PAPL – UM PROGRAMA DE ESTADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Cooperação e governança: novas perspectivas e abordagens.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
APL – Arranjos Produtivos Locais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Apresentação do Projeto
Oficina Estadual de Orientação aos Núcleos de Apoio aos APLs Margarete Gandini Natal, 10 de novembro de 2008.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Movimento Alagoas Competitiva
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Julho de 2007.
PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “PRODUZIR JUNTOS”
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA REDEAPLMINERAL: DOCUMENTO BÁSICO E REGIMENTO INTERNO Goiânia, 30 de agosto de 2010.
“Qualificação Profissional: construindo
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Projeto APL Pegmatitos da Região Seridó e Agreste Potiguar
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
APICULTURA DE VILHENA-RO
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
APL . de Relacionamento Institucional" "Construção de uma Política
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Atuação do Sebrae na Cadeia Produtiva da Construção Civil
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
PROGRAMA DE APOIO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
“Sustentabilidade ambiental dos APL”
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Parceiro dos Brasileiros PROPOSTAS PARA AÇÃO CONJUNTA SEBRAE MARANHÃO E BANCO DA AMAZÔNIA.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E MODELO DE GESTÃO DOS APLS DO PROGRAMA DE APOIO AOS APLS DE ALAGOAS

PAPL – UM PROGRAMA DE ESTADO O Programa tem como objetivo atender as necessidades locais de melhorias da qualidades de vida através da geração de emprego e renda, sobretudo por estar alicerçado na formação de redes territoriais e na capacidade dos atores locais como agentes de mobilização dos arranjos e territórios produtivos para o desenvolvimento, além do respaldo de uma forte rede institucional de parceiros liderada pelo Governo de Alagoas, através da SEPLANDE – Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas. O PAPL vem sendo construído ao longo da atuação do Governo do Estado de Alagoas, SEBRAE/AL e demais parceiros, caracterizada pelo estabelecimento de uma interlocução privilegiada nos territórios, a partir de Fóruns Setoriais e de Desenvolvimento Local. A identificação e seleção dos territórios é realizada através de um processo participativo envolvendo diversos parceiros, gerando um comprometimento efetivo no atendimento futuro das demandas por apoio nos arranjos e territórios trabalhado. As Ações desenvolvidas dentro PAPL tem o objetivo de promover o inclusão produtiva através da geração de emprego e renda.  

BENEFÍCIOS Através do Programa de Mobilização para a Promoção e Desenvolvimento dos Arranjos e Territórios Produtivos Locais do Estado de Alagoas – PAPL/AL, espera-se: Melhoria na capacidade de inclusão sócio-produtiva do estado por meio da promoção dos Arranjos e Territórios Produtivos (conforme documento anexo – seleção dos Arranjos Prioritários); Adensamento das cadeias produtivas de Alagoas através do fomento a criação de novas empresas; Aumento da capacidade de geração de ocupação e renda em cada um dos Arranjos e Territórios; Diversificação da estrutura produtiva de Alagoas; Incremento do grau da competitividade sistêmica da economia do estado; Melhoria das condições de vida nos municípios onde se localizam os Arranjos e Territórios Produtivos; Ampliação da capacidade de inovação das empresas e instituições participantes dos arranjos.

HISTÓRICO IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS APLs-2003 2013 – Monitoramento das ações do programa com foco nos indicadores de desempenho REESTRUTURAÇÃO – 2012 ACOMPANHAMENTO E IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - 2004/2011 NEGOCIAÇÕES DAS AÇÕES E CONTRATUALIZAÇÃO - 2004 FORMAÇÃO DA REDE DE PARCEIROS – INÍCIO 2004 CRIAÇÃO DO PAPL - Decreto nº 2.077 – 30/08/2004 IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS APLs-2003

MODELO DE GOVERNANÇA DOS APLS GESTORES SECRETÁRIAS SETORIAIS SEAGRI/ SECTI/ SEPAQ/ SETEQ/ SETUR/ DESENVOLVE/ SESAU COORDENAÇÃO SEPLANDE E SEBRAE CONSELHO DELIBERATIVO

MODELO DE GESTÃO DO PAPL COORDENAÇÃO GESTOR COMITÊ GESTOR PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO VALIDAÇÃO RODADA DE NEGOCIAÇÃO Marketing; Gestão; Tecnologia; Capacitação; Infraestrutura. PARCEIROS EXECUÇÃO

ORGANOGRAMA DO CONSELHO DELIBERATIVO DO PAPL/AL COORDENAÇÃO DO PAPL (SEPLANDE E SEBRAE) CÂMARA TEMÁTICA ACESSO FINANCEIRO E GESTÃO CÂMARA TEMÁTICA CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CTI CÂMARA TEMÁTICA MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO CÂMARA TEMÁTICA INFRAESTRUTURA SEPLANDE (SECRETARIA EXECUTIVA) CONSELHEIROS - SEPLANDE/ SETEQ/ SETUR/ SEAGRI/ SEPAQ/ SESAU/ SECTI/ EMATER/ DESENVOLVE/ FAPEAL/ SEBRAE/ AMA

NOVOS APLs APOIADOS PELO PAPL ATÉ 2011 13 APLs SETOR A PARTIR 2012 ATÉ 2014 18 APLs APL Fruticultura Pinha do Agreste APL Horticultura do Agreste APL Inhame no Vale do Mundaú APL Laranja Vale do Mundaú APL Mandioca do Agreste de Alagoas APL Mel do Sertão Alagoano APL Ovinocaprinocultura APL Piscicultura Delta do São Francisco AGRONEGÓCIOS APL Fruticultura do Agreste APL Fruticultura do Vale