Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS1 - 18 de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Formosa: Exercício de entender suas relações.
A Gestão Social pode ser vista como...
APRESENTAÇÃO apresentação.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Oficina de Trabalho : SUDENE, ADENOR e SEBRAE
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Parceria entre Hospitais Filantrópicos: Desafios e Possibilidades
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Plano Estratégico Regional de Turismo
MDIC/SECEX/DEPLA/CGDE
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura Política de desenvolvimento territorial da pesca e aquicultura Missão Superação das desigualdades regionais e sociais,
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
Promovendo Soluções Sociais
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
CEDS-LN - 18 de Outubro de 2011 Msc. Paul Dale
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Zoneamento Marinho Litoral Norte
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Projeto Fornecedor de Qualidade Comitê Regional da Qualidade Vale do Sinos.
Educação básica de qualidade para todos
Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro
* Brasília (DF) - maio de 2006
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável do Litoral Norte Paulista.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
O projeto KM ZERO Nasce com o intuito de valorizar os produtos derivados das atividades piscatórias de origem local Procura conjugar esforços de entidades.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN” Dra. Patricia Ortiz

Litoral Norte - SP UCs = mais de 80% do território regional Turismo Sol, Mar e Praia e 2ª residência Região vem recebendo investimentos para o desenvolvimento de atividades econômicas, que demandam complexo esforço de integração com a atividade turística (sustentável). Preparação suficiente para discussão dessa temática.

Convênio de Cooperação Técnica e de Promoção do Diálogo  Aditivo do Convênio 2010/2012 (Anexo 1) - Grandes Temas: VI.Turismo Sustentável. Ecoturismo: projetos e gestão. Unidades de Conservação e Programas de Turismo. Turismo Náutico. Hidrovias. XI.Certificação de Qualidade Ambiental. ISO Produtos Florestais. Turismo certificado. Certificação de qualidade na pesca. Bandeira Azul: praias, marinas e barcos de recreio.  Plano de Ação – Linhas de Ação: Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável Maior Participação da Sociedade nas Unidades de Conservação do Litoral Norte do Estado de São Paulo

Plano de Ação Ceds Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável  Estruturar programas municipais e regionais  Articular com os planos de manejo das UC  Capacitar os atores - Governo / Negócios / 3º Setor  Desenvolver o Capital Social do Turismo (todos os prestadores de serviços)  Criar Oficinas de Turismo direcionadas para o Poder Público + Trade Turístico  Criar identidade (conceito e imagem) para o TS  Articular Plano de Comunicação  Promover a certificação de produtos e serviços em turismo

Objetivo Geral  Instrumentalizar a região para as etapas iniciais de implementação do “Programa de Turismo Sustentável no Litoral Norte paulista”, dando destaque especial aos produtos e serviços vinculados ao mosaico das unidades de conservação.

Publico Alvo  Participação do poder público local, das unidades de conservação, das comunidades tradicionais, das entidades da sociedade civil, estudantes e representantes das instituições de ensino e pesquisa, e do trade turístico atuante na região.

Objetivos da 1ª Oficina Diretrizes de Turismo Sustentável para o LN-SP  Discutir participativamente diretrizes de TS para o LN-SP;  Apresentar o esboço do Plano de Comunicação do Programa de TS;  Apresentar três propostas preliminares para criação de identidade do Programa (conceito e imagem);

Resultados Esperados  Diretrizes do Programa de Turismo Sustentável do LN.  Base para criação de Indicadores de TS para a região.  Insumos iniciais para elaboração de identidade do Programa.  Base inicial para a criação de um Plano de Comunicação.

Objetivos da 2ª Oficina Conceitos em Turismo Sustentável  Nivelar conceitos de Turismo Sustentável para diferentes públicos com base em experiências;  Apresentar a versão final das diretrizes;  Novembro/ 2011

Objetivos da 3ª Oficina Seleção participativa de produtos regionais  Identificar, analisar e selecionar produtos e atrativos potenciais;  Segmentos: observação de aves, ecoturismo, turismo náutico, turismo de aventura, turismo de base comunitária, turismo cultural.

Objetivos da 4ª Oficina Valoração Ambiental  Sensibilizar sobre o valor econômico da paisagem e da biodiversidade;  Discutir ferramentas para viabilização de produtos relacionados a conservação da biodiversidade;

Objetivos da 5ª Oficina Certificação Ambiental  Selecionar critérios para certificação de produtos e serviços;  Construir identidade regional/local dos produtos por meio da construção de uma marca;  Reapresentação das marcas/conceitos;

Objetivo da 6ª Oficina Turismo Sustentável e experiências exitosas  Apresentar experiências exitosas de TS que envolvam parcerias entre diferentes setores;

Objetivos da 7ª Oficina Proposta do Mosaico do Litoral Norte/SP e Turismo Sustentável  Discutir o papel do Mosaico na construção da identidade e gestão territorial do LN;  Discutir como o mosaico do LN/SP pode alavancar o TS na região

Objetivo da 8ª Oficina Plano de Comunicação e Marketing  Apresentar o Plano de Comunicação e MKT do Programa de TS