A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pedagogia da pesquisa-ação
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
2007 ANO DE MUDANÇAS.
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
Descobrindo o profissional de Pedagogia
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Linguagem, Formação e Aprendizagem
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ações desenvolvidas pelo INEP Reunião do Grupo de Trabalho de acompanhamento das ações do Programa Brasil Sem Homofobia e do PNLGBT Brasília, 19 de maio.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
Transcrição da apresentação:

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO Anselmo João Calzolari Neto A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO

Estado da Arte Site INEP: http://www.publicacoes.inep.gov.br/ (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos) (1999) Marli ANDRÉ, Regina H.S. SIMÕES, Janete M. CARVALHO, Iria BRZEZINSKI – elaboração de artigo (Educação & Sociedade, nº68) sobre o período de 1990 a 1996. (2006) Trabalho completo, sob a coordenação de Iria BRZEZINSKI e colaboração de Elza GARRIDO, sobre o período de 1997 a 2002.

Estado da Arte (cont.) Década de 90 (pesquisa discente) – formação inicial, com ênfase na avaliação dos cursos que formam docentes (curso Normal). Década de 90 (periódicos) – discurso politizado, abrangendo vários aspectos da formação docente (concepções, práticas e políticas de formação)

Na produção discente, de 1997 a 2002... Categoria Trabalho Docente (representações, práticas, saberes, currículo em movimento, relatos de experiência) => elevada produção discursos sobre a prática dão lugar a reflexões, análises e avaliações do trabalho docente com vista a redimensionar as práticas pedagógicas. Quebra de silêncio: TIC; Educação Infantil Silenciamento: Ensino Superior; Ensino Profissionalizante; Ensino Médio; Violência na escola.

Campos de interesse Consultas por palavras-chave: Formação de Professores (Inicial) Saberes Docentes (base de conhecimento) Pesquisa ação (colaborativa)

Levantamento - 2002 a 2008 Por títulos e resumos Periódicos Nacionais (circulação Internacional A) – OK Teses e Dissertações PPGE UFSCar- OK Continuidade do levantamento Periódicos Internacionais Periódicos Nacionais (circulação Nacional A e B) Levantamento no GT (ANPEd)

Periódicos (Internacional A) Pelo SciELO Cadernos de Pesquisa (FCC) http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/index.html Educação e Pesquisa (USP) http://paje.fe.usp.br/estrutura/public/revista.htm Educação e Realidade (UFRGS) http://www.ufrgs.br/edu_realidade/ Educação e Sociedade (CEDES) http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd) http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm

Artigos encontrados Cadernos de Pesquisa: 2 Educação e Pesquisa: 4 Educação e Realidade: ? Educação e Sociedade: 3 Revista Brasileira de Educação: 2

Teses e Dissertações - PPGE Aprendizagem da docência (formação inicial) – Ensino Fundamental (séries iniciais) Formação de professores em exercício (iniciantes e experientes) Processo construtivo-colaborativo na escola Mentoria

Nossa Contribuição Investigar o desenvolvimento da base de conhecimentos (conhecimento pedagógico do conteúdo) de licenciandos do curso de Ciências Biológicas por meio de um processo de formação inicial construtivo-colaborativo (metodologia de investigação e de ensino). Fomentar a produção de conhecimentos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial (licenciaturas em ciências naturais), reforçando seu papel sociopolítico. Fornecer subsídios teórico-metodológicos aos formadores de educadores para espaços formais e não-formais.

Etapa da pesquisa Coleta de dados – 2º ano Foco em dois grupos do estágio Estudo dos conceitos: Educação (natalidade, tradição e autoridade), Conhecimento, Ação, Reflexão, Narrativa, Coletividade e Individualidade, Comunidades de Aprendizagem.