EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Questão 01: Depois de anos de interrupção, ocorreu neste ano (2005) a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas.
Exercícios da Aula 17 Marta Rebuá.
Energia Potencial e Conservação da Energia
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
HIDROSTÁTICA.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Aula 9° ANO Professor : Diego
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Prof. carlos eduardo saes moreno
01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso, da posição P, e cai sobre a mola ideal de constante elástica 2 x 102.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas.
Física Hidrostática.
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
MATÉRIA E ENERGIA.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Prof. carlos eduardo saes moreno
Eletrostática Eletricidade.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Leis de Newton do Movimento
Revisão 2 – UEPA 2013 Prof.:Marco Macêdo.
Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante séculos,houve muitas teorias sobre o Sol,os planetas e como.
Questão 01: Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) relativamente à Mecânica: (001) Quando a aceleração de um corpo é nula, podemos.
Momento Linear, Impulso e Colisões
FÍSICA Prof. Márcio César Colégio Heitor Garcia.
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Exercício 01 Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) com relação à Gravitação: (001) Um astronauta, durante sua estada em um planeta.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Teoremas de Pascal e de Arquimedes
Processos de eletrização
Ciências da Natureza e suas
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Física QUESTÃO 01 No SI (Sistema Internacional de Unidades), a medida da grandeza física trabalho pode ser expressa em joules ou pelo produto: a) kg.m.s-1.
Exercícios de Planos e Atritos
HIDRÁULICA, IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
HIDROSTÁTICA.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio.
DINÂMICA.
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
Módulo 12.
Professor: Marivaldo Mendonça
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
1. Dois blocos de madeira, idênticos e de mesma massa, são colocados para flutuar em líquidos diferentes. A razão entre as densidades desses líquidos,
SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna.
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Impulso e quantidade de movimento
Curso Fenômenos de Transporte
Exercícios de Revisão Para AG
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
Física I Aula 20 Mecânica de Fluidos II 2009/2010.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra o objeto. O empuxo sobre esse objeto, por sua vez, depende do seu volume e da densidade do líquido. O objeto bóia, permanece em repouso no interior do líquido ou afunda, a depender da relação entre as densidades do objeto e do líquido. Considerando a densidade do líquido igual a 1.000 kg/m3, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e 1 atm igual a 105 N/m2, é correto afirmar que: (001) se um submarino de 150.000 kg, com suas turbinas desligadas, permanece em repouso no interior do líquido, então seu volume é de 150 m3.

Verdadeira (002) a pressão hidrostática no interior do líquido aumenta 1 atm a cada 1 m de profundidade. Falsa (004) um objeto é capaz de permanecer em repouso a qualquer profundidade, se sua densidade for igual à do líquido. Verdadeira

(008) se um corpo flutua com 95% do seu volume submerso, sua densidade é 95% menor do que a do líquido. Falsa (016) O volume imerso de um determinado corpo menos denso que um líquido independe da aceleração da gravidade. Verdadeira (032) Um corpo plano apoiado no fundo de uma piscina cheia d´água é igual a zero. Verdadeira

02. Um satélite artificial geo-estacionário permanece acima de um mesmo ponto da superfície da Terra em uma órbita de raio R. Usando um valor de RT = 6400 km para o raio da Terra. Sendo g = 9,8 m/s2, a razão R/RT é aproximadamente igual a: a) 290 b) 66 c) 6,6 d) 11,2 e) indeterminada pois a massa do satélite não é conhecida.

VS FG Resposta: Letra C

03.(ITA) O átomo de hidrogênio no modelo de Bohr é constituído de um elétron de carga e que se move em órbitas circulares de raio r, em torno do próton, sob a influência da força de atração coulombiana. O trabalho efetuado por esta força sobre o elétron ao percorrer a órbita do estado fundamental é: a) b) c) d) e) n.d.a Como a força eletrostática no átomo de hidrogênio é radial, atuará como força centrípeta e logo não realizará trabalho! Resposta: Letra E

04. Se a função trabalho de um metal for 1,8 eV, qual o potencial de corte para a luz de comprimento de onda 400 nm? Dado: 1ev = 1,6.10-19 J; h = 6,626.10-34 J.s; h = 4,14 .10-15 ev.s.

Exercício 05 Em uma partida de sinuca, resta apenas a bola oito a ser colocada na caçapa. O jogador da vez percebe que, com a disposição em que estão as bolas na mesa, para ganhar a partida ele deve desviar a bola oito de 30º, e a bola branca de pelo menos 60º, para que a mesma não entre na caçapa oposta, invalidando sua jogada. Então, ele impulsiona a bola branca, que colide elasticamente com a bola oito, com uma velocidade de 5 m/s, conseguindo realizar a jogada com sucesso, como previra, vencendo a partida. A situação está esquematizada na figura a seguir. Considere as massas das bolas como sendo iguais e despreze qualquer atrito. Considerando o sistema constituído pelas duas bolas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

Resolução: 1º Passo: Em qualquer colisão temos a conservação da quantidade de movimento: (Vetorial)

A quantidade de movimento das bolas após a colisão, na direção perpendicular a direção da velocidade da bola branca, tem que ter soma igual a zero: ... (Eq. 1) A quantidade de movimento na direção do movimento inicial da bola branca tem que ser mantido:

2º Passo: Passaremos a análise das proposições: (001) Devido à colisão entre a bola branca e a bola oito, a quantidade de movimento do sistema de bolas não é conservada. FALSA (002) A velocidade da bola branca, após a colisão, é de 2,5m/s. VERDADEIRA (004) A energia cinética da bola oito, após a colisão, é maior do que a energia cinética da bola branca, antes da colisão. FALSA

(008) Após a colisão, a quantidade de movimento total, na direção perpendicular à direção de incidência da bola branca, é nula. VERDADEIRA (016) A energia cinética da bola branca, após a colisão, é três vezes menor que a energia cinética da bola oito. VERDADEIRA

(032) Como a colisão é elástica, a energia cinética da bola branca, antes da colisão, é maior do que a soma das energias cinéticas das bolas branca e oito, após a colisão. FALSA (064) Desde que não existam forças externas atuando sobre o sistema constituído pelas bolas, a quantidade de movimento total é conservada no processo de colisão. VERDADEIRA