PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Advertisements

O ESDE COM QUALIDADE.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Equivalente à média dos países da OCDE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Passos para Revisão do PPP
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Progressão Continuada
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Composição: Arnaldo Antunes
“A vida é o Sopro do Criador numa atitude repleta de amor.”
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Secretaria da Educação
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Avaliação Educacional
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
“A vida é o Sopro do Criador numa atitude repleta de amor.”
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Discutindo coletivamente formas de organização da turma para assegurar condições necessárias ao ensino – aprendizagem de qualidade social. . Gonzaguinha.
O Que é, o Que é?.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Sábado, 15 de abril de :40 “A vida é o Sopro do SUPREMO CRIADOR o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO numa atitude repleta de amor...!” Sobr.’.Gonzaguinha.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Plano de Gestão da Escola
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Professor Coordenador de Apoio
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
O que é o que é Autoria: Letra e Música :Gonzaguinha
Revisita ao PPP.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO

O QUE É O QUE É - GONZAQUINHA Eu fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! Viver e não ter a vergonha de ser feliz, Cantar, e cantar, e cantar, A beleza de ser um eterno aprendiz. Ah, meu Deus! Eu sei Que a vida devia ser bem melhor e será, Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita! E a vida? E a vida o que é, diga lá , meu irmão? Ela é a batida de um coração? Ela é uma doce ilusão?

Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é, meu irmão? Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, É uma gota, é um tempo Que nem dá um segundo, Há quem fale que é um divino mistério profundo, É o sopro do criador numa atitude repleta de amor. Você diz que é luta e prazer, Ele diz que a vida é viver, Ela diz que melhor é morrer Pois amada não é, e o verbo é sofrer.

Eu só sei que confio na moça E na moça eu ponho a força da fé, Somos nós que fazemos a vida Como der, ou puder, ou quiser, Sempre desejada por mais que esteja errada, Ninguém quer a morte, só saúde e sorte, E a pergunta roda, e a cabeça agita. Fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! É a vida! É bonita e é bonita!

META a gente busca CAMINH0 a gente acha DESAFIO a gente enfrenta SONHO a gente realiza SAUDADE a gente mata VIDA a gente inventa DESAFIO a gente enfrenta CAMINH0 a gente acha META a gente busca

“NINGUÉM CONSEGUE NADA SOZINHO, PARA VIVERMOS UM MOMENTO MÁGICO, É PRECISO SOMAR FORÇAS, DISTRIBUIR FUNÇÕES, UNIR TALENTOS E SINTONIZAR OBJETIVOS”.

PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO PLANOS DE ENSINO PLANOS DE CURSOS

ORGANOGRAMA PLANO DE GESTÃO PROJETO PEDAGÓGICO DOCUMENTO QUE DEFINE AS INTENÇÕES DA ESCOLA; PARA REALIZAR UM TRABALHO DE QUALIDADE! EXECUÇÃO DAS INTENÇÕES DEFINIDAS PELO PROJETO PEDAGÓGICO

PLANEJAMENTO PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO PLANO DE CURSO PLANO DE ENSINO

Para elaborar um Projeto Pedagógico é necessário, então, considerar criticamente - com clareza, profundidade e abrangência, os limites e as possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando continuamente o processo e os resultados.

PLANO DE GESTÃO  “É O DOCUMENTO QUE TRAÇA O PERFIL DA ESCOLA CONFERINDO-LHE IDENTIDADE PRÓPRIA NA MEDIDA EM QUE CONTEMPLA AS INTENÇÕES COMUNS DE TODOS OS ENVOLVIDOS, NORTEIA O GERENCIAMENTO DAS AÇÕES INTRA-ESCOLARES E OPERACIONALIZA A PROPOSTA PEDAGÓGICA”.

TEM POR FINALIDADE GARANTIR A ORGANICIDADE E CONTINUIDADE DO CURSO PLANO DE CURSO TEM POR FINALIDADE GARANTIR A ORGANICIDADE E CONTINUIDADE DO CURSO CURSOS ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO I ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II ENSINO MÉDIO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PLANO DE ENSINO Elaborado em consonância com o Plano de Curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e do supervisor de ensino.

