CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Advertisements

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
FOGO.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Ciclo de vida do produto
Ônibus movido a Etanol.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
A ENGENHARIA NO PROJETO
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
Propostas sobre Conservação, Racionalização e Uso Eficiente de Energéticos GTENERGIA Dr. Marcio M. Vilela IEE-USP Prof. Dr. José.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Ecologística: a logística da ecologia
Gestão Ambiental.
1.
PANORAMA SOBRE LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO MUNDO
Agrupamento de Escolas de Alijó
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
Política Nacional de Resíduos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
 Logística e ecologia.
Importância da Certificação
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Gestão Sustentável do Uso da Energia
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Educação para a Sustentabilidade: Consumo Consciente como Força Motriz
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
CONSUMO SUSTENTÁVEL OU CONSCIENTE
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
COMPRAS SUSTENTÁVEIS Carlos Eduardo Malachias
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Logística e Ecologia Unidade 9
Dia do Design Sustentável
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Objetivos Conhecer as ações adotadas pelas grandes empresas sobre as mudanças climáticas.
Desenvolvimento sustentável
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
PERGUNTAS Quais são as práticas da responsabilidade ambiental da logística? O que é logística reversa? Quais são suas principais vantagens? Qual o objetivo.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Meio ambiente : perspectivas, carreira e mercado Luiz Lobo.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS DEBORAH BARÉ HÜBNER deborah.hubner@fgv.br

Sumário da apresentação Histórico da formulação de critérios de sustentabilidade de produtos Desenvolvimento da metodologia Fundamentação da pesquisa Definição dos critérios de sustentabilidade de produtos Avaliação dos produtos – Matriz de Impacto Ambiental Exemplos de produtos ambientalmente sustentáveis Conclusões

Histórico da formulação de critérios de sustentabilidade de produtos 2006 : GVces executa projeto para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo 2007: GVces trabalha em parceria com ICLEI atendendo demanda da Prefeitura de SP 2007-2008: GVces trabalha com ICLEI, atendendo demanda dos Estados de MG, SP, BA e do Município de São Paulo Criação de instrumentos para efetivar compras públicas sustentáveis Inserção de critérios de sustentabilidade no uso dos recursos públicos para a aquisição de produtos

Resultados dos Projetos Histórico da formulação de critérios de sustentabilidade de produtos (cont.) Resultados dos Projetos Educação e Sensibilização Produção e Disseminação de conhecimento no tema Treinamento e capacitação de compradores públicos Ferramentas Desenvolvida e aprimorada metodologia para identificação de critérios de sustentabilidade ambiental Pesquisa de produtos disponíveis no mercado

Desenvolvimento da metodologia Critérios de sustentabilidade ambiental Projeto SMA Estado de SP (2006) Foram analisados os impactos ambientais de diferentes grupos de produtos consumidos pelos governos Grupos escolhidos: Cruzamento entre os produtos mais comprados pelo Governo e impactos ambientais mais relevantes Total de produtos pesquisados Revisão de 7500 já existentes no catálogo de produtos (sustentável ou não) Inclusão de aproximadamente 800 novos produtos sustentáveis – alternativas sustentáveis para os que já são comprados Alguns grupos de produtos avaliados: Veículos Pneus Equipamentos Para Refrigeração, Condicionamento e Purificação de Ar Equipamentos de Instalações Hidráulicas Lâmpadas

Conclusão do Projeto SMA: Desenvolvimento da metodologia Critérios de sustentabilidade ambiental (cont.) Conclusão do Projeto SMA: A maioria dos produtos que compunham o catálogo do Governo do Estado de SP não foram considerados sustentáveis sob o ponto de vista ambiental Algumas alternativas de produtos sustentáveis já apresentam preço competitivo (ex: papel reciclado, lâmpadas, computadores, carros) A compra de produtos mais sustentáveis por parte do Governo é relevante para o fomento e consolidação de um modelo de produção mais limpa

Fundamentação da pesquisa Critérios Ambientais Os critérios de sustentabilidade ambiental de produtos foram elaborados com base nas seguintes referências: Decreto Estadual Paulista nº 50.170 Metodologia do Ciclo de Vida do Produto Legislação Ambiental pertinente em vigor no país Literatura nacional e internacional Impactos ambientais da produção e consumo Produção sustentável e consumo sustentável Certificação ambiental

Fundamentação da pesquisa Critérios Ambientais (cont.) Decreto Estadual Paulista nº 50.170 Definiu critérios de sustentabilidade ambiental para orientar ações do Governo do Estado de São Paulo, entre elas, as compras públicas Critérios estabelecidos pelo Decreto utilizados na pesquisa: Economia no consumo de água e energia Minimização de resíduos e emissão de poluentes Racionalização no uso da matéria-prima

