ESTÁTICA marcelo alano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Jusciane da Costa e Silva
Advertisements

Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
Introdução Mecânica Mecânica dos corpos rígidos
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO Tema: As forças e a rotação dos corpos
BIOMECÂNICA ÓSSEA SISTEMA DE ALAVANCAS.
Resistência dos Materiais – Apostila 01
Resistência dos Materiais – Apostila 01
ESTÁTICA.
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Rotação dos Corpos Rígidos
DINÂMICA SERIA POSSÍVEL UM CORPO SE DESLOCAR LIVRE DA AÇÃO DE ALGUMA FORÇA ?
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
DINÂMICA.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
ESTÁTICA IVAN SANTOS. O que é Estática? É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO das partículas e dos sólidos. O estudo da ESTÁTICA inicia-se pelo.
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Física I Aula 3: Estática.
Vibração Livre de Sistemas de Sistemas Torcionais
F O R Ç A S (2) Prof. Cesário.
Magnetismo.
Máquinas Simples Arquimedes: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo”  Arquimedes de Siracusa, Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
Grandezas Escalares e Vetoriais
Prof: Esp Thomaz Marquez
Estuda o equilíbrio dos corpos rígidos.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Equilíbrio de corpos extensos
Introdução à análise Vetorial
Definição de Grandeza física
Condições de Equilíbrio
Dinâmica Força e Movimento
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
MQL Dinâmica e Leis de Newton
Física.
Professora: Viviane Gomide
Ciências Físico-Químcias | 9º ano de escolaridade
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação

ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Professor: Marivaldo Mendonça
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Estática de um corpo extenso Professor: Fábio Raimundo
Professor: Fábio Jaime Raimundo
Pág. 85 v = 0 v = 0 F R = 0 F R = 0 v cte≠0 (M.R.U.) v cte≠0 (M.R.U.) F R = 0 F R = 0.
Estática Estática Histórico
Universidade Estadual de Londrina
Massa e Peso Massa Segundo a 2ª lei de Newton, a massa é igual à razão entre a força aplicada num corpo e a respectiva aceleração, podendo ser determinada.
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Equilíbrio de Corpo Rígido ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
AULA 3.
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
2009/2010 Aula 18 Equilíbrio.
Transcrição da apresentação:

ESTÁTICA marcelo alano

Corpo extenso Corpo extenso: qualquer objeto que pode girar em torno de seu eixo. (portas, volantes, régua, etc)

Momento de uma força (torque) Unidade SI: N.m Pode-se usar também: N.cm ou Kgf.m Lembrando: 1kgf = 9,8 N

Exemplo Suponha F1=100N, F2=20N e F3=50N. Em que sentido vai girar a barra?

O somatório dos momentos de uma força

Condições de equilíbrio de um corpo extenso Para condições em que o corpo pode girar, as condições de equilíbrio são: equilíbrio de translação: equilíbrio de rotação: Para um ponto material tínhamos apenas:

Exemplo da apostila

Teorema das Três Forças Quando um corpo extenso está em equilíbrio estático sujeito a três forças não paralelas, as linhas de ação dessas forças devem passar por um ponto comum. As direções de P e N são facilmente identificadas, enquanto F é determinada pelo teorema.

Centro de gravidade Ponto onde podemos considerar aplicado o peso total do corpo ou sistema.

Centro de gravidade

Centro de gravidade

Centro de massa Momento exercido pelo peso: P=Mg Equação para calcular o centro de gravidade. Centro de gravidade e massa coincidem apenas quando o corpo está imerso em um campo gravitacional uniforme.

Centro de massa e gravitacional Centro de gravidade está relacionado ao momento exercido pela força peso e centro de massa está relacionado com a força resultante. No nosso caso estamos mais interessados no centro de gravidade.

Estabilidade do equilíbrio estático Estável: corpo retorna a posição inicial.(a) Instável: corpo não retorna a posição inicial.(b) Indiferente: corpo é deslocado de sua posição inicial e, mesmo após ser liberado, não se move.(bola sobre uma superfície horizontal)

Alavancas Barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio.

