Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA CORPORAL
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Habilidades Motoras Característica do existência humana
PSICOLOGIA.
Avaliação Psicomotora
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
A Rede Social.
Avaliação Antropométrica
PERFORMANCE CORPORAL E IDENTIDADES JUVENIS
Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança
RELAÇÕES PRECOCES.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Deficiência de Desempenho Muscular
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Desenvolvimento e crescimento da criança
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Paralisia Cerebral.
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
TREINAMENTO DESPORTIVO
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A consulta de Enfermagem na Puericultura.
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
GENÉTICA E ENVELHECIMENTO
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Aptidão Física Educação Física II.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Desenvolvimento motor
Profa Camila Papini.  Para atingir critérios de eficiência, eficácia e segurança devem ser obedecidos os princípios científicos dentro de uma sistemática.
Psicologia, Infância e Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Estressores: Conceitos. “Condição externa que causa uma alteração potencialmente prejudicial em sistemas biológicos.” (Hoffmann & Parsons, 1991) Estresse.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO) TEMA DA AULA: FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR.

O que pode MELHORA OU DIFICULTAR DESENVOLVIMENTO MOTOR ? INDIVIDUAL Hereditariedade, Biologia, Natureza e Fatores Intrínsecos AMBIENTE Experiência, Aprendizado, Encorajamento e Fatores Extrínsecos TAREFA Fatores Físicos e Mecânicos

Quais as esse fatores intrínsecos? A herança genética peculiar é responsável pela individualidade, bem como a similaridade.

DIREÇÃO DESENVOLVIMENTISTA 1 Céfálo-caudal: Progressão gradual do controle crescente da musculatura movendo-se da cabeça em direção aos pés. 2 Próximo distal: Refere-se especificamente a progressão da criança do centro para as extremidades.

ÍNDICE DE CRESCIMENTO O processo de crescimento auto-regulador compensará os desvios mínimos no padrão de crescimento, mas é freqüentemente incapaz de compensar os desvios maiores, especialmente no período neonatal e na infância.

“Flutuação auto-reguladora” - capacidade recuperação Ex: bebês de baixo peso ao nascer / doenças graves Dependente da duração e severidade da privação e idade

INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO aumento da complexidade funcional dos mecanismos neurais de sistemas musculares Diferenciação: melhoria do controle com a utilização mais eficiente de grupos musculares na realização da tarefa (escrita cursiva) Integração: ação coordenada de grupos musculares opostos e sistemas sensoriais (recortar, agarrar) Reversíveis com a idade (níveis de atividade e atitude)

A integração refere-se a fazer com que vários grupos musculares opostos e sistemas sensoriais trabalhem em integração coordenada uns com os outros.

Prontidão Pode ser definida como convergência de condições intrínsecas tarefa, natureza do individuo e condições ambientais que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriado.

Períodos de aprendizados críticos e Suscetíveis O conceito de períodos críticos e suscetíveis de aprendizado esta intimamente ligado a aptidão e gira em torno da observação que um individuo é mais suscetível a certos tipos de estímulos em certas épocas.

Diferenças individuais A tendência de exibir diferenças individuais é crucial. Cada pessoa é um individuo peculiar com sua própria escala de tempo para o desenvolvimento.

RESTRIÇÕES ESTRUTURAIS INDIVIDUAIS Limitações do indivíduo relacionadas à estrutura corporal Altura, peso, massa muscular, tamanho dos membros, ...

QUAIS SÃO OS FATORES EXTRINSICOS?

VÍNCULO: É a ligação emocional forte que perdura ao longo do tempo da distancia, privações e vontades. Esse vinculo começa a se desenvolver no nascimento e pode ser estabelecido de modo incompleto, com uma separação precoce.

ESTÍMULO E PRIVAÇÃO Condições externas de privação ambiental podem romper tanto a seqüência como o nível de aquisição de habilidades motoras. O grau no qual o estimulo ambiental pode afetar o desenvolvimento é ainda desconhecido.

ESTIMULO E PRIVAÇÃO Experiências tem mostrado repetidamente interferir nas habilidades das crianças para desempenhar tarefas desenvolvimentistas que são características de suas faixas etárias. A diferenciação está associada á progressão gradual dos padrões motores globulares rudimentares dos bebês para os movimentos refinados.

Prematuridade. Bebe prematuro <2,5kg aprox. A prematuridade coloca o recém nascido em risco freqüentemente prejudica o processo de desenvolvimento motor. Bebe normal 3,3kg aprox.

Fatores das Tarefas Físicas. O desenvolvimento Motor não é um processo estático, não é somente o produto de fatores biológicos, mas também é influenciado por condições ambientais e leis físicas.

Fatores físicos e mecânicos

Princípios Básicos de biomecânica. Atuam sobre todos os movimentos e pessoas Conforme as pessoas se tornam mais proficiente em habilidades Utilizam estes princípios a seu favor Saltar para frente Arremessar por sobre o ombro

Leis de Newton Primeira Lei Você deve aplicar força a um objeto estacionário para movê-lo e a um objeto em movimento para alterar sua direção

Equilíbrio Todas as massas estão sob a influencia gravitacional da Terra. Assim três fatores primários de preocupação no estudo de princípios de equilíbrio são: centro de gravidade, linha de gravidade e base de apoio.

Leis de Newton Segunda Lei A aceleração de uma pessoa ou de um objeto é proporcional a força que se lhe aplica e inversamente proporcional a sua massa corporal Arremesso beisebol Chute no futebol

Leis de Newton Terceira Lei Lei da ação e reação Para cada força que você exerce sobre um objeto O objeto exerce uma força equivalente de volta sobre você Na direção oposta

SISTEMA FISIOLÓGICO MOVIMENTO FATORES INTRÍSECOS Idade Sexo Hereditariedade ORGANISMO Constituição Física SISTEMA FISIOLÓGICO MOVIMENTO FATORES EXTRÍNSECOS Condições Sócio-Econômicas Condições Geoclimáticas (altitude, temperatura) Nutrição MEIO AMBIENTE

PERGUNTAS?