USUPORT - BA “ 2º Seminário de Modernização dos Portos”

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Transcrição da apresentação:

USUPORT - BA “ 2º Seminário de Modernização dos Portos” O Grande Porto do Brasil “ 2º Seminário de Modernização dos Portos” Acessibilidade Rodoviária e Ferroviária USUPORT - BA Paulino Moreira da Silva Vicente Superintendente de Infra-Estrutura Agosto.2006

Movimentação de Cargas Porto de Santos Milhões de toneladas 49% 36% 68 34 40 35 38 36 43 48 53 60 72 79 19 milhões t 23% 10 milhões t P R O J E T A D CARGA GERAL GRANEL LÍQUIDO GRANEL SÓLIDO Fonte: CODESP

Comércio Exterior - Hinterlândia 31% 0,1% 1% 9% 0% 0,1% 2% 9% 1% 2% 6% 34% 86% 4% 34% 1% 6% 58% 21% 20% 3% 59% 5% 2% PORTO DE SANTOS 4% 2% FONTE: ALICEWEB

Sistema Anchieta/Imigrantes - SP-055 (Pa. Manoel da Nóbrega) Acessos HIDROVIAS - TIETÊ-PARANÁ - AHSUL – AHIPAR FERROVIAS M.R.S. FERROBAN - ALL - FCA NOVOESTE PORTOFER AEROPORTOS CUMBICA CONGONHAS VIRACOPOS RODOVIAS Sistema Anchieta/Imigrantes - BR-101 (RIO/SANTOS) - SP-055 (Pa. Manoel da Nóbrega) - Piaçaguera-Guarujá

Linhas de transmissão 30 km CAPACIDADE DE ESTOCAGEM PORTO DE SANTOS ÁREA (M²) Margem Direita: 3.700.000 Margem Esquerda: 4.000.000 TOTAL: 7.700.000 BERÇOS CODESP: 53 Privativos: 09 TOTAL: 62 CAIS (M) CODESP: 11.330 Privativos: 1.670 TOTAL: 13.000 TANQUES Unidades: 520 Volume: 1.000.000 M³ DUTOS 55.676 M PÁTIOS 974.353 M² LINHAS FÉRREAS 100.000 M USINA DE ITATINGA Fundação 1910 Potencia Gerada 15.000 kW Linhas de transmissão 30 km CAPACIDADE DE ESTOCAGEM 499.701 M²

Comercio Internacional US$ FOB x 1,000 Janeiro - Maio 2006 PAÍS BRASIL PORTO DE SANTOS % 1.º EUA 11.737.848 3.320.653 28 2.º ARGENTINA 5.580.573 889.072 16 3.º CHINA 4.388.852 966.416 22 4.º ALEMANHA 3.727.378 1.467.250 39 5.º JAPÃO 2.449.624 681.269 6.º ITÁLIA 1.956.272 599.088 31 7.º CHILE 1.860.695 204.759 11 8.º HOLANDA 1.772.073 550.462 9.º MEXICO 1.762.215 705.369 40 10.º CORÉIA 1.678.778 210.235 13

Movimentação dos diversos modais no Porto de Santos ANO Nº de Navios Atracados Movimentação Total do Porto (t) Movimentação por Ferrovia Percentual da Ferrovia (%) 2003 4.703 60.077.073 8.320.327 13,85 2004 4.995 67.609.753 8.703.179 12,87 2005 5.535 71.902.494 10.601.869 14,74 2006/Junho 2.760 35.196.258 5.099.104 14,49

Movimentação do Modal Ferroviário no Porto Organizado Fonte: PORTOFER

Tempo médio de permanência dos vagões no Porto Organizado Fonte: PORTOFER

Plano de ATUAÇÃO no Sistema Viário Micro obras com recursos próprios Micro obras com participação da Iniciativa Privada Logística do Transporte Rodoviário Credenciamento de Pátios Reguladores Gestão do Tráfego Portuário Implantação das Av. Perimetrais (Ações de médio prazo)

Micro obras (Recursos próprios) Antes Atual Alargamento da Av. Augusto Barata ( Retão da Alamoa)

Micro obras (Recursos próprios) Atual Antes Novo Geométrico Viário do Valongo

Micro obras (Recursos próprios) Antes Atual Remanejamento dos Segregadores (Em frente Arm. 10 e 11)

Micro obras (Recursos próprios) Antes Atual Alargamento de faixa viária - Em frente ao Armazém 12 A

Micro obras (Recursos próprios) Novo sistema viário Macuco Recapeamento Asfáltico Valongo

Micro obras (PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA) Cais Arm. 39 (ADM) Cais Arm. 38 (POOL CÍTRICO) Remodelação do Cais do Corredor de Exportação

Parcerias já realizadas com a Iniciativa Privada 3,5 km de cais com pavimentação já remodelada 1- Cais dos Armz. 14/15 2- Cais dos Armz- 16/17 3- Cais do Armz. – 18/19 4- Cais do Armz. – 20/21 5 - Cais dos Armz. 30/31 6 - Cais do Armz. 32 7 - Cais dos Armz. 38/39 CONCLUÍDOS

Micro obras (PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA) (Novo Acesso – 300 M) (Novo Acesso – 700 M) Entrada Tecondi Valongo Entrada Tecondi / Rodrimar Saboó

Logística de Transporte Rodoviário Origem Pátios Reguladores Porto de Santos Logística cadenciada em vigor Logística programada e cadenciada Zonas de Estacionamentos Rotativos

Pátios Reguladores Credenciados ECOPÁTIO – Cubatão PINHAL RODOPARK - Cubatão LIBRA TERMINAIS – Cubatão 2.200 - Vagas Estáticas Existentes 2.700 - Acréscimo de Vagas Estáticas Projetadas

Gestão do Tráfego Portuário Reuniões Quinzenais na Codesp Participantes: Ministério dos Transportes / Ministério da Agricultura / Anvisa Secretaria de Transportes do Gov. do Est. de S. Paulo Prefeituras e CET’s de Santos, Cubatão e Guarujá Alfândega / Polícia Rodoviária Sindicatos Rodoviários / Sindamar Portofer Ecovias / Pátios Credenciados Operadores Portuários / Sopesp Coordenação da Codesp

Regramento para Gestão do Tráfego Portuário Resolução DP N° 86.2006, de 03 de julho de 2006. Define: Zonas de Estacionamento Rotativo para terminais portuários; Zonas de Estacionamento Rotativo para embarque e/ou descarga de mercadorias direta da rua, no cais público; Atribuições às Empresas que utilizarão o Sistema de Estacionamento Rotativo; Atribuições às Superintendências da Codesp para Gestão do Tráfego Portuário; A Resolução entra em vigor efetivamente até 1º de Agosto de 2006 José Carlos Mello Rego Diretor Presidente

Projetos Futuros (Possibilidade de PPP’s) Avenidas Perimetrais Perimetral da Margem Direita (Santos) 10 km Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá) 4 km

Paulino Moreira da Silva Vicente dsisuper@portodesantos.com.br Visite Nosso Porto Grato pela Atenção Paulino Moreira da Silva Vicente dsisuper@portodesantos.com.br Ppt: Elis Coelho