CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO (Plano de Aula nº 3)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
Direito Constitucional II
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
H I S T Ó R I C O Lei Eloy Chaves (origem do sistema previdenciário e de assistência médica no Brasil - Caixa de Aposentadoria e Pensão -Estrada.
Conceito do segurado especial
A aplicabilidade das Leis Complementares 108 e 109
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
Benefícios Legais Brasil
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
Readaptação e reabilitação: implicações jurídicas
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Direito previdenciário. DONAS DE CASA (DO LAR)
Direitos Humanos Prof. Miguel Machado
Ministério da Previdência Social e o INSS
LEI ELOY CHAVES (1923) Organização das CAP’s (Caixas de Aposentadorias e Pensões) 1923 – CAP dos Ferroviários 1926 – Portuários e Marítimos marco inicial.
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - IV
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
HISTÓRICO Primeira concretização de proteção social: 1601, Inglaterra, com edição da Lei “Poor Relief Act (ato de auxílio aos pobres). Instituía contribuição.
FÓRUM SOBRE APOSENTADORIA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - VII outubro/2005.
INSS – Analista do Seguro Social
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
(41) PERÍCIA MÉDICA.
O Engenheiro Eletricista e o Direito à Aposentadoria Especial
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Segurança do Trabalho no Ordenamento Jurídico Brasileiro
LIBERDADE SINDICAL.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Fator Previdenciário Em 1998 o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional (EC) n° 20, que alterou regras da Previdência Pública. Um dos pontos.
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Direito Previdenciário Aula 2
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade II: A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A SEGURIDADE SOCIAL.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Propriedade imóvel. (PLANO DE ENSINO: Unidade III –
A PREVIDÊNCIA NO BRASIL
Conquista Concursos Apresenta : http: // bit.ly/1FT09KQ.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade I: CONCEITO, ORIGEM E HISTÓRICO DA SEGURIDADE SOCIAL.
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
IV - ORIGEM DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
CARÊNCIA.
DIREITO À SAUDE.
Plano de Seguridade Social
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
Hélio Carneiro Fernandes
Cidadania. Cidadania Civil: liberdades individuais (liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, direito à propriedade, direito à justiça). Instituição.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
Políticas de Saúde no Brasil
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO (Plano de Aula nº 3) Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade I: CONCEITO, ORIGEM E HISTÓRICO DA SEGURIDADE SOCIAL (Plano de Aula nº 3) OBJETO: Origem e objeto da Seguridade Social. OBJETIVOS: Conhecer a evolução histórica e conceitual da Seguridade Social no Brasil.

A ORIGEM DA PROTEÇÃO SOCIAL O sistema protetivo é institivo e a proteção social nasce na família. Conceito de família Sentido amplíssimo a) Direito Civil ► Acepção ampla Significação restrita b) Sociologia Jurídica ► Instituição social básica c) Direito Constitucional ► Célula fundamental da sociedade (art. 226, CF/88)

→ substituindo a proteção familiar precária: a) Auxílio voluntariado (3º Setor) de terceiros (IGREJA) b) Ação estatal: Lei dos Pobres (Poor Law) → evolução dessa proteção: * Primeiros seguros marítimos (Objetivo: proteção das cargas) * Império Romano: - seguros coletivos - licença estatal para a mendicância * Idade Média: - Cooperações amparavam seus membros (que contribuíam) * Revolução Francesa: - Surgiu a Seguridade Social (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão)

* 1883, na Alemanha, Bismarck criou o Seguro-doença → as ideias liberais não permitiram a expansão dessa proteção: o Estado mínimo * ESTADO LIBERAL ► laisser faire: deixar fazer; não opor resistência (conhecido por Estado mínimo) * 1883, na Alemanha, Bismarck criou o Seguro-doença SEGURIDADE SOCIAL ≠ SEGURO SOCIAL: pela mutualidade OBS: (Não há contribuição) (Contribuintes) * ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL ► atender as demandas elementares da sociedade, em especial na área social, como a previdência social, sem o gigantismo de um Estado Comunista: Estado do tamanho certo