TRABALHO COLETIVO RESULTADO DE UM DESEJO COLETIVO DA UNIDADE ESCOLAR PROJETO PEDAGÓGICO E PLANO DE GESTÃO DIREÇÃO DOCENTES FUNCIONÁRIOS APM CONSELHO DE ESCOLA GRÊMIO ESTUDANTIL PAIS DE ALUNOS TRABALHO COLETIVO

J O E R T O P O P C E I D G A G Ó

TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA SIGNIFICA A INTEGRAÇÃO DE TODOS, AJUDANDO-SE MUTUAMENTE EM DIREÇÃO A OBJETIVOS BEM DEFINIDOS, EM BUSCA DE UM TRABALHO DE QUALIDADE EM TODAS AS DISCIPLINAS.

TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA BUSCA ELEVAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM AS POSSIBILIDADES E RITMO DE CADA GRUPO DE ALUNOS, EM TODAS AS DISCIPLINAS. O ESTABELECIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE E O TRABALHO POR PROJETOS, CONTRIBUIRÃO, PARA O TRABALHO COLETIVO.

J O E R T O P O P C E I D G A G Ó

REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO O QUE FUNCIONOU E NÃO FUNCIONOU NO ANO ANTERIOR OS RESULTADOS DO SARESP E/OU DO ENEM A RECUPERAÇÃO PARALELA E A INTENSIVA O ÍNDICE DE EVASÃO ....

O QUE FUNCIONOU E NÃO FUNCIONOU NO ANO ANTERIOR? QUESTÕES LEVANTADAS NO PLANEJAMENTO: COM QUE CLIENTELA A ESCOLA TRABALHA? QUEM É O ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA? QUE ALUNOS APRESENTAM DEFICIÊNCIAS CRÔNICAS? O QUE A ESCOLA FEZ NO ANO ANTERIOR POR ESTES ALUNOS? O QUE FARÁ POR ELES NO PRESENTE ANO? QUE ALUNOS FORAM PROMOVIDOS COM DEFASAGENS NO ANO ANTERIOR?

COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS? O QUE SE VAI FAZER? COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS? COMO ELEVAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM? A) DESENVOLVIMENTO DE “HABILIDADES” - ALUNOS B) DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS, SEUS OBJETIVOS E AVALIAÇÃO C) CONTEÚDOS LIGADOS À VIDA DIÁRIA DOS ALUNOS D) PREPARAÇÃO DAS AULAS E) DIÁLOGO COM OS ALUNOS

COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS? O QUE SE VAI FAZER? COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS? COMO ELEVAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM? F) TRABALHO EM EQUIPE G) PESQUISA COM FUNDAMENTAÇÃO H) AULAS DE CIDADANIA E VALORES I) INTERDISCIPLINARIDADE J) RELACIONAMENTO PROFESSOR/ALUNO K) INTEGRAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE L) ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

METAS DO PONTO DE VISTA FORMATIVO 1 – Desenvolvimento de conceitos de: Cidadania – Solidariedade - Companheirismo Responsabilidade - Direitos e Deveres 2 – Respeito ao patrimônio público: Prédio escolar e seus pertences Transporte coletivo - Praças públicas e ruas, etc.

DO PONTO DE VISTA INFORMATIVO METAS DO PONTO DE VISTA INFORMATIVO TODAS AS DISCIPLINAS DEVERÃO ESTABELECER METAS COM CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS QUE LEVEM O ALUNO A INCORPORAR HABILIDADES E APRENDER A APRENDER

CAPACIDADE DO ALUNO APLICAR O CONHECIMENTO EM NOVAS SITUAÇÕES HABILIDADES AS DISCIPLINAS DEVEM DESENVOLVER HABILIDADES QUE CONTRIBUAM PARA A AUTONOMIA INTELECTUAL DO ALUNO

HABILIDADES - leitura; exprimir por escrito e oralmente; interpretar textos - identificar, formular, ler e resolver problemas; - perceber, conceber, analisar e representar objetos geométricos; - identificar a evolução histórica humana, produção tecnológica, conhecimento e relação: energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

HABILIDADES - combinar leitura, observação, experimentação e registros científicos; - meio ambiente, equilíbrio da natureza leitura e interpretação do espaço geográfico; - recuperar, entender, relatar, rever, comparar e interpretar os fatos históricos à luz das necessidades, desejos, realizações e idéias humanas; - compreender e sensibilizar os alunos a todas as manifestações culturais da sociedade humana e da comunidade local; - entender, participar e objetivar o corpo humano e suas atividades diárias.

A P R E N D E R A A P R E N D E R APRENDER A CONHECER APRENDER A FAZER APRENDER A CONVIVER APRENDER A SER

APRENDER A CONHECER “MAIS IMPORTANTE DO QUE UMA INFORMAÇÃO DEPOSITADA NA MEMÓRIA É A HABILIDADE PARA IR ATRÁS DO CONHECIMENTO DE QUE SE PRECISA E ENCONTRÁ-LO”.

“UM DESAFIO IMPORTANTE É A ARTICULAÇÃO COM A REALIDADE APRENDER A FAZER “UM DESAFIO IMPORTANTE PARA A ESCOLA É A ARTICULAÇÃO COM A REALIDADE FORA DE SUAS PAREDES, COM O MUNDO SOCIAL E O MUNDO DO TRABALHO”.

“TODOS DEPENDEMOS DE TODOS. O QUE O MUNDO PRECISA É APRENDER A CONVIVER “TODOS DEPENDEMOS DE TODOS. O QUE O MUNDO PRECISA É DE COMPREENSÃO MÚTUA, COOPERAÇÃO, DE INTERCÂMBIOS PACÍFICOS E DE HARMONIA”.

“NÃO DEIXAR INEXPLORADO NO FUNDO DE CADA SER HUMANO”. APRENDER A SER “NÃO DEIXAR INEXPLORADO NENHUM DOS TALENTOS QUE SÃO COMO TESOUROS INCRUSTADOS NO FUNDO DE CADA SER HUMANO”.

MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO

AÇÕES:  1.    DIAGNÓSTICO EM TODAS AS CLASSES E DISCIPLINAS, NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA, PRINCIPALMENTE AS DE 5ª SÉRIES CUJOS ALUNOS INGRESSARAM NA ESCOLA; 2.    RECUPERAÇÃO PARALELA; 3.    INTRODUÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, NA QUAL AS PROVAS, QUANDO APLICADAS, SE TRANSFORMEM EM MATERIAL DE ANÁLISE COM A CLASSE, COM VISTAS À VALORIZAÇÃO DO ERRO, ENQUANTO MOMENTO DE CORREÇÃO E APRENDIZAGEM, CONFORME ESTUDO DO TEXTO AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM RETIRADO DA PUBLICAÇÃO RAÍZES E ASAS DURANTE O PLANEJAMENTO; 4.    VALORIZAÇÃO DAS REALIZAÇÕES DO ALUNADO COM O OBJETIVO DE ELEVAR-LHES A AUTO-ESTIMA E A ELIMINAÇÃO DA RECRIMINAÇÃO QUANDO O ALUNO MALOGRA NAS AVALIAÇÕES;

5.    AULAS DIALOGADAS, QUE PERMITAM A EFETIVA E ORGANIZADA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA; 6.    TRABALHO EM GRUPO, NO QUAL OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER UM TRABALHO DE DESCOBERTA E ENFATIZE-SE O ESPÍRITO DE COMPANHEIRISMO E SOLIDARIEDADE, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS; 7.    INTRODUÇÃO DE ALUNOS MONITORES, QUE POSSAM AUXILIAR O PROFESSOR NA ORIENTAÇÃO DOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE DETERMINADOS CONTEÚDOS; 8.    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, OU SEJA, CAPACIDADE DE OS ALUNOS TRANSFERIREM CONHECIMENTOS PARA SITUAÇÕES NOVAS;  

ETAPAS:  1.    ESTABELECIMENTO DA RECUPERAÇÃO PARALELA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, A FIM DE QUE SE POSSA TRABALHAR AS DEFASAGENS APRESENTADAS NOS DIAGNÓSTICOS DOS PROFESSORES, O MAIS TARDAR EM MARÇO; 2.    PREPARO DE AULAS NAS QUAIS O PROFESSOR CRIE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS TANTO QUANTO FOR POSSÍVEL PARA EVITAR O TÉDIO DOS ALUNOS; 3.    UTILIZAÇÃO SISTEMÁTICA DO LABORATÓRIO NAS ESCOLAS QUE O POSSUEM; 4.    UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS QUE O POSSUEM;  

 RECURSOS  1.    LABORATÓRIO COM COMPOSTOS FÍSICO-QUÍMICOS NECESSÁRIOS À ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS; 2.    LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, SOFTWARES EXISTENTES NA SALA DE INFORMÁTICA PARA OS PROFESSORES, QUE SAIBAM OPERAR OS COMPUTADORES 3.    COLEÇÃO DE VÍDEOS; 4.    BIBLIOTECA DA ESCOLA 5.    LIVROS ADQUIRIDOS COM VERBA DO MEC; 6.    DEMAIS MATERIAIS DIDÁTICOS... 

