Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

Glossário para roteiristas
Experiência videográfica
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Análise de Imagem (Martine Joly)
COMO PRODUZIR UM VÍDEO CONSIDERAÇÕES A TER. O MAIS IMPORTANTE, PARA ALÉM DE TODA A TÉCNICA ENVOLVIDA, É: – CONTAR UMA HISTÓRIA INTERESSANTE – SABER CONTAR.
DETALHE PLANO GERAL ABSOLUTO Contextualização de espaço, tempo e/ou ação.
Linguagem Audiovisual
Documentação de projetos
Tutorial Movie Maker Live
O uso do vídeo em EAD Prof.° AUREO MORAES Departamento de Jornalismo Centro de Comunicação e Expressão.
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
Criando uma Animação.
Produção de texto e roteiro audiovisual
FESTIVAL DE CURTA METRAGEM
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Introdução aos Princípios e elementos de design
fotografia publicitária
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
Linguagem Fotográfica
Laboratório de Iluminação Unicamp Orientação Valmir Perez
Vamos estudar banda desenhada!
Produção de texto e roteiro audiovisual
blá, blá, blá... blá, blá, blá.. blá, blá, blá... blá, blá, blá...
Produção de Audiovisual
POPH | UAL | DESIGN - Comunicação e Multimédia
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
ENQUADRAMENTO PLANO FOTOGRÁFICO.
“Ângulos de Câmera do Filme Publicitário”
Entendendo a linguagem corporal
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Oficina de Fotografia 1.
1 Noções Básicas de Vídeo – Projeto Literacia (PMBCS) 2012.
Linguagem Audiovisual
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA
Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
GUIA DE ESTILOS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA PETWORKING POR MEZCLA DESIGN.
Abrindo um projeto Clique em Arquivo → Salvar como Não esqueça de modificar o nome, colocando um nome que identifique o projeto. Salve seu projeto em mais.
A construção de uma narrativa visual.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Núcleo Pedagógico - Escola da Família Pauta da Orientação Técnica
NADO CRAWL.
ANÁLISE DOS PLANOS CINEMATOGRÁFICOS Arthur / Eduardo / Larissa / Marco Túlio / Ygor.
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Estrutura do Ritmo Visual
Linguagem Cinematográfica
Técnicas de Apresentação
Telejornalismo O telejornal é produto de uma equipe de dezenas de profissionais que atuam sob a regência do Editor Chefe Profissionais da produção de um.
O problema da clareza narrativa. A partir de 1904 o cinema americano torna-se progressivamente mais orientado para a narrativa. Aparecem as bobines mais.
Negativos 35 mm 16 mm - S16 mm. FOTOGRAMA Proporções e estrutura 35 mm –Negativo e positivo = 35 mm –quadro = 16 x 22 mm –som = ótico –perfurações = 4.
BANDA DESENHADA!....
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
Comunicação e Educação Profa. Dulce Márcia Cruz
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
PRODUÇÃO DE VÍDEO Luiz Filipe B. Moreira. PAUTA DO DIA RoteiroIluminação Captação de áudio Composição de cena.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Movimento em Duas e Três Dimensões
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos norteadores Disciplina: Produção de RTVC Tema: Técnicas de produção de áudio e de imagem Assuntos abordados: - os termos técnicos do audiovisual;

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos norteadores Criar para TV ou cinema é pensar com som e imagem palavras não são mais protagonistas a imagem (em movimento) conta a história o som completa o sentido

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos norteadores o que a platéia deseja X o que o cliente precisa comunicar a platéia deseja entreter-se; o cliente precisa comunicar, informar e persuadir; o briefing deve ser traduzido, mas nunca esquecido. ATENÇÃO: o VT precisa se destacar da mesmice dos demais comerciais que compõem o intervalo.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Dominar os termos, criar, coordenar e ser compreendido como descrever as imagens: os enquadramentos e recursos narrativos; como descrever os movimentos: movimentos de lente e de câmera; como sistematizar a narrativa: sinopse, o storyline, storyboard e roteiro

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Glossário Inicial Objeto de cena: designa objetos cenográficos, móveis ou acessórios que compõem o cenário, por exemplo. É o tema da imagem. Em alguns casos, pode ser uma pessoa (personagem), um objeto ou qualquer outra coisa. Eixo da câmera: é o ponto onde esta é fixada. Durante a produção, o EIXO pode ou não sofrer variação (v. movimentos); Posicionamento: é onde se encontra o eixo da câmera. Descreve-se junto com a angulação, se houver alguma.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Ângulos   - Angulação: inclinação da câmera para um dos lados (direito ou esquerdo – horário e anti-horário). - Plangée (do francês, “mergulho”): de cima para baixo. - Contra-plangée: de baixo para cima.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento   Refere-se ao tratamento dado ao objeto de cena, com base naquilo que aparece no monitor e na tela. Chamamos PLANO cada um dos enquadramentos e eles são utilizados conforme a intenção do criador/diretor.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento Paisagens, ruas, praças, rios, pontes. Pode ou não incluir os personagens. Importante é lembrar que o foco narrativo é o ambiente, a cena macro.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento Salas, quartos, ambientes fechados. Refere-se a ambientes menores, ao cenário, mas situa o personagem melhor do que o PG. Observe pequeno corte no corpo do nosso “amigo”. Às vezes chamado de Plano Americano (PA).

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento Personagem da altura dos cotovelos para cima. Não é intrusivo, mas mostra a expressão corporal do personagem ou entrevistado.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento Personagem na altura dos ombros para cima. É mais próximo que o PM, mas não chega a ser intrusivo. Revela detalhes do rosto.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento Mais conhecido como primeiro plano (PP). Refere-se à cabeça/objeto de referência à frente na altura dos ombros para cima. É um enquadramento que dá intimidade e deve ser usado com cautela, pois coloca o personagem como se estivesse em um bate-papo.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Enquadramento É utilizado para causar impacto. Fica ainda mais nítida e sensação de confrontação e pressão. Também chamado de Close UP. Pode ser aplicado a qualquer parte do corpo. Detalhes de objetos, ao invés de pessoas, é um PLANO DETALHE (PD).

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Movimentos - Panorâmica (PAN): movimento horizontal da câmera sobre um mesmo eixo. - Tilt: movimento vertical da câmera sobre um mesmo eixo. Travelling: variação horizontal de posicionamento da câmera. - Grua: variação vertical e horizontal do posicionamento da câmera. - Zoom (in/out): recurso de lente que permite a aproximação ou afastamento de um objeto de cena, sem variação de posicionamento. - Chicote: movimento brusco.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Recursos Narrativos - Câmera Subjetiva: simula o olhar de um personagem, através de travelling em PM ou mais fechado. - Correção: manutenção ou busca de enquadramento de um objeto de cena específico. - Derivação: descrição de cena através de um movimento ou variação de imagem.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos Recursos Narrativos - Fade in: a cena surge de um fundo neutro, geralmente preto ou branco. - Fade out: a cena dissolve para um fundo neutro, geralmente preto ou branco. - Insert: inserção de um detalhe ou de uma outra cena em meio a uma seqüência narrativa; pode ser feito por qualquer meio de edição.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos OBRIGADA!