Tipos de alavancas Alavanca interfixa: ponto de apoio entre a potência e a resistência.

Tipos de alavancas Alavanca interpotente: força potente entre o apoio e a resistência.

Tipos de alavancas Alavanca inter-resistente: resistência entre o ponto de apoio e a força potente.

Tipos de alavancas O antebraço é uma alavanca interpotente em que o fulcro está na articulação com o úmero (osso do cotovelo) e a força potente é exercida pelo bíceps.

Exercícios: Competência de área 5: Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17: Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem.

Exercícios Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

O que é Estática? É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO das partículas e dos sólidos. O estudo da ESTÁTICA inicia-se pelo conceito de FORÇA. FORÇA é todo agente capaz de provocar uma variação de velocidade ou uma deformação de em um corpo, sendo uma grandeza vetorial(Caracteres: Módulo; Direção e Sentido).

OBS sobre FORÇA Podemos medir a intensidade de uma FORÇA por um aparelho denominado DINAMÔMETRO. No S.I. a unidade de FORÇA =N(newton) FORÇA RESULTANTE ( R ou F r): É a força que produz o mesmo efeito que todas as forças aplicadas em um corpo. Quando F r = 0 (Nula) ou não existirem forças o ponto material é dito ISOLADO.

Classificação das FORÇAS Ex: a) Força Gravitacional (Peso) força exercida pela Terra sobre um corpo de massa m em proximidades. Características: Módulo: P = m . g Direção: Vertical Sentido: Para baixo b)For.Elétrica:(Prótons / elétrons) c) Força Magnética (Imãs) FORÇAS DE AÇÃO A DISTÂNCIA. São aquelas que atuam sobre os corpos mesmo quando não existe o contato entre eles. As forças de ação à distância atuam numa região do espaço denominada de CAMPO.

Momento de uma Força É uma grandeza vetorial cuja intensidade é igual ao produto entre o módulo da força F e a menor distância d do suporte da força ao ponto de rotação (O). F y F  d d F x O O MF,O = + F y . d = F.d.sen  F MF,O = + F . d (sentido anti - hor.) MF,O = - F . d (sentido horário). (No S.I. a unidade é N.m.)

Binário ou Conjugado É um sistema construído por duas forças de intensidades iguais, de mesma direção e de sentidos opostos, mas cujas linhas de ação estão separadas por uma distância d (braço) não nula. Momento do Binário: M = ± F . D A Resultante do Binário é nula. Um corpo rígido , não sofrerá translação submetido a um binário e sim movimento de rotação não uniforme.

Ex:14- Ao extrair uma porca que prende a roda de um carro, um homem aplica forças de intensidade de 4,0 N com as duas mãos numa chave de roda, mantendo as mãos a 50 cm uma da outra. Determine o momento aplicado pelo homem. Sol: Dados: F = 4,0 N e d = 50 cm = 0,50 m O momento do binário vale: M = F . d = 4,0 . 0,50  M = + 2,0 N. m (+) Anti-horário F (- ) Horário -F

Ex:16-

Sol:

Ex:17

Sol:

Equilíbrio de um corpo extenso Condições 1ª - A resultante de todas as forças que agem sobre o corpo é nula. R = 0 R x = 0 e R y = 0 .Esta condição faz com que o corpo não possua movimento de translação. 2ª - A soma algébrica dos momentos de todas as forças que atuam no corpo em relação a um ponto é nulo (  M = 0 ). Esta situação faz com que o corpo não tenha movimento de rotação.

Ex:20

Sol

Ex:24

Sol

Ex: 27-(FGV – SP) Em uma alavanca interfixa, uma força motriz de 2 unidades equilibra uma resistência de 50 unidades. O braço da força motriz mede 2,5 m; o comprimento do braço da resistência é: 5 m 0,1 m 1 m 125 m n.d.a.

Sol: Alternativa c. ; Dados: F m = 2 u e F R = 50 u x F m = 2 u F R = 50 u Pela 2ª condição de equilíbrio temos que  M = 0; então: 2,5 . F m - x . F R = 0 2,5 . 2 = x . 50 x = 0,1 m