Home page: O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares Urânio-235 e Cidade do Átomo. Marcelo Eichler -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Empreendedorismo AULA 3
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Atividades com alunos: jogos e montagem de maquete.
AULA SIMULADA LDP.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código
MAPA MENTAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
O Aquecimento Global..
O mundo em nossas mãos 6ºA.
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Que desconforto é esse?.
Energia Renovável e Não Renovável
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O solo e as rochas.
O que você pensa, Acontece!!!
ENERGIA = capacidade de realizar trabalho
Percepção do Espaço Pela Criança
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Educação para a Sustentabilidade
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Jogos Educacionais Aplicações pedagogicamente embasadas.
Prof.: Raphael Carvalho
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
O SOLO 2ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Perguntas e respostas.
Energia Nuclear.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
COOPERAÇÃO NO SANEAMENTO BÁSICO: UMA LEITURA PARA O DEBATE Dieter Wartchow (IPH/UFRGS) MAIO/2014 VII – 9 – SALA 3 – 14:30 – 15:00 44ª ASSEMBLÉIA NACIONAL.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
Bruno da Silva Leonardo Romano Matheus Tahara
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Trabalho De Química Alunas: Ingrid, Letícia, Maria e Sebastiana
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Problemas Ambientais.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
Como Utilizar a Internet na Educação
Lixo Nuclear.
RADIOTERAPIA Como funciona?.
Investigar, ensinar e aprender
Leitura Estiloja.com.
PROFESSOR: ALESSANDRO
Nomes: Carolina de Oliveira
Pegada Ecológica.
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
2 Uma fábrica legal A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Apresentação do novo modelo
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Home page: O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares Urânio-235 e Cidade do Átomo. Marcelo Eichler - Área de Educação Química - UFRGS Apoio: Novas tecnologias e educação em ciências.

Home page: “Com a finalidade de mostrar que a ciência, principalmente a química, não é algo de outro planeta, é que foi desenvolvido este ‘software’. É possível aprender química! (...) Este jogo foi feito para que os estudantes de primeiro e segundo grau adquiram uma noção de química, e aprendam alguns conceitos básicos”. “Este jogo tem a finalidade de tornar os conhecimentos básicos em química uma diversão, onde o jogador deve prestar atenção aos detalhes e explorar atentamente os locais por onde passar. (...) Com a utilização dos conhecimentos adquiridos durante o jogo, com espírito de aventura, raciocínio e um pouco de criatividade você, jogador, chegará ao final de sua missão. (...) Sua aventura começa em uma aldeia [de outro planeta; logo no começo do jogo o jogador é abduzido por um disco voador] que foi abandonada, pois no passado, uma equipe de cientistas confirmou que o Urânio presente nas rochas emitia radioatividade. Como foi utilizado de forma indevida, grande parte da população foi destruída. E agora cabe a você tornar o local habitável novamente” Urânio 235: o primeiro jogo de aventura educativo do Brasil.

Home page: Cenários para a apresentação dos problemas relacionados à químico.

Home page: Concessões imaginativas de roteiro à parte, o jogo contém diversos equívocos do ponto de vista do conhecimento em química, por exemplo: a) Quando se derrama ácido sobre um cadeado de ferro este é corroído imediatamente (desaparece no mesmo instante que é colocado o ácido). b) Quando se despeja o conteúdo de um vidro de base num lago ácido esse se torna neutro. c) No mesmo instante em que o reator é desligado, a radiação dissipa e a cidade volta a ser habitada. Problemas conceituais: a integração do conhecimento em química.

Home page: Cidade do Átomo: a produção de energia nuclear em questão.

Home page: Cidade do Átomo: a produção de energia nuclear em questão. A utilização do software envolve, resumidamente, as seguintes tarefas: 1) inspeção de uma usina nuclear, para verificar se as doses de radiação recebidas pelos trabalhadores da usina se encontram dentro dos valores seguros, que não afetam a saúde, conforme recomendações de proteção radiológica; 2) coleta e análise de amostras de água e de solo, visando a verificar se a radiação de fundo na região de Cidade do Átomo se encontra em valores aceitáveis e condizentes com outras regiões do país e do mundo (dados encontrados no hipertexto que acompanha o software); e 3) coletar e debater os depoimentos da população de Cidade do Átomo, para verificar como os habitantes da cidade de fato se posicionam sobre a polêmica da produção de energia nuclear.

Home page: Cidade do Átomo: a produção de energia nuclear em discussão.

Home page: Depoimentos dos personagens: extraídos de fórum do ReporterTerra. A) “Não se pode desenvolver um país sem energia e a que se tem atualmente de forma mais viável é a energia nuclear. As hidroelétricas e a queima de carvão causam um tremendo impacto ambiental”. B) “O homem, com suas idéias avançadas, aos poucos está cavando o seu próprio buraco”. C) “A tecnologia que tem em nossas usinas nucleares deixa até paises de primeiro mundo de boca aberta... Sou a favor, tem riscos, mas o que hoje em dia não é um risco?”. D) “Acho que esse tipo lixo atômico é orrivel tambem para o meio ambiente porque no futuro se ouver algum tipo de vasamento pode sim e com toda sertesa prejudicar não só o meio ambiente mas a todos os seres vivos”. E) “Acho que não deveria existir energia através de usinas nucleares porque é como se fosse uma bomba pronta para explodir. Só não explode porque é controlada, mas se houver algum vazamento como é que fica?”.

Home page: O desenvolvimento da estratégia de jogo de representação de papéis. As questões para subsidiar a discussão: 1.Sua posição é favorável ou contrária ao assunto? 2.Que argumentos suportam essas sua posição? 3.Que outros indivíduos, grupos ou organizações você acha que concordam com sua posição? 4.Que outros indivíduos, grupos ou organizações você acha que discordam de sua posição? 5.Quais são alguns argumentos contrários a sua posição? 6.Como você poderia responder a esses argumentos?