 AVALIAÇÃO: SEGUNDO O ESTABELECIDO PELA ESCOLA E CONTIDO EM SEU REGIMENTO, CABENDO AO SARESP AVALIAR EXTERNAMENTE, OFERECENDO NOVOS ELEMENTOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO.

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO HTPCs TROCA DE EXPERIÊNCIAS CONCRETIZA OS OBJETIVOS ELENCADOS PELO COLETIVO NO PLANEJAMENTO REALIZA O ACOMPANHAMENTO PASSO A PASSO DO PROJETO PEDAGÓGICO

ROTEIRO PARA ELABORACÃO DO SUGESTÃO ROTEIRO PARA ELABORACÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/2003

PROJETO PEDAGOGICO/2003 EE_________________________________________________________   Sob a coordenação da direção e do professor coordenador reuniram-se os membros do Conselho de Escola (docentes, funcionários, pais,, do Grêmio Estudantil e da APM) para realizar nos dias ___ e ___ de março de 2003, o Projeto Pedagógico da Escola. Direção e coordenação procuraram esclarecer, ainda uma vez, o significado do Projeto Pedagógico, ou seja, a intenção da escola em realizar um trabalho de qualidade, mediante um diagnostico da situação da unidade, tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos, como das relações entre todos os envolvidos, que, de uma forma ou de outra, participarão do processo educacional desenvolvido pela unidade. Contudo, ficou esclarecido que o Projeto não pode ficar apenas nas intenções. Para a sua concretização será necessário, a partir do diagnóstico, eleger as metas a serem atingidas, estabelecer ações concretas, etapas, e recursos necessários para a implementação das ações e a avaliação daquilo que todos se propuserem a realizar.

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA A partir de informações sobre o desempenho da escola em 2002, com base nos dados apresentados e resultados obtidos nos vários setores de atuação da unidade, constatou-se:  1.      A existência de ___ alunos com sérias defasagens de aprendizagem, ao longo do ano letivo de 2002 e, por isso, encaminhados à recuperação nas férias de janeiro, um considerável número de alunos nas quintas séries egressos de 4ªs séries de outros estabelecimentos, cujo nível de aprendizagem será necessário apurar nos primeiros dias de aula; 2.      Dificuldades em realizar um trabalho no qual todos estejam engajados, trabalho coletivo; 3.      Formas de avaliação nas quais enfatizam-se, segundo numerosas verbalizações de professores, a avaliação classificatória em detrimento da diagnóstica; 4.      A continuidade da integração escola-comunidade, já com resultados apreciáveis, mas passível de aperfeiçoamento; 5.      Comportamentos inadequados de alunos em algumas classes, prejudicando a aprendizagem; 6.      Outras constatações não previstas neste roteiro.  Uma vez realizado o diagnóstico da escola, o grupo elegerá as metas a serem alcançadas e a implementação de ações destinadas ao alcance das metas.

PROJETO_____________________________________________________   PROJETO_____________________________________________________   PROJETO_____________________________________________________   PROJETO_____________________________________________________   PROJETO..... AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS RESPONSÁVEL EQUIPE RECURSOS LOCAL PRAZO ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV        

PLANO DE GESTÃO – O QUE É? PRODUTO FINAL DO PLANEJAMENTO REGISTRO DO PLANEJAMENTO INSTRUMENTO ESSENCIAL DA GESTÃO DA ESCOLA RECURSO PARA COLOCAR EM PRÁTICA OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO NACIONAL ABORDAGEM ABRANGENTE E INTEGRADA DE TODAS AS ATIVIDADES ESCOLARES CAPTA A VISÃO DA ESCOLA A LONGO PRAZO

PLANO DE GESTÃO – OBJETIVOS EXPLICITAR OS IDEAIS DE UMA COMUNIDADE EM RELAÇÃO A SUA U.E. GARANTIR A ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ESCOLAR COMO UM TODO; GARANTIR QUALIDADE AO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM; PERMITIR A MELHORIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA EM TODOS OS SEUS ASPECTOS: PEDAGÓGICO E ADMININSTRATIVO (PESSOAL E FINANCEIRO).

