METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.

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Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. MEDICINA VETERINÁRIA. PROF. ANDRÉA ALVES DE ABREU.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. DISCIPLINA QUE FUNDAMENTA TEORICAMENTE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS AO LONGO DOS CURSOS.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS: disciplinas ao longo do curso com atividades realizadas em grupos a fim de solucionar um problema de ordem prática.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS AO LONGO DO CURSO: 2˚ PERÍODO: A ética na profissão; 3˚ PERÍODO: Origem da vida; 4˚ PERÍODO: Agentes etiológicos; 5˚ PERÍODO: Planejamento sustentável do agronegócio;

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. 6˚ PERÍODO: Sanidade animal; 7˚ PERÍODO: Enfermidades em animais; 8˚ PERÍODO: Enfermidades em animais; 9˚ PERÍODO: O produto de origem animal.

Metodologia do Trabalho Científico e Profissional: ementa. A ciência e o conhecimento humano, suas bases históricas, cientificas e profissionais. O método científico e sua aplicabilidade nas práticas investigativas.

Metodologia do Trabalho Científico e Profissional: ementa. O âmbito do trabalho em medicina veterinária como gerador do problema de pesquisa: a compreensão da realidade à luz da literatura e a proposição de solução.

OBJETIVO: Habilitar o aluno para a leitura e produção dos textos acadêmicos e capacitá-lo a reconhecer no ambiente de ordem profissional um problema que desencadeie tanto a pesquisa científica quanto aquela que pretende resolver uma questão de ordem prática no âmbito do mundo do trabalho em medicina veterinária.

Unidade I: Ciência e Conhecimento. A importância do conhecer; O objeto da ciência; O desenvolvimento histórico do conhecimento cientifico; A ciência e a atividade profissional.

UNIDADE II: O Método Cientifico. Métodos de estudo; Objeto de pesquisa; Metodologia: o modelo de estudo, universo e amostra, coleta de dados, análise e discussão dos resultados.

UNIDADE II: O Método Cientifico. Escolha do problema: abordagem acadêmica e profissional; Uso das bibliotecas real e virtual; Redação científica; Normas de apresentação.

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.

Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução; Aplicação à Realidade. ação reflexão ação

Primeira etapa: observação da realidade; UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Primeira etapa: observação da realidade;

Segunda etapa: elaboração dos pontos-chave; UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Segunda etapa: elaboração dos pontos-chave;

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Terceira etapa: teorização: levantamento bibliográfico; leitura, esquema e resumo dos textos;

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. A quarta etapa: elaboração das hipóteses de solução. O que precisa acontecer para que o problema seja solucionado?

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. A quinta etapa: aplicação à realidade: elaboração de vídeos, cartilhas, folhetos e que tais.

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Proposição de uma questão de ordem prática no âmbito da medicina veterinária produzindo um relatório.

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Estrutura do relatório: Introdução: apresentando e contextualizando o problema; Revisão bibliográfica: fundamentando teoricamente o problema;

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Materiais e métodos: descrevendo os materiais utilizados para a investigação e o tratamento dado a esses materiais;

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Resultados e discussão: apresentando os resultados obtidos e fundamentados à luz da literatura revisada.

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Conclusão com a geração de um produto capaz de intervir na realidade, por exemplo: cartilhas, vídeos, cartazes explicativos e que tais.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. BOM DESCANSO!