Fundamentação da pesquisa Critérios Ambientais (cont.) Metodologia do Ciclo de Vida do Produto Análise dos produtos com enfoque no impacto ambiental relacionados aos estágios da “vida” do produto: Extração da matéria-prima para sua elaboração Processo produtivo Utilização pelo consumidor Descarte final

Fundamentação da pesquisa Critérios Ambientais (cont.) Metodologia do Ciclo de Vida do Produto No estudo não foi aplicada a análise do ciclo de vida devido à ausência de dados precisos para cada produto analisado e cada ciclo Como alternativa, utilizou-se matriz de impacto ambiental em que são considerados os impactos nas seguintes etapas Matéria prima – utilização de materiais alternativos, menos impactantes Processo produtivo – inovação tecnológica Uso/Consumo – logística de entrega, manutenção do produto, vida útil do produto Descarte final – reutilização, reciclagem e logística reversa

Fundamentação da pesquisa Critérios Ambientais (cont.) Legislação Ambiental Normas consultadas: Legislação nacional / estadual Normas ABNT Regras INMETRO Entre outras. Literatura nacional, internacional e certificações Estudos sobre ciclo de vida do produto; Selos PROCEL de eficiência energética FSC - produtos madeireiros AAO , IBD - orgânicos Entre outros.

Definição dos critérios de sustentabilidade de produtos Aspectos Ambientais Elementos que podem ser afetados pela produção dos bens Ar Água Solo Energia Mudanças climáticas Biodiversidade Entre outros Para cada aspecto foram determinados critérios de sustentabilidade ambiental para produtos

Definição dos critérios de sustentabilidade de produtos (cont.) Total de critérios desenvolvidos: 49 Alguns critérios de sustentabilidade ambiental para produtos: Redução de consumo de água Biodegradabilidade Ausência de substâncias que destroem a camada de ozônio Uso de biocombustíveis Produtos com vida útil mais longa Uso de embalagem produzida com material renovável Eficiência energética Uso de matéria prima natural (óleos vegetais, corantes naturais) Originários de processos de reciclagem de materiais

Avaliação dos produtos Matriz de Impacto Ambiental Critérios relacionados à matéria prima origem Legal da matéria prima utilização de materiais naturais e renováveis a extração preocupa-se com a conservação e reposição dos estoques naturais Critérios relacionados ao processo produtivo utilização de tecnologia menos impactante eficiência na utilização da matéria prima minimização da produção de resíduos Critérios relacionados ao uso/consumo consumo de água consumo de energia elétrica vida útil mais longa não é tóxico Critérios relacionados ao descarte final reutilização reciclagem logística reversa – fabricante reutiliza o produto depois do consumo

Avaliação dos produtos Matriz de Impacto Ambiental (cont.) O cumprimento de apenas um critério de sustentabilidade ambiental será suficiente para recomendação do produto como sustentável A disponibilidade atual de produtos sustentáveis ainda é limitada A exigência de critérios mais rígidos poderia inviabilizar a iniciativa de licitação sustentável

Exemplos de produtos ambientalmente sustentáveis Equipamento hidráulico – torneira automática Critérios relacionados à matéria prima Critérios relacionados ao processo produtivo Critérios relacionados ao uso/consumo Redução consumo de água Critérios relacionados ao descarte final

Exemplos de produtos ambientalmente sustentáveis (cont.) Papel reciclado Critérios relacionados à matéria prima Utiliza matéria prima reciclada Reduz a necessidade de cortar árvores Critérios relacionados ao processo produtivo Não necessita de produtos químicos para o clareamento Reduz a produção de resíduos – utiliza resíduo da produção e da utilização de papel Critérios relacionados ao uso/consumo Redução consumo energia elétrica Critérios relacionados ao descarte final Benefício social – incentiva a cadeia da reciclagem

Exemplos de produtos ambientalmente sustentáveis (cont.) Tinta – esmalte sintético a base de água Critérios relacionados à matéria prima .Não utiliza solventes derivados de petróleo É solúvel em água Critérios relacionados ao processo produtivo É produzida em processo mais limpo Critérios relacionados ao uso/consumo Não é tóxico Critérios relacionados ao descarte final Não utiliza solvente derivado de petróleo, menor potencial poluidor

Conclusões O consumo traz consigo impactos significativos, não apenas econômicos, mas também de cunho ambiental e social O cenário atual de degradação ambiental implica na necessidade de transformar o modelo de produção e consumo estabelecido Essa transformação busca incorporar em cada componente da sociedade sua respectiva responsabilidade na construção de uma comunidade global próspera, saudável, eqüitativa e sustentável O Governo é um consumidor com grande poder transformador e, ao optar por produtos sustentáveis, estimula maior oferta por parte dos fornecedores Ao longo do tempo, com a ampliação do mercado de produtos sustentáveis, será possível adotar critérios de compra mais rígidos, promovendo, de forma crescente, a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e a proteção do meio ambiente