UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro - 2005.

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UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro

Tema Principais Projetos sobre Informática Educacional no Brasil

Educon Originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília (1981). E em 1983 uma comissão criada pela SEI, elaborou o Projeto EDUCOM. Tinha como objetivo: - desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática; - levar os computadores às escolas públicas, para possibilitar as mesmas oportunidades que as particulares ofereciam a seus alunos; -na implantação de centros-piloto em universidades públicas, voltados à pesquisa no uso de informática educacional; - à capacitação de recursos humanos e à criação de subsídios para a elaboração de políticas no setor.

As primeiras entidades que participaram das pesquisas sobre a utilização do computador na educação brasileira foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS. As contribuições do Projeto EDUCOM foram importantes e decisivas para a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira. Educon

Formar O projeto Formar foi implementado em 1987, coordenada pela NIERD/UNICAMP. Tinha como objetivo destinar, em sua primeira etapa, à formação de profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas públicos de educação.

As instituições participantes teve como participantes a NIED/UNICAMP, CAIE/MEC e o EDUCOM. Após a realização do Projeto FORMAR, dezessete CIEd foram implantados, um em cada estado da Federação. Um CIEd tinha, em média, 15 a 30 microcomputadores por centro. De um centro inicialmente voltado para o atendimento aos alunos, à comunidade em geral e à formação de professores, o CIEd passou, na maioria dos estados, a ser também um núcleo central de coordenação pedagógica das atividades desenvolvidas, a partir da criação de subcentros e laboratórios. Formar

Proninfe Foi implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de O programa pretendia: - apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática nos ensinos de 1º, 2º e 3º graus e educação especial; - estimular à criação de vários centros distribuídos pelo país, criando e integrando pesquisas; a capacitação contínua e permanente de professores e formação de recursos humanos; - produção, aquisição, adaptação e avaliação de softwares educativos.

O PRONINFE apresentou os seguintes resultados no período de : - 44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais, a partir do modelo de planejamento concebido, inicialmente, pelo Projeto EDUCOM/UFRGS (destes, 87 estão no Estado do Rio Grande do Sul) laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. - mais de profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado. Implementada pelo MEC Proninfe

Proinfo É um programa educacional criado em 9 de abril de 1997 pelo MEC - Ministério da Educação (Portaria MEC 522) Principais objetivos: - melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; - proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância - SEED, por meio do Departamento de Informática na Educação a Distância - DEIED, em parceria com as Secretarias Estaduais e algumas Municipais de Educação. No final da década de 90, quando o PROINFO é estruturado, pode-se dizer que as questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente. Proinfo

Bibliografia: Atlas.ucpel.tche.br.Disponível em Acesso em: 28/09/2005.

"O TEMPO É ALGO QUE NÃO VOLTA ATRÁS, PORTANTO, PLANTE SEU JARDIM E DECORE SUA ALMA AO INVÉS DE ESPERAR QUE ALGUÉM LHE MANDE FLORES" WILLIAM SHAKESPEARE