Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas técnicas de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Fundação Roberto Marinho
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
Escola Técnica em Saúde
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
Ministério da Educação
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Organização. Organização O curso O Ministério da Saúde pactuou a formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, para Agentes.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
OBJETIVOS Objetivo Geral
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
CURSO MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE.
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Os Programas de Provimento:
I Mostra de Saúde Mental na Atenção Básica
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Organização Pacto A execução deste projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Organização Formação Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Projeto Caminhos do Cuidado Pactuado em CIT, CONASS e CONASEMS;
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS DA EAD NO CONTEXTO AMAZÔNICO Ronaldo Costa Monteiro Silverio Sirotheau Socorro Castelo Branco.
OBJETIVO DO CURSO Formar especialistas em gestão do SUS e contribuir para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção à saúde.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Transcrição da apresentação:

Organização

Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas técnicas de Saúde Mental, Atenção Básica dos três entes federativos, Conselhos de Secretários Municipais de Saúde.

Formação Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde da família, totalizando alunos.

Formação

Objetivos específicos Apropriar-se do processo de Reforma Psiquiátrica, da Política de Saúde Mental com ênfase na Rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas; Discutir e construir o Papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas; Ampliar a Caixa de Ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.

Grupo Condutor Coord. Executiva Coord. Executiva Coord. Gestão Acadêmica Apoios Coord. Macrorregio nal Coord. Macrorregio nal Coord. Estadual e Apoios Coord. Estadual e Apoios Coord. Pedagógica e apoios Coord. Pedagógica e apoios Coord. Infra e Logística e apoios Coord. Infra e Logística e apoios Coord. Comunicação Eventos Coord. Comunicação Eventos Áreas Tec. Sm, AB e DEGES Áreas Tec. Sm, AB, ESP/ETSU S e COSEMS

Descentralização no Estado Coordenações da Atenção Básica Coordenações da Saúde Mental COSEMS Coordenação Macrorregional Coordenação Estadual ETSUS

Formação Orientador De Aprendizagem Orientador De Aprendizagem Tutor de Aprendizagem Alunos ACS e ATENF Alunos ACS e ATENF 24h Formação 120h Formação 40h pres. 80 EAD 120h Formação 40h pres. 80 EAD 60h Formação 40h pres. 20h disp. 60h Formação 40h pres. 20h disp. Comunidades de Práticas Sistema Acadêmico Coord. Pedagógica e Educadores Coord. Acadêmica

Formação

Seleção de Orientadores e Tutores Orientador: graduação na área da saúde com especialização em Saúde Coletiva/Saúde Pública/Saúde Mental/Atenção Básica e experiência de 2 anos na AB ou SM. Tutor: graduação na área da saúde e experiência minima de 1 ano na AB ou SM.

Seleção/ avaliação Avaliação da participação, comprometimento e habilidades Avaliação escrita de conteúdo

Curso de Tutores Módulo I – Curso presencial de 40h Conteúdo e vivências do Curso de ACS e ATenf Módulo II – Curso em EAD de 80h Acompanhamento do Curso de ACS e ATenf

Trabalho do Tutor

Exercício da atividade Turmas de 20 pessoas em média Turmas de até 40 alunos com dois tutores Contato com a coordenação estadual – Salas, materiais Pagamento por turma finalizada

Tempo necessário para tutoria Cinco aulas presenciais de 8h para cada turma – em horário de trabalho pois os alunos (ACS/AT serão dispensados com acordo com o gestor Responder ao sistema acadêmico

Curso em EAD Curso em EAD – três turmas de ACS/ATEnf Acompanhamento à distância na perspectiva da educação permanente Tarefas de EAD baseadas na prática da sala de aula Currículo aberto

Primeiros 6 Estados Turmas UFRegiãoAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores ACno DFco PEne PRsu RSsu SPsd Total

Estados 2ª.Etapa Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem da Atenção Básica UFRegiãoAgentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas/ Mês Coordenação Estadual ALne ,01 AMno ,71 APno ,61 BAne ,31 GOco ,91 MGsd MSco ,91 PAno ,41 RJsd ,81 SCsu ,41 TOno ,21 Total ,311

10Estados – 3ª. Etapa UFRegiãoAgentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas/ Mês CEne ,2 ESsd ,6 MAne ,0 MTco ,5 PBne ,9 PIne ,5 RNne ,6 ROno ,3 RRno ,8 SEne ,5

Pactuações Constituição das Equipes Estaduais; Alocação da Equipe; Recursos de infraestrutura para a Equipe Estadual; Organização e pactuação do cronograma de execução; Seleções de orientadores e tutores conforme editais; Articulações com gestores e equipes municipais – Transporte dos alunos; – Liberação para formação dos ACS e ATENF; – Espaço físico para realização das aulas

Sejam bem vindos ao Projeto