Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio
Avaliações Prova Integrada – Questões interpretativas Prova em sala de aula – Questões gramaticais Atividades em sala de aula
LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ? Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?
LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.
LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.
GESTOS E CULTURA EU JURO! ELE ESTÁ BÊBADO! DESCULPA! ACABOU! PERFEITO! NADA!
LINGUAGENS: DANÇA O CORPO FALA. DÉBORA COLKER EM “CASA” (1999) COREOGRAFIA VASOS DO ESPETÁCULO “4 POR 4” (2002) O CORPO FALA.
LINGUAGENS: ESCULTURA “Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin A ESCULTURA TATEIA. “O Pensador” (Auguste Rodin)
LINGUAGENS: LITERATURA Vôo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores, Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE.
LINGUAGENS: LITERATURA Paulo Leminski - 1982 "Para o zen budismo, a lua na água é um símbolo da impermanência de todas as coisas.“ Paulo Leminski
LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO JOTA QUEST A MÚSICA IRRADIA.
O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO. LINGUAGENS: TEATRO Fernanda Montenegro ao lado de Fernando Torres, em cena da peça "Dias Felizes" (1985/6). O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.
LINGUAGENS: CINEMA O CINEMA MOVIMENTA. “TEMPOS MODERNOS” “O AUTO DA COMPADECIDA”
LINGUAGENS: PINTURA A PINTURA IMPRIME. "Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)
LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO A FOTOGRAFIA FLAGRA. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
LINGUAGENS: CHARGE “Rio Balavilha”
LINGUAGENS: QUADRINHOS
LINGUAGENS: TRÂNSITO
LINGUAGEM É... ... a atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores*. São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas, a pintura, a dança, os logotipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros. * Interlocutor: cada um dos participantes de um diálogo.
USAMOS A LINGUAGEM PARA... ...pedir ou transmitir informações na maior parte do tempo, mas, além do intuito comunicativo, a linguagem deve dar conta também das necessidades subjetivas, que se expressam nas palavras, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções. “A linguagem é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de idéias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.” Rabaça & Barbosa (1987, p. 367)
TIPOS DE LINGUAGEM As diferentes linguagens representam uma dada realidade por meio de signos, isto é, de sinais que significam. Assim, dependendo dos sinais utilizados, pode-se falar em duas formas de linguagem: 1. VERBAL: aquela que utiliza a língua (oral ou escrita), que tem a palavra, ou signos lingüísticos, por sinal.
TIPOS DE LINGUAGEM NÃO-VERBAL: aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, a fotografia e a escultura, que têm a imagem por sinal etc. “A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visão/leitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.” Ferrara (1996, p. 19.)
TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA. LÍNGUA E CÓDIGO CÓDIGO: sistemas de sinais ou símbolos preestabelecidos entre os interlocutores para comunicar suas idéias. LÍNGUA: sistema de representação socialmente construído, constituído por signos (sinais que significam) lingüísticos. TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.
O VALOR SIMBÓLICO DA LINGUAGEM “As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer interação através da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação.” Abaurre & Pontara (2006, p. 3)
O VALOR SOCIAL DA LINGUAGEM “Tudo o que ser humano alcançou de crescimento cultural está ligado à linguagem. Sem ela, a cultura não existiria, e os conhecimentos não poderiam ser transmitidos de geração para geração. A linguagem torna possível o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.” Campedelli & Souza (1998, p. 10)
ENEM Nos últimos anos, o que mais caiu na prova de Linguagens foi a interpretação de texto. Também costumam ser cobrados os conteúdos de literatura, gramática (principalmente relacionada à semântica), identificação de norma culta e popular, funções de linguagem, figuras de linguagem e gêneros textuais.
Luciana trabalha em uma loja de venda de carros Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas. Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude correta frente ao problema seria a) propor a criação de um programa de ginástica laboral no início da jornada de trabalho. b) sugerir a modificação do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir as dores nas pernas. c) afirmar que os problemas de dores nas pernas são causados por problemas genéticos. d) ressaltar que a utilização de roupas bonitas e do salto alto são condições necessárias para compor o bom aspecto da loja. e) escolher um de seus funcionários para conduzir as ativdades de ginástica laboral em intervalos de 2 em 2 horas.
E-mail com hora programada Redação INFO, 28 de agosto de 2007. Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situacões em que agendar o envio de uma mensagem é util, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado. Disponivel em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).
2. Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é a) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail. b) viabilizar a aquisição de conhecimento especializado pelo usuário. c) permitir a seleção dos destinatários dos textos enviados. d) controlar a quantidade de informações constantes do corpo do texto. e) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.
Questões Defina linguagem. Exemplos de linguagem. - Diferença entre linguagem verbal e não-verbal.