O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia

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Transcrição da apresentação:

Da Psicologia Cognitiva à Teoria Cognitivista do Desenvolvimento Humano

O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia Retomada do interesse pela consciência a partir dos anos de 1950 Não tinha ambição de ser uma corrente, tal como o Funcionalismo

Oposição aos métodos do Behaviorismo e da Psicanálise Confronto de paradigmas S-R x S-O-R O-S-O-R

Retorno aos estudos da consciência e da mente humana QUESTÕES-CHAVES Como as pessoas percebem? Como elas aprendem? Como elas recordam? Como elas avaliam as informações que recebem?

REVISÃO DA PSICOLOGIA Ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais (Kagan & Havemann, 1972, p. 9) Ciência que estuda e tenta explicar o comportamento observável e sua relação com os processos mentais não manifestos que ocorrem no interior do organismo” (Hilgard, Atkinson & Atkinson, 1975, p. 12)

Influências anteriores Platão e Aristóteles Empiristas e associacionistas britânicos Wundt foi considerado precursor da Psicologia Cognitiva devido à sua ênfase no aspecto construtivo ou criativo da mente

Influências anteriores Jean Piaget e sua teoria do desenvolvimento cognitivo infantil Gestalt: ênfase na organização, estrutura, relações e papel do sujeito Função da percepção na aprendizagem e memória

Estágios do Desenvolvimento Cognitivo

APRENDIZAGEM POR IMITAÇÃO

APRENDIZAGEM POR IMITAÇÃO Modificações relativamente duradouras de comportamento devido à observação de ações de uma outra pessoa. Bandura e Walters (1963): estudo de crianças Estímulo: vídeos com teor de violência (adulto agredindo um boneco inflável)

Aprendizagem Social ou por observação Estudos comprovaram que crianças tendem a imitar pessoas reforçadas positivamente, pessoas significativas para a criança, pessoas do mesmo sexo, faixa etária, nível socioeconômico, temperamento e valores semelhantes. Atualmente estes estudos estão voltados para a influência da mídia, principalmente da televisão, nos comportamentos das crianças.

Novo Zeitgeist Nova perspectiva da Física Rejeição à objetividade e aceitação da subjetividade

Pressupostos da Teoria Cognitiva Teorias da Informação e da Comunicação (TIC) O papel do computador na Psicologia Cognitiva (metáforas) Computador como símbolo da Inteligência Artificial (IA)

Metáfora Cognitiva Programa Software Mente Operações mentais Programação computacional análoga à concepção cognitiva da capacidade humana de processar informação

REFERÊNCIAS BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. SCHULTZ, D.P. & SCHULTZ, S.D. O Estruturalismo. Em: SCHULTZ & SCHULTZ (Org.) História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 103-122.