Literatura Engajada Gregório de Matos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vida sem Deus e vida com Deus
Advertisements

Zelo e Cuidado pelas Ovelhas de Deus Pr. Sandro Oliveira.
Literatura Prof. Henrique
Classe Visão Bíblica IPJG Ref Bibliográfica Ouça o Espírito, Ouça o mundo John Stott. Ed. ABU Aula 20 A Igreja na Sociedade Pastores P.Lane 05 Agosto.
Ouça o Espírito, ouça o Mundo
1. As 7 igrejas representam 7 períodos pelos quais a igreja passaria até a 2ª vinda de Cristo. F 2. Um dos aspectos tristes profetizados, é a apostasia.
Deus criou o homem, à Sua imagem (Gênesis 1:26), com a faculdade de escolha.
A PESSOA DE JESUS CRISTO
BARROCO.
BARROCO: características, influências, autores, obras e textos
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Santo dos anjos Santo, Santo, Santo! Dizem todos os anjos. Santo, Santo, Santo! é o Senhor Jesus! Santo, Santo, Santo! É quem os redime:
Barroco Século XVII.
Barroco.
Literatura na Idade Média
Barroco.
CAMPANHA DE JEJUM DOS ALTARES APOSTÓLICOS DE ABRAÃO
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
Barroco Século XVI-Xvii
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O JUÍZO FINAL.
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
Caríssimos, Esta é a última solenidade do Tempo Comum. Assim, vamos encerrando o Ano Litúrgico, depois de termos celebrado todos os mistérios da vida.
FÉ Texto – Bíblia e outros Imagens – Google Formatação – Graziela
Santíssima Trindade.
Gregório de Matos Guerra
Lucas 15: Anderson dos Reis Aurora
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
FÉ.
BARROCO NO BRASIL Prof.ª Jéssica Gravino.
Educação Cristã vs Relativismo
IGREJA, REBANHO DE DEUS Texto bíblico: João
Segunda Parte.
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
EBIENA – SALA DE ADULTOS
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
BARROCO BRASILEIRO PROFESSORA: PATRÍCIA.
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos

Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...

Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA SE VIVER COM O PAI É BOM COM PAI E MÃE
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito... Efésios 5.18 (NVI)
/:Eu confio em nosso Senhor *
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
Minha Missão 1 Coríntios 9:16
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
NATAL DIFERENTE Letra e música: Jorge Rehder
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
1/ “CONFISSÃO” 1.EU AOS TEUS PÉS, JESUS, COM CONTRIÇÃO, PROCURO A TUA LUZ. DÁ-ME PERDÃO! SIM, VEM-ME PERDOAR, VEM TEU FAVOR MOSTRAR! OH! QUEIRAS.
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Clicar para passagem de slides Ligue o som
Fraternidade e Justiça:
Não é suficiente vir à igreja e escutar sermões, é necessário algo mais. A devoção pessoal dá significado à adoração coletiva.
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
MARAVILHOSO CONSELHEIRO
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Um reservatório que se esvai. O inexorável tempo corrente.
Salmo 80(79) Salmo da Vinha. “Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor, e vocês são os ramos. Sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15,1.5)
Introdução Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a.
O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS FRACOS NA FÉ ( )
Transcrição da apresentação:

Literatura Engajada Gregório de Matos

Literatura Engajada – Gregório de Matos

Literatura Engajada – Gregório de Matos “(...)Com palavras dissolutas me concluís na verdade, que as lidas todas de um Frade são Freiras, Sermões, e Putas. (...)” “(...)Dou ao demo os insensatos, dou ao demo a gente asnal, que estima por cabedal Pretos, Mestiços, Mulatos. (...)” “(...)Notável desventura de um povo néscio, e sandeu, que não sabe, que o perdeu Negócio, Ambição, Usura. (...)”  Nestes trechos, há uma critica óbvia à promiscuidade e a libertinagem ,ao racismo, imoralidade, assim como também, à incompetência e à desonestidade.

Literatura Engajada – Gregório de Matos Portanto, o discurso satírico de Gregório serve para criticar os costumes e preconceitos de uma sociedade e muitas vezes, a crítica feita a comportamentos explícitos ou encobertos, pode-se transformar em uma denúncia a atos dissimulados que contrariam a ordem e as normas humanas, mostrando forte característica da Literatura Engajada. Que falta nesta cidade?................Verdade          Que mais por sua desonra?...........Honra Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha.

Literatura Engajada – Gregório de Matos Manuscritos Século XVII Crítica à sociedade

Literatura Engajada – Gregório de Matos “Eu sou aquele, que com os passados anos Cantei na minha lira maldizente Torpezas do Brasil, vícios e enganos.” Gregório de Matos

Literatura Engajada – Gregório de Matos TEMAS: Poesia sacra Lírica Amorosa Poesia Satírica Poesia Burlesca

Literatura Engajada – Gregório de Matos Poesia Sacra A Jesus Cristo Nosso Senhor “[...]Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.” Poesia Satírica “Senhora Dona Bahia, nobre e opulenta cidade, madrasta dos naturais, e dos estrangeiros madre.”

Literatura Engajada – Gregório de Matos No poema, podemos analisar que Gregório de Matos critica na primeira estrofe os governantes da Bahia e seu modo de administrar. Na segunda estrofe, vemos que ele critica o mau hábito de as pessoas na Bahia ficarem falando da vida alheia, fazendo fuxico. Na terceira, ele dirige sua pena contra os mulatos que os julga como desleais e dissimulados. Na última estrofe ele se refere aos juros altos cobrados sobre as coisas nos mercados. Os comerciantes honestos, nem usurários, nem furtadores, ficavam pobres. Podemos concluir que, neste poema, Gregório de Matos critica a organização política e social da cidade da Bahia, assim como regra em seus textos. Descrição da cidade da Bahia. A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha; Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem frequente olheiro, Que a vida do vizinho e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha, Para levar à praça e ao terreiro. Muitos mulatos desavergonhados, Trazidos sob os pés os homens nobres, Posta nas palmas toda a picardia, Estupendas usuras nos mercados, Todos os que não furtam muito pobres: E eis aqui a cidade da Bahia.

Literatura Engajada – Gregório de Matos BIBLIOGRAFIA Poesias Selecionadas – Gregório de Matos A Literatura No Brasil – Volume 2 – Parte II - Afrânio Coutinho / Eduardo de Faria Coutinho www.mundoeducacao.com.br www.infoescola.com www.brasilescola.com www.professorparaense.com/aut.gregoriomatos www.soliteratura.com.br www.artigonal.com

Literatura Engajada – Gregório de Matos Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora Grupo: Gabriela Navarro dos Reis 14 Gustavo Augusto Paiva Canedo 16 Iara Renault de Medeiros 17 Larissa Ferreira Serbêto 23 Melissa Sabino Corrêa 36 Professora: Mariana Barata Turma: 101