→ evolução histórica da Previdência Social: * Fase inicial (até 1918): criação dos primeiros regimes previdenciários (acidente de trabalho e invalidez); * Fase intermediária (de 1919 a 1945): expansão mundial, com a intervenção do Estado cada vez maior na área securitária; * Fase contemporânea (a partir de 1946): aumento da clientela atendida e de benefícios. É o grau máximo do Welfare State (Estado do Bem-estar Social). → evolução histórica e legislativa no Brasil: (surgiu na mesma lógica do plano internacional: origem privada e voluntária; formação dos primeiros planos mutualistas e a intervenção cada vez maior do Estado) * 1543 (SANTAS CASAS): atuantes no regime assistencial; * 1795: Plano de Benefícios dos Órfãos e Viúvas dos Oficiais da Marinha;

* 1808: Montepio para a Guarda Pessoal de D. João VI; * 1835: Montepio Geral dos servidores do Estado - MONGERAL; * 1875: Socorro Mútuo Previdência (Decreto nº 5.853); * 1881: Socorro Mútuo Vasco da Gama (Decreto nº 8.361); * 1882: Socorro Mútuo Marques de Pombal (Decreto nº 8.504); * Decreto nº 9.912, de 26/03/1888, previu o monopólio estatal dos Correios, regulando o direito à aposentadoria dos seus empregados, por idade ou invalidez; * A Constituição de 1891 foi a primeira a conter a expressão “aposentadoria”, a qual era concedida a funcionários públicos; * Decreto nº 127, de 29/11/1892 instituiu para os operários do Arsenal da Marinha a aposentadoria por idade ou invalidez, além da pensão por morte;

1923: Editada a Lei Eloy Chaves (Decreto-legislativo nº 4. 682): * 1923: Editada a Lei Eloy Chaves (Decreto-legislativo nº 4.682): criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões para os ferroviários, por empresa, e depois estendidas aos portuários e marítimos; * Após a Revolução de 1930 – governo Getúlio Vargas - criação do Ministério do Trabalho e organização dos Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP’s): IAPM, IAPB, IAPC, etc. * O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado – IPASE não era um instituto de aposentadoria e pensão como os demais. Tinha organização diferenciada e direcionada aos servidores públicos, criado pelo Decreto nº 238/38, por esse motivo não foi extinto à época da unificação dos institutos; * A Lei Complementar nº 11, de 25/05/1971, instituiu o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural – FUNRURAL, de natureza assistencial, cujo principal benefício era a aposentadoria;

A Lei nº 6. 439/77 instituiu o Sistema Nacional de Previdência * A Lei nº 6.439/77 instituiu o Sistema Nacional de Previdência Social – SIMPAS, buscando a reorganização da previdência social e criou o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS; * A Lei nº 8.029, de 12/04/1990 extinguiu o INAMPS e criou o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, cuja estrutura regimental é, atualmente, prevista pelo Decreto nº 5.513/05; * Em 24/07/91 entraram em vigor os diplomas básicos da Seguridade Social: A Lei nº 8.212 (Plano de Custeios e Organização da Seguridade Social) e a Lei nº 8.213 (Plano de Benefícios da Previdência Social); * Atualmente, o Regulamento da Previdência Social é aprovado pelo Decreto nº 3.048/99, que regulamenta disposições relativas ao custeio da seguridade e aos benefícios da previdência social, com as alterações subsequentes.

→ a seguridade como Direito Humano: * A previdência social é usualmente fixada como um direito humano de 2ª geração, devido à proteção individual; * O direito à proteção social como direito humano, no plano internacional, por meio da ONU, somente veio a ser reconhecido com o Pacto Internacional dos direitos Econômicos, Sociais e Culturais (ratificado no Brasil por meio do Decreto nº 591, de 06/07/1992), aprovado em conjunto com o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos; * Esses documentos, juntamente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (que prevê a inclusão da previdência social em seu art. 22), formam a Carta Internacional dos Direitos Humanos.

OBJETO DA DISCIPLINA PREVIDENCIÁRIO ► de previdência: do latim praevidentia; qualidade ou ato de previdente; o mesmo que providência. Daí a seguridade social brasileira ser definida como o conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos à saúde, à previdência e à assistência social (CRFB/88, art. 194, caput). DIREITO PREVIDENCIÁRIO ► antigamente conhecido como DIREITO ASSISTENCIAL: conjunto de normas que amparam o trabalhador, garantindo-lhe benefícios da previdência e assistência social.

DICAS DE ESTUDO   DINIZ. Maria Helena. DICIONÁRIO JURÍDICO UNIVERSITÁRIO. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 264. IBRAHIM, Fábio Zambiette. CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO, 17ª edição, revista, ampliada e atualizada. Niterói-RJ: Editora IMPETUS, 2012, p. 1-67; 83-89.