Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento.
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Seminário de Avaliação dos Resultados da PNAD 2005 A Polarização da Qualidade do Emprego na Agricultura Brasileira Otavio Valentim Balsadi Embrapa/SGE.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Agropecuária em países desenvolvidos
Agropecuária.
EMPREGABILIDADE.
Sistemas de Gestão Integrada
SITUAÇÃO DA PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA E O MODELO ADOTADO PELAS
Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento
Fundamentos de Economia
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
“O novo espaço da produção globalizada”*
O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro
Área de Operações Indiretas
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
MÚSICA DA CIRANDA Um sorriso negro Um abraço negro Traz felicidade Negro sem emprego Fica sem sossego Negro é a raiz de liberdade.
Desde 2000, a Região do Norte: Mudou Mudou muito Mudou muito depressa.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Centro de Excelência em Águas- HidroEx
HIDROLOGIA.
SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DA ATUALIDADE
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Resíduos de Pesticidas!
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
Dinâmica da Atmosfera.
2012.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Uma competência.
CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA NO PERÍODO RECENTE
Arquitetura vernacular
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O que temos e o que queremos em relação ao uso e ocupação do solo no DF? Até que ponto é possível ocupar áreas hidrologicamente estratégicas e garantir.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Analfabetismo.
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Retomando....
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA
Parte III Gestão Ambiental.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
A redução do desmatamento Redução de 70% na taxa de desmatamento (comparação de 2013 com a média de ) –OBS: os dados mostraram aumento de 28%
REVISANDO UNIDADES I & II.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Audiência Pública Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso Eng. Agrônomo Walter Valverde.
Urbanização.
Gestão da Qualidade Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação 1.
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. ‘’o fordismo resultou num novo tipo de homem, de ser, de viver, de pensar e sentir’’ Gramsci Entender: ter idéias claras, compreender.

Habilidade 19: reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. Reconhecer: identificar

ENEM 2005 Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que,

(A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja. (B) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas. (C) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais. (D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores. (E) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.

ENEM 2005 Segundo a análise do Prof ENEM 2005 Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações. (Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005)

Os diferentes pontos de vista sobre o mega projeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que (A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semi árido nordestino. (B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do mega projeto independe de ações sociais já existentes. (C) o projeto deve limitar-se às infra-estruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos. (D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas. (E) as perspectivas claras de insucesso do mega projeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semi-árido.

ENEM 2007 Aumento de produtividade Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.

Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004, A o aumento do uso da terra. B a redução dos custos de material. C a redução do uso de agrotóxicos. D o aumento da oferta de empregos. E o aumento do uso de tecnologias.