ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Advertisements

Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Arcadismo ou neoclassicismo Sec
Arcadismo Século XVIII.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Classicismo.
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
Literatura Colonial Brasileira:
O PROJETO LITERÁRIO DO ARCADISMO ( )
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
LITERATURA BRASILEIRA (acabe com as inutilidades)
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO-SETECENTISMO-ESCOLA MINEIRA)
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
A Literatura no Período Colonial Brasileiro
Arcadismo ou Neoclassicismo:
Classicismo.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
Profa. Karen Neves Olivan
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
BARROCO.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
O Arcadismo no Brasil.
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
ARCADISMO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
Arcadismo/Neoclassicismo
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA / POESIA ÉPICA DO ARCADISMO
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
ARCADISMO Introdução.
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
Arcadismo no Brasil Profª Sandra.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
ARCADISMO Pontos importantes.
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
Arcadismo Principais datas Publicação das Obras Poéticas, Cláudio Manuel da Costa;
Arcadismo O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Professor: Nilo Jr.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
PARNASIANISMO LITERATURA.
O BARROCO.
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Períodos Literários Brasil Colonial ( )
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Caroline Ferrari.
Transcrição da apresentação:

ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia Lusitana, academia literária que promovia reuniões periódicas para cultivar a poesia pastoril. A partir desta, várias arcádias foram criadas. Quando um artista passava a frequentar uma arcádia, era comum que ele ganhasse um pseudônimo, normalmente de inspiração pastoril. No Brasil, embora não tenham surgido arcádias, manteve-se a tradição dos pseudônimos. Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Prof. Nichele

Contexto Histórico e Características A Companhia de Jesus perde cada vez mais espaço. Obras de pensadores como Diderot, Rousseau, Voltaire e Montesquieu ganham força dando origem ao movimento filosófico de inspiração racional chamado Iluminismo. O século XVIII fica conhecido como Século das Luzes. O Iluminismo preparou o terreno para a ascensão da burguesia que se cristaliza com a revolução Francesa. O Iluminismo representa o último suspiro da aristocracia e o primeiro da burguesia. Forneça uma breve visão geral da apresentação. Descreva o foco principal da apresentação e por que ela é importante. Introduza cada um dos principais tópicos. Para fornecer um roteiro para o público, você pode repita este slide de Visão Geral por toda a apresentação, realçando o tópico específico que você discutirá em seguida.

Características Retorno a literatura clássica, revigorando valores como a clareza, a harmonia, o racionalismo, a perfeição formal e a simplicidade. Um dos aspectos mais importantes é o pastoralismo (ou bucolismo) – valorização do equilíbrio e a tranquilidade da vida campestre. Fugere urbem: “fugir da cidade” – repulsa à intranquilidade da vida urbana; Locus amoenus: “lugar ameno” – busca da serenidade no mundo campestre; Inutilia truncat: “cortar o inútil” – crítica aos exageros da arte barroca; Carpe diem: “colher o dia” – convite a aproveitar o momento presente.

Arcadismo no Brasil A exploração do ouro desloca o eixo econômico do Nordeste para o Sudeste, mais especificamente Minas Gerais. Inicia em 1768 com a publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa. Foi um importante movimento no processo de formação de um público leitor brasileiro. Os cenários apresentados nos poemas mostram sempre o mesmo padrão: campos verdes, árvores frondosas, ovelhas e gado pastando tranquilos, dias ensolarados, regatos de água cristalina e aves que cantam. Este cenário foi a forma encontrada pelos autores para divulgar os ideais de uma sociedade mais igualitária e justa. Na simplicidade de pastores está aproposta de uma vida que valorize menos a pompa e a sofisticação, características das cortes europeias.

Autores árcades brasileiros: Na lírica: Claudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Silva Avarenga. Na épica: Basílio da gama, Santa Rita Durão e Claudio Manuel da Costa. Na sátira: Tomás Antônio Gonzaga Na ecomiástica: Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto. (Gênero poético destinado à exaltação ou homenagem a alguém)

Considerado o poeta mais importante de todo século XVIII no Brasil. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Considerado o poeta mais importante de todo século XVIII no Brasil. Sua obra satírica criticava as elites mineiras. Principais obras: Marília de Dirceu – poema líricos Em 1783 conheceu Maria Joaquina Doroteia de Seixas e escreveu para ela as 23 liras que compõem a primeira parte de Marília de Dirceu. Em 1789 seu idílio com Maria Joaquina termina bruscamente. Foi preso, levado para o Rio de Janeiro e em 1792 condenado ao exílio perpétuo na África. Na cadeia escreveu mais 32 liras que constituem a segunda parte da obra. Cartas Chilenas – poema satírico Preocupação com a vida social e a política arbitrária de Vila Rica. É um conjunto de 13 manuscritos em versos decassílabos brancos que circulavam entre intelectuais da época. A obra é um jogo de disfarces: Fanfarrão Minésio: é o pseudônimo do governador; chilenas equivale a mineiras; Santiago, de onde são assinadas equivale a Vila Rica.

OUTRAS IMPORTANTES OBRAS O URAGUAI – Poema épico de Basílio da Gama Esse poema narra a luta dos povos indígenas de Sete Povos das Missões, no Uruguai, contra os portugueses, que queriam apossar-se do local por conta de um acordo entre Espanha e Portugal. CARAMURU – poema épico de Santa Rita Durão Obra que narra o achamento da Bahia e incorpora o elemento indígena como elementos distintivo do Arcadismo brasileiro. O autor exalta a terra brasileira dentro dos mesmo padrões, valorizando a vida natural dos índios. É evidente a influência de Camões.