EQUIPE: ALEXANDRE DE PAULO SILVA DIRENE ESPINEL ÉRCULIS LOPES PROENÇA JOCÉLIA ESPINEL MARCELA TAMIRES LAGUNA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Unidade VI Técnicas de Documentação: Formulários
5 Calibração de Sistema de Medição
Auditoria da Qualidade
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Eficiência Energética
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Karine Murad Núcleo de Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual/Divec Programa de Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços 17/10/2011.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Estudos de Estabilidade
Marcelo Castilho de Freitas
Engenheiro Hewerson Raniére da Silva
INMETRO/DQUAL/DICLA CREDENCIAMENTO ISO/IEC ENLAB - DEZEMBRO/2000.
Necessidades Relativas a Metrologia
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
5 Calibração de Sistema de Medição
DESENHO TÉCNICO CURSO: ENGENHARIA CIVIL
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Reunião Regional Sul/Sudeste 25a 29 de setembro Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião Regional de Planejamento.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Reunião Regional Sul/Sudeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal.
Workshop sobre Oficinas de Manutenção e Reparo em Bombas Medidoras
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
GESTÃO DE EQUIPAMENTOS
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
ISO 9000.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
“Redução das Variedades de Materiais Elétricos para Uso em Áreas Classificadas.” “Maria Elizabeth Silva Guimarães” “Técnica de Manutenção II” “MATERIAIS/RECP/CLF”
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Ana Martins e Bruno Santos
Prof. Olívio Novaski 1 CONSENSO É O PROCESSO PELO QUAL UM TEXTO É SUBMETIDO A APRECIAÇÃO, COMENTÁRIOS E APROVAÇÃO DE UMA COMUNIDADE, TÉCNICA OU NÃO, A.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Data: 08 de agosto de 2006 Objetivo:  
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

EQUIPE: ALEXANDRE DE PAULO SILVA DIRENE ESPINEL ÉRCULIS LOPES PROENÇA JOCÉLIA ESPINEL MARCELA TAMIRES LAGUNA

O QUE É INMETRO? Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial HISTÓRICO Criado em 1973, objetivando fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES Verifica a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos. Mantém e conserva os padrões de unidade de medida, assim como implanta e mantém a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no País, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando, em nível primário, à sua aceitação universal e, em nível secundário, à sua utilização como suporte ao setor produtivo, com vistas à qualidade de bens e serviços.

COMO AS EMPRESAS DEVEM PROCEDER PARA CERTIFICAR UM PRODUTO? Para obter a certificação de produto, é necessário contatar um dos Organismos de Certificação de Produto acreditados pelo Inmetro. O solicitante deve obter todos os documentos básicos para a acreditação, preencher integralmente os formulários da solicitação de acreditação e enviá-los ao Inmetro assinados pelo seu representante autorizado e acompanhados dos documentos necessários à abertura do processo. As etiquetas devem sempre trazer nome, razão social ou marca registrada do fabricante ou importador, indicação de tamanho, identificação fiscal, e país de origem.

COMO É DADO A APROVAÇÃO DOS SELOS / ETIQUETAS? A aprovação é dado após a realização da Apreciação Técnica de Modelo que consiste de um exame feito através de estudo da documentação, inspeção visual e ensaios em um ou mais exemplares do modelo, conforme definido nos Regulamentos Técnicos Metrológicos. EXEMPLOS DE ALGUNS ETIQUETAS/SELOS Etiqueta de Eficiência Energética: Selos com Itens de Segurança: Capacete e Extintor de Incêndio Refrigeradores

ETIQUETA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Cada linha de refrigerador possui uma etiqueta, mudando as características técnicas de cada um. Antes de comprar um eletrodoméstico com esta etiqueta, verifique a letra que indica a sua eficiência energética. Podendo ser de consumo A à G. Fonte: Inmetro

EXEMPLO DE CONSUMO KWH/MÊS REFRIGERADOR BRASTEMP REFRIGERADOR ELETROLUX Cor Lateral: Preta Cor frontal: Inox Peso Com Embalagem:  28,5kg Peso Sem Embalagem:28 kg Consumo de energia mensal: 20,2 kWh/mês Capacidade de Armazenagem - Refrigerador: 109 L Capacidade Total - Refrigerador: 112 L Capacidade de Armazenagem - Freezer: 7,8 L Capacidade Total: 120 L Capacidade Total - Freezer: 7,8 LPotência:  28 W Consumo: 58,1 KWh/mês Capacidade Total de Armazenamento 462 Capacidade Líquido Congelador 115 Capacidade Líquido Refrigerador 347 Capacidade Total Bruta 468 Capacidade Bruta Congelador 115 Capacidade Bruta Refrigerador 353 Dimensões aproximadas do produto: 186,5x70,2x73,3cm (AxLxP) Peso líq.aproximado do produto: 84,5 kg Garantia do Fornecedor: 12 meses Fonte: Inmetro

ÍNDICE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA O exemplo a seguir objetiva facilitar a interpretação dos Índices de Eficiência Energética. Desta forma, pegando-se o volume ajustado do refrigerador (por exemplo, 330 litros) dividindo-o pelo seu consumo mensal (por exemplo, 17,54 kWh/mês) é obtido o IEE = 17,10. Comparando o IEE = 17,10 com o exemplo anterior(Slide X) o refrigerador encontra-se na categoria "F". Fonte: Inmetro

SELOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Fonte: Inmetro / Procel

O selo vermelho identifica marca de conformidade dos extintores novos e possui: A marca do INMETRO; O número de série do selo; A identificação do fabricante; O número da licença do fabricante Quando submetido a manutenção, um selo azul esverdeada que certifica a conformidade é colado e possui: O símbolo da certificação; O número de série do selo; A data da realização da manutenção; A identificação da firma que realizou a manutenção.

DADOS E NUMERAÇÃO EXTINTORES 12

NUMERAÇÃO SELO EM CAPACETES Número de série do capacete Logotipo do organismo certificador acreditado pelo Inmetro. Marca holográfica do Inmetro. Número da autorização Etiqueta interna com as seguintes informações: Nome do fabricante/importador; mês e ano da fabricação; tamanho do capacete em centímetros; número e ano da norma técnica NBR 7471/2001. 13

BOA NOITE À TODOS!!!