação como forma de aprendizagem continua do contexto de trabalho em que se situam e da sua evolução/transformação ; melhoria das condões de trabalho. 4. Incrementar a utilização de recursos pedagógicos diferenciados como meio de estimular aprendizagens (por exemplo ao nível da Higiene Segurança e Saúde no Trabalho Florestal) em trabalhadores com níveis de qualificação baixos; 5. Adaptar as formações ao nível das escolas e centros de formação às reais necessidades do mercado de trabalho.

OBJECTIVOS Conceber e produzir programas, conteúdos e materiais de formação inovadores que respondam às reais necessidades diagnosticadas para o sector tendo em vista:.o enriquecimento directo das práticas pedagógicas em escolas/centros de formação.o aproveitamento pelos profissionais da formação das novas possibilidades ao nível da produção de contextos de aprendizagem e de novos tipos de recursos educativos/formativos;.a sua implementação ao nível das empresas contribuindo para o reforço da formação profissional dos trabalhadores num contexto de formação continua;.a sua contextualização ao nível dos trabalhadores como instrumento de actualização, reconversão e progressão profissional.

PRODUTOS/RESULTADOS FINAIS Estudos de levantamento de Necessidades de Formação no Sector Florestal (Portugal, Espanha-Galiza e França-Aquitânea) Módulos de Formação e percursos formativos Manuais pedagógicos Cd-roms Vídeos Aplicação no terreno de alguns deste produtos Página da Internet Divulgação

DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO 1ª FASE  Levantamento de informação estatística e técnica.  Delimitação da abrangência do Projecto (Produção Florestal e Prestação de Serviços no âmbito da Produção Florestal).  Definição da estratégia para elaboração dos levantamentos de necessidades de formação no sector florestal: população-alvo, dimensão da amostra.  Delineamento da metodologia a aplicar (técnica de inquirição por questionário) e elaboração do inquérito e das grelhas de análise.  Aplicação no terreno do inquérito (por Portugal e Espanha).  Tratamento estatístico dos resultados do inquérito.  Elaboração dos Estudos de Levantamento de Necessidades de formação.  Realização de várias reuniões nacionais e de duas reuniões transnacionais (uma em Lisboa, outra em Santiago de Compostela).

DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (cont.)  Estabilização e análise das conclusões dos Levantamentos de Necessidades de Formação no Sector Florestal.  Início da elaboração dos módulos de formação adequados à áreas –chave de formação.  Estruturação e apresentação dos módulos de formação e dos percursos formativos tendo em vista a flexibilidade da formação => “Guias de formação”.  Apresentação dos módulos e planos de formação existentes na Aquitânea.  Escolha dos temas para a elaboração dos manuais pedagógicos, CD-Roms e vídeos.  Realização de reuniões nacionais e de 2 reuniões transnacionais (uma em Bordéus e outra em Lisboa). 2ª FASE

Fotografia (reunião Bordéus)

DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (cont.) 3ª FASE  Finalização dos “Guias do formador”.  Elaboração de manuais pedagógicos  Elaboração de Cd-roms complementares a dois dos manuais.  Elaboração de dois vídeos relativos a uma espécie florestal comum aos três países da parceria e sobre temas transversais aos três países.

DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (cont.) 4ª FASE  Finalização dos produtos.  Início da aplicação no terreno do pacote de formação.  Reunião transnacional (em Santiago de Compostela) para análise e apreciação dos resultados e produtos, e preparação do seminário.  Divulgação de resultados do Projecto- Seminário Final  Disseminação dos resultados e dos produtos finais (ao nível dos três países)  Reflexão/avaliação do Projecto.