PLANO DE GESTÃO – ETAPAS DIAGNÓSTICO DEFINIÇÃO DAS METAS E ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DESTINADAS AO ALCANCE DAS METAS AVALIAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO

ROTEIRO DO PLANO DE GESTÃO

I – Identificação da Escola Atos legais; endereço; cursos; horário de funcionamento; turnos; classes. II – Caracterização da Escola  Descrição do prédio e equipamentos; recursos humanos (caracterização dos professores, funcionários, equipe de direção, comunidade); recursos materiais/pedagógicos; recursos disponíveis na comunidade.

IV – Definição de Metas e Ações III – Caracterização da clientela – condições de ensino e aprendizagem: descrição da clientela; índices do SARESP, SAEB, ENEM, CENSO; índices de desempenho do ano anterior; análise dos dados.  IV – Definição de Metas e Ações

DIAGNÓSTICO COM BASE NO ITEM III META AÇÕES CRONOGRAMA PESSOAL ENVOLVIDO RESPONSÁVEIS FORMAS DE AVALIAÇÃO

V – Critérios para acompanhamento – controle – avaliação da execução das metas e ações. VI – Plano de Curso Objetivos da Escola. 2-     Objetivos do Ensino Fundamental. 3-     Objetivos do Ensino Médio. 4-     Objetivos Gerais por Disciplina. 4.1 – Ensino Fundamental. 4.2 – Ensino Médio. 5 – Síntese dos conteúdos programáticos por disciplina

ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO ______ DISCIPLINA SÍNTESE DO CONTEÚDO MATEMÁTICA PORTUGUÊS ETC ENSINO MÉDIO DISCIPLINA SÍNTESE DO CONTEÚDO MATEMÁTICA PORTUGUÊS ETC

IX – COLEGIADOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES   VII - Plano de Trabalho da Direção VIII - Plano de Trabalho - Professor(a)(es) Coordenador(a)(es) IX – COLEGIADOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES 1 - Conselho de Escola – constituição; 2 - Associação de Pais e Mestres, constituição e plano de trabalho da Diretoria Executiva; 3   – Grêmio; constituição e plano de trabalho; 4 - Outros.

X – PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS   X – PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS 1 - Contas 2 – Verbas 3 – Síntese dos gastos do ano anterior

Nº CONTA TIPO DE VERBA PERIODICIDADE RESPONSÁVEIS APLICAÇÃO PRIORIDADE

XI – ANEXOS E APÊNDICES 11-  Calendário Escolar; 2 -  Q.E; 3 - Quadro Curricular (por curso e por período); 4 - Quadro de Horário do Pessoal Administrativo; 5 - Escala de Férias do Pessoal Administrativo;

66 - Ata da Eleição do Conselho de Escola; 7 - Ata da Constituição da Diretoria da APM; 8 - Ata da Constituição do Grêmio Estudantil; 9 - Modelo de Ficha Individual; 10 - Outros.

XII – PROJETOS E ATIVIDADES DA ESCOLA 1 – Projeto de Reforço e Recuperação Paralela; 2 – Outros projetos da SEE (Classes Aceleração – Telessala – Parceiros do Futuro – Escola da Juventude – Escola da Família, etc.); 3 – Outros projetos da escola. XIII - Ata do Conselho de Escola aprovando o Plano de Gestão XIV – A Direção encaminha para a DRE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1 - LDB 9394/96 2 - Deliberação CEE 10/97 3 - Indicações CEE 9 e 13/97 4 - Parecer CEE 67/98 5 - Revista do Projeto Pedagógico/2003-UDEMO 6 - OYAFUSO, A. & MAIA Eny. Plano Escolar: caminho para a autonomia. CTE, 1998. 7 – PADILHA, P.R. Planejamento Pedagógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001. 8 – Outros ...

E VAMOS À LUTA - Gonzaguinha Eu acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão Eu vou à luta com essa juventude que não corre da raia a troco de nada Eu vou no bloco dessa mocidade que não ta na saudade e constrói a manhã desejada Aquele que sabe que é negro o coro da gente e segura a batida da vida o ano inteiro

Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro e apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro Aquele que sai da batalha entra no botequim pede uma “cerva” gelada e agita na mesa logo uma batucada Aquele que manda o pagode e sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira pois o resto é besteira E nós estamos pelaí...