Leasing Leasing Financeiro:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Esp. Daniel Teske Corrêa Canoinhas (SC), Outubro de 2012
Advertisements

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Participações Societárias
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
15 - OPERAÇÕES FINANCEIRAS
AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS
Professor: José Raymundo Sobrinho
Apresentação: CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
AVP – AJUSTE A VALOR PRESENTE
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
Aula 10 e 11.
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
ENGENHARIA ECONÔMICA.
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aula 06.
Aula 08 Revisão para AV1.
PROVISÕES 2) Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro (CSSL) Criada pela Lei (15/12/1988) é devida ao Governo Federal, pelas empresas que.
Leasing Leasing Financeiro:
Contabilidade Celso Mesquita.
TAXA INTERNA DE RETORNO - TIR
Series de pagamentos uniformes
Arrendamento Mercantil
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Teoria da Contabilidade
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
Custo do Capital Próprio
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo
Programa BB-Florestal
P ROVISÃO PARA CSSL ( C ONTRIBUIÇÃO S OCIAL SOBRE O L UCRO ) Criada pela Lei 7689/88, é devida ao Governo federal, pelas empresas que estão sujeitas ao.
Estrutura do Balanço Patrimonial
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
Lei /2014.
Fluxo de operações e de fundos
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
© - Contabilidade Financeira II – 2008/ 2009 – 1º Semestre 1 Exercício 20 - Questão 1 Sonae Sierra 2005, nota 2.7.
Contabilidade Geral I Aulas 19 e 20 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral.
BANCO BRADESCO.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Operações de Arrendamento Mercantil
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
Contas de Resultado Princípio da Competência
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras Prof.: José Roberto Pires Analista do Banco Central desde 1998 – Desup (Supervisão de.
CPC 06 OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
Contabilidade II Devedores duvidosos
Leasing Arrendamento Mercantil
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
WESLEY DO PRADO MARQUES MBA – ADM. PUB. GESTAÕ DE CIDADES
DIREITO EMPRESARIAL III CONTRATOS EMPRESARIAIS UNISUL
Metodologia do Valor Patrimonial de Mercado  
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ARTHUR NEIVA NEVES PROF.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 2 LEASING ARRENDAMENTO MERCNTIL.
Transcrição da apresentação:

Leasing Leasing Financeiro: É a operação de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatário todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolescência tecnológica, desgastes, etc.

Leasing Resolução do BACEN – 2.465/98, considera arrendamento mercantil financeiro a modalidade em que: I- as contraprestações e os demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatária, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos;

Leasing II- as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado sejam de responsabilidade da arrendatária; III- o preço para o exercício da opção de compra seja livremente pactuado, podendo ser inclusive, o valor de mercado do bem arrendado; IV- não haja previsão de pagamento do valor residual

Leasing A empresa arrendadora transfere à arrendatária todos os riscos e benefícios do uso do bem arrendado, por um período de tempo contratado; Esse contrato prevê a transferência da propriedade do bem ao fim do período, de acordo com a arrendatária, por um valor residual A empresa arrendatária registra o bem em seu patrimônio como um ativo e a obrigação de pagamento das parcelas como um passivo Na arrendadora é uma receita É tratado como um financiamento

Leasing Contabilização: De acordo com a NBC/ Resolução do CFC 1.141/08, no começo do prazo do arrendamento mercantil, os arrendatários devem reconhecer, em contas específicas, os arrendamentos mercantis financeiros como ativos e passivos, nos seus balanços, por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil, cada um determinado no início do arrendamento mercantil.

Leasing EX: Uma empresa industrial assinou contrato de leasing financeiro de uma máquina pelo prazo de 24 meses , considerando: A) Valor do bem : $ 45.000,00 B) Valor da contraprestação: $ 2.000,00 p/mês C) Encargos financeiros( juros) $ 3.000,00 D) Valor residual: $ 9.000,00 ( será pago no final do contrato)

Leasing A) Registro do bem arrendado B) Registro do Encargo Financeiro D-Máquinas e Equipam. Adq. Por Leasing ( ANC) 45.000,00 C-Leasing Financeiro a Pagar ( PC/PNC) D-Encargos Financeiros a Apropriar ( PC/PNC) 3.000,00 C-Leasing Financeiro a Pagar ( PC/PNC)

Leasing C) Registro do pagamento da contraprestação Valor da contraprestação: $ 2.000,00 D-Leasing Financeiro a Pagar ( PC) $ 2.000,00 C- Caixa/Banco ( AC)

Valor residual D- Maq.Equip.adq.Leasin...............$9.000,00 C- Banco/Duplicatas a Pagar

Leasing D) Depreciação A depreciação do ativo arrendado é lançado a cada período contábil, durante o período de uso esperado, de acordo com a legislação contábil. 100% em 24 meses = 4,17% a.m. Depreciação mensal = $ 45.000,00 x 4,17%= D- Depreciação ( Despesa) $ 1.876,50 C- Depreciação Acumulada (ANC) $ 1.876,50

Leasing Exercícios: Considerando que uma indústria efetuou um contrato de leasing financeiro de um equipamento, e que as bases do contrato tem as seguintes informações: Valor do bem: $ 95.000,00 Prazo do contrato : 36 meses Valor Residual: $ 48.000,00 ( opção de compra) Encargos financeiros: $ 6.000,00 Contabilize:

Exercício 2 Uma industria efetuou contrato de leasing financeiro de um maquinário de $ 150.000, pelo prazo de 5 anos, com encargos financeiros de $ 12.000,00 e opção de compra de no final do contrato de $ 38.000,00. A depreciação a ser aplicada é apenas 60% do valor a depreciar, pois o maquinário,objeto do contrato de leasing já foi depreciado 40%. Contabilize: