Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vera Maria Pereira História da Arte
Advertisements

REVISÃO Comunicação Social.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Linguagem e Interação.
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Técnicas para audiodescrição: algumas dicas
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Ensino de Português como L2
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação.
Uso e normas da língua Linguagem
CRÔNICAS.
Prof. Geordano Valente Raad
Professora: Aíla Rodrigues
Linguagem e comunicação
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Aula 6 – Hume e o Empirismo
As funções da linguagem
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Eu sou um poeta.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Aula 5.
Funções da Linguagem.
Tipos de Comunicação.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
Ponto de partida Capítulo 3
Planejamento da Rotina Semanal
Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Conectados na Alma.
Língua Estrangeira Moderna
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Português Instrumental REVISÃO
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Elementos básicos da linguagem
Como redigir um bom texto?
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Introdução à Comunicação
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Mecanicismo cartesiano
A Linguagem E seus termos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
A pré história da linguagem escrita
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
TRABALHO COLABORATIVO
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Linguagem e interação 1a. Série do Ensino Médio.
Professora Eliana Paz 2º ANO Ensino Médio LINGUAGEM O que é linguagem ? O que é linguagem ? Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe.
Transcrição da apresentação:

Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio

Avaliações Prova Integrada – Questões interpretativas Prova em sala de aula – Questões gramaticais Atividades em sala de aula

LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ? Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?

LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

GESTOS E CULTURA EU JURO! ELE ESTÁ BÊBADO! DESCULPA! ACABOU! PERFEITO! NADA!

LINGUAGENS: DANÇA O CORPO FALA. DÉBORA COLKER EM “CASA” (1999) COREOGRAFIA VASOS DO ESPETÁCULO “4 POR 4” (2002) O CORPO FALA.

LINGUAGENS: ESCULTURA “Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin A ESCULTURA TATEIA. “O Pensador” (Auguste Rodin)

LINGUAGENS: LITERATURA Vôo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores, Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE.

LINGUAGENS: LITERATURA Paulo Leminski - 1982 "Para o zen budismo, a lua na água é um símbolo da impermanência de todas as coisas.“ Paulo Leminski

LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO JOTA QUEST A MÚSICA IRRADIA.

O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO. LINGUAGENS: TEATRO Fernanda Montenegro ao lado de Fernando Torres, em cena da peça "Dias Felizes" (1985/6). O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.

LINGUAGENS: CINEMA O CINEMA MOVIMENTA. “TEMPOS MODERNOS” “O AUTO DA COMPADECIDA”

LINGUAGENS: PINTURA A PINTURA IMPRIME. "Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)

LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO A FOTOGRAFIA FLAGRA. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

LINGUAGENS: CHARGE “Rio Balavilha”

LINGUAGENS: QUADRINHOS

LINGUAGENS: TRÂNSITO

LINGUAGEM É... ... a atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores*. São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas, a pintura, a dança, os logotipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros. * Interlocutor: cada um dos participantes de um diálogo.

USAMOS A LINGUAGEM PARA... ...pedir ou transmitir informações na maior parte do tempo, mas, além do intuito comunicativo, a linguagem deve dar conta também das necessidades subjetivas, que se expressam nas palavras, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções. “A linguagem é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de idéias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.” Rabaça & Barbosa (1987, p. 367)

TIPOS DE LINGUAGEM As diferentes linguagens representam uma dada realidade por meio de signos, isto é, de sinais que significam. Assim, dependendo dos sinais utilizados, pode-se falar em duas formas de linguagem: 1. VERBAL: aquela que utiliza a língua (oral ou escrita), que tem a palavra, ou signos lingüísticos, por sinal.

TIPOS DE LINGUAGEM NÃO-VERBAL: aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, a fotografia e a escultura, que têm a imagem por sinal etc. “A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visão/leitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.” Ferrara (1996, p. 19.)

TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA. LÍNGUA E CÓDIGO CÓDIGO: sistemas de sinais ou símbolos preestabelecidos entre os interlocutores para comunicar suas idéias. LÍNGUA: sistema de representação socialmente construído, constituído por signos (sinais que significam) lingüísticos. TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.

O VALOR SIMBÓLICO DA LINGUAGEM “As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer interação através da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação.” Abaurre & Pontara (2006, p. 3)

O VALOR SOCIAL DA LINGUAGEM “Tudo o que ser humano alcançou de crescimento cultural está ligado à linguagem. Sem ela, a cultura não existiria, e os conhecimentos não poderiam ser transmitidos de geração para geração. A linguagem torna possível o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.” Campedelli & Souza (1998, p. 10)

ENEM Nos últimos anos, o que mais caiu na prova de Linguagens foi a interpretação de texto. Também costumam ser cobrados os conteúdos de literatura, gramática (principalmente relacionada à semântica), identificação de norma culta e popular, funções de linguagem, figuras de linguagem e gêneros textuais.

Luciana trabalha em uma loja de venda de carros Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas. Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude correta frente ao problema seria a) propor a criação de um programa de ginástica laboral no início da jornada de trabalho. b) sugerir a modificação do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir as dores nas pernas. c) afirmar que os problemas de dores nas pernas são causados por problemas genéticos. d) ressaltar que a utilização de roupas bonitas e do salto alto são condições necessárias para compor o bom aspecto da loja. e) escolher um de seus funcionários para conduzir as ativdades de ginástica laboral em intervalos de 2 em 2 horas.     

E-mail com hora programada Redação INFO, 28 de agosto de 2007. Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situacões em que agendar o envio de uma mensagem é util, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado. Disponivel em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).  

2. Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é a) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail. b) viabilizar a aquisição de conhecimento especializado pelo usuário. c) permitir a seleção dos destinatários dos textos enviados. d) controlar a quantidade de informações constantes do corpo do texto. e) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.

Questões Defina linguagem. Exemplos de linguagem. - Diferença entre linguagem verbal e não-verbal.