RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

A TINTA DO FUTURO Dilson Ferreira Maringá _ 29.outubro.09.
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
DTA –Anvisa – RDC n.º 175/03 – Porto Alegre/RS
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
ENTENDENDO A NR 10.
ÓRGÃOS CELEBRANTES: CONTROLES INTERNOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL – ATRAVÉS DO CONACI ÓRGÃO REPASSADOR: BANCO MUNDIAL. GRUPO DE TRABALHO: AL, DF,
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE NORMALIZAÇÃO TÉCNICA PARA O COMÉRCIO GLOBALIZADO E PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES E O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE NORMALIZAÇÃO"
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Vanderley John Humberto R Roman Roberto Lamberts
GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Agosto 2009.
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
Normalização na área de Explosões
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
ATUAÇÃO DOS CORRETORES Horacio L.N. Cata Preta Professor convidado da Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro nos MBAs em Gerência de Saúde e Regulação.
UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização.
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
O ciclo virtuoso das Normas Técnicas. Engenheiro Civil e Advogado ROBERTO LIRA DE PAULA.
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Necessidades Relativas a Metrologia
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio
Instrutor: Objetivos:.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Encontro sobre Projetos e Cidades Digitais Abril 2011
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
IMPACTOS E REPERCUSSÕES NAS EMPRESAS CONSTRUTORAS DESDOBRAMENTO NO SETOR.
Convênio de Automação Comercial. Visão do Mercado O Mercado atual não comporta mais organizações rígidas, está mais ágil e dinâmico. Os consumidores estão.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Técnico em Edificações
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Desafios e Benefícios de um
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Sistema de Gestão da Qualidade
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas - REALEX.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
20 de agosto de 2015 CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Transcrição da apresentação:

RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor sobre diferentes tipos de tintas e seus níveis de qualidade.

DESCRIÇÃO DO PSQ Objetivo Melhorar o nível de qualidade das Tintas Imobiliárias no mercado brasileiro Através da eliminação da não conformidade intencional Com a criação de Normas Técnicas que permitam determinar as especificações mínimas de qualidade E de Normas Técnicas que padronizem os métodos de ensaios. Usando a experiência de empresa especializada e credenciada E de laboratório neutro acreditado pelo INMETRO

DESCRIÇÃO DO PSQ Contribuindo para o objetivo principal da ABRAFATI que é promover o desenvolvimento setorial.

RESULTADOS FUNCIONAMENTO DO PSQ Fabricante demonstra interesse em participar Credenciamento: adequação às normas e ao programa Após a aprovação é uma empresa qualificada

FUNCIONAMENTO DO PSQ Verificação do mercado TRIMESTRAL Dos participantes Credenciamento Marcas acompanhadas PRODUTOS Descaracterização Ensaios Resultados AMOSTRAS COLETADAS NA REVENDA E NA INDÚSTRIA

FUNCIONAMENTO DO PSQ Consequências Melhor aceitação nas revendas Participação em licitações Liberação de linha de crédito – ex. BNDES PRODUTOS QUALIFICADOS Dificuldade de comercialização nas revendas Barreira ao crédito Punição por ações judiciais PRODUTOS NÃO CONFORMES

FUNCIONAMENTO DO PSQ Tinta Latex Massa Niveladora Esmaltes Sintéticos Tinta ÓleoVernizes Atualmente

FUNCIONAMENTO DO PSQ Premium Standard Econômica Níveis de qualidade

NORMAS DA ABNT TINTA LATEX

NORMAS DA ABNT MASSAS NIVELADORAS

NORMAS DA ABNT ESMALTE SINTÉTICO E TINTA ÓLEO

NORMAS DA ABNT TINTA LATEX

NORMAS DA ABNT MASSAS NIVELADORAS

NORMAS DA ABNT ESMALTE SINTÉTICO E TINTA ÓLEO

NORMAS DA ABNT VERNIZES DE INTERIOR

FUNCIONAMENTO DO PSQ

Envolvimento Setorial Fabricantes de tintasEntidades de classe Revendedores Grandes usuários Fornecedor de matérias primas Pintores/aplicadores Empreiteiros, engenheiros, arquitetos Usuário final Imprensa e formadores de opinião Governo

FUNCIONAMENTO DO PSQ Apresentações para fabricantes de tintas e associações comerciais Stands em feiras, exsposições e congresso: Tintas; Materiais de Construção; Normalização; Reuniões regulares com a Revendedores Publicações de newsletters Folders e Press releases WEBSITE

RESULTADOS Eliminação de tinta de baixa qualidade Melhoria da qualidade em geral Maior valor agregado Melhor variedade de produto Consumo de materia prima de melhor qualidade Facilidade na decisão do consumidor final Satisfação do usuário

RESULTADOS 27 empresas 37 unidades fabris em 12 estados 4 empresas credenciamento 27 empresas acompanhadas 93% da produção brasileira monitorada 88,3% de índices de conformidade

RESULTADOS Paraguas de protecion al Programa de ABRAFATI PBQP-H – Programa Brasileiros de Qualidade e Produtividade do HABITAT Ministério Público – Código de Defesa do Consumidor Livro de Rótulos da ABRAFATI

PBPQ-H Criado em1998 Ministério das Cidades Investimento público e privado Objetivo: aumentar o nível de qualidade e produtividade da construção civil Participação voluntária Cumprimento das normas técnicas e de qualidade Uso do poder de compra

PBPQ-H Qualidade para as construtoras Qualidade dos materiais de construção Sistema para inovação tecnologica Sistema para qualificação profissional

PBQP-H Poder de Compra do Governo (Federal, Estadual e Municipal) Poder de Compra do Governo (Federal, Estadual e Municipal) Poder de Compra do Consumidor (Código de Defesa do Consumidor) Poder de Compra do Consumidor (Código de Defesa do Consumidor) Mais qualidade Menor custo Ações Fornecedores Rede de revendas Construtores Sistema financeiro

PBQP-H Programa Setorial de Qualidade (PSQs) Combate à não conformidade intencional 26 PSQs Ações na produção de materiais e componentes de produção

Ministério Público O artigo 39 prevê sanções para as empresas que desatendam a essas normas:...É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:...VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Conmetro)

FUNCIONAMENTO DO PSQ ABRAFATI Livro de Rótulos Alta Qualidade Tinta decorativa

PARTICIPANTES

OBRIGADO ! Dilson Ferreira