Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO) TEMA DA AULA: FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR.
O que pode MELHORA OU DIFICULTAR DESENVOLVIMENTO MOTOR ? INDIVIDUAL Hereditariedade, Biologia, Natureza e Fatores Intrínsecos AMBIENTE Experiência, Aprendizado, Encorajamento e Fatores Extrínsecos TAREFA Fatores Físicos e Mecânicos
Quais as esse fatores intrínsecos? A herança genética peculiar é responsável pela individualidade, bem como a similaridade.
DIREÇÃO DESENVOLVIMENTISTA 1 Céfálo-caudal: Progressão gradual do controle crescente da musculatura movendo-se da cabeça em direção aos pés. 2 Próximo distal: Refere-se especificamente a progressão da criança do centro para as extremidades.
ÍNDICE DE CRESCIMENTO O processo de crescimento auto-regulador compensará os desvios mínimos no padrão de crescimento, mas é freqüentemente incapaz de compensar os desvios maiores, especialmente no período neonatal e na infância.
“Flutuação auto-reguladora” - capacidade recuperação Ex: bebês de baixo peso ao nascer / doenças graves Dependente da duração e severidade da privação e idade
INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO aumento da complexidade funcional dos mecanismos neurais de sistemas musculares Diferenciação: melhoria do controle com a utilização mais eficiente de grupos musculares na realização da tarefa (escrita cursiva) Integração: ação coordenada de grupos musculares opostos e sistemas sensoriais (recortar, agarrar) Reversíveis com a idade (níveis de atividade e atitude)
A integração refere-se a fazer com que vários grupos musculares opostos e sistemas sensoriais trabalhem em integração coordenada uns com os outros.
Prontidão Pode ser definida como convergência de condições intrínsecas tarefa, natureza do individuo e condições ambientais que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriado.
Períodos de aprendizados críticos e Suscetíveis O conceito de períodos críticos e suscetíveis de aprendizado esta intimamente ligado a aptidão e gira em torno da observação que um individuo é mais suscetível a certos tipos de estímulos em certas épocas.
Diferenças individuais A tendência de exibir diferenças individuais é crucial. Cada pessoa é um individuo peculiar com sua própria escala de tempo para o desenvolvimento.
RESTRIÇÕES ESTRUTURAIS INDIVIDUAIS Limitações do indivíduo relacionadas à estrutura corporal Altura, peso, massa muscular, tamanho dos membros, ...
QUAIS SÃO OS FATORES EXTRINSICOS?
VÍNCULO: É a ligação emocional forte que perdura ao longo do tempo da distancia, privações e vontades. Esse vinculo começa a se desenvolver no nascimento e pode ser estabelecido de modo incompleto, com uma separação precoce.
ESTÍMULO E PRIVAÇÃO Condições externas de privação ambiental podem romper tanto a seqüência como o nível de aquisição de habilidades motoras. O grau no qual o estimulo ambiental pode afetar o desenvolvimento é ainda desconhecido.
ESTIMULO E PRIVAÇÃO Experiências tem mostrado repetidamente interferir nas habilidades das crianças para desempenhar tarefas desenvolvimentistas que são características de suas faixas etárias. A diferenciação está associada á progressão gradual dos padrões motores globulares rudimentares dos bebês para os movimentos refinados.
Prematuridade. Bebe prematuro <2,5kg aprox. A prematuridade coloca o recém nascido em risco freqüentemente prejudica o processo de desenvolvimento motor. Bebe normal 3,3kg aprox.
Fatores das Tarefas Físicas. O desenvolvimento Motor não é um processo estático, não é somente o produto de fatores biológicos, mas também é influenciado por condições ambientais e leis físicas.
Fatores físicos e mecânicos
Princípios Básicos de biomecânica. Atuam sobre todos os movimentos e pessoas Conforme as pessoas se tornam mais proficiente em habilidades Utilizam estes princípios a seu favor Saltar para frente Arremessar por sobre o ombro
Leis de Newton Primeira Lei Você deve aplicar força a um objeto estacionário para movê-lo e a um objeto em movimento para alterar sua direção
Equilíbrio Todas as massas estão sob a influencia gravitacional da Terra. Assim três fatores primários de preocupação no estudo de princípios de equilíbrio são: centro de gravidade, linha de gravidade e base de apoio.
Leis de Newton Segunda Lei A aceleração de uma pessoa ou de um objeto é proporcional a força que se lhe aplica e inversamente proporcional a sua massa corporal Arremesso beisebol Chute no futebol
Leis de Newton Terceira Lei Lei da ação e reação Para cada força que você exerce sobre um objeto O objeto exerce uma força equivalente de volta sobre você Na direção oposta
SISTEMA FISIOLÓGICO MOVIMENTO FATORES INTRÍSECOS Idade Sexo Hereditariedade ORGANISMO Constituição Física SISTEMA FISIOLÓGICO MOVIMENTO FATORES EXTRÍNSECOS Condições Sócio-Econômicas Condições Geoclimáticas (altitude, temperatura) Nutrição MEIO AMBIENTE
PERGUNTAS?