Dissertação ESQUEMA MARTA DUWE.

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Transcrição da apresentação:

dissertação ESQUEMA MARTA DUWE

Tema: Lei contra a "palmada corretiva" dos pais Título:  Palmada (nada) corretiva. Introdução com tese: Não se corrige atitudes erradas com agressão física ou psicológica. Argumento 1: Faz parte da nossa cultura agir de maneira violenta com crianças e adolescentes como se isso criasse um sinal de alerta para que houvesse mudança de atitude, mas não bastasse ser uma agressão (ninguém corrige um idoso ou outro adulto com agressões, porque deve ser diferente com crianças?) não há nenhum estudo sério que comprove a eficiência dessa atitude. Argumento 2: O que existe na ciência, na verdade, são vários estudos que apontam o contrário, ou seja, que nos primeiros anos de vida, quanto mais apego e carinho a criança sentir pelos pais, mais satisfatório será seu desenvolvimento físico e intelectual. Conclusão com proposta interventora: Nada como uma lei, não só para fazer com que debatamos assunto tão importante para o futuro das nossas crianças, que representam o futuro do país, como também para moldar a longo prazo uma atitude retrógrada que a cultura, infelizmente, fez questão de no mostrar como natural.

Tema: União civil de homossexuais Título:  Muito mais que um simples direito. Introdução com tese: Homossexuais são cidadãos como os heterossexuais e merecem não só os mesmos direitos, como uma sociedade mais inteligente que os respeite como seres humanos.  Argumento 1: Uma das bases argumentativas dos que eram contra a medida, é que seria inconstitucional. Não é verdade. Um documento que cita a união entre um homem e uma mulher, não exclui outros tipos de união.  Argumento 2: A base da Constituição, aliás, é a dignidade da pessoa humana. Não só isso, mas boa parte do ódio e do preconceito contra homossexuais provém exatamente da falta de respaldo jurídico para esse tipo de união. Conclusão com proposta interventora: Muito mais que um simples direito concedido a um casal estável, a medida cria a longo prazo o respeito e a possibilidade de convivência pacífica entre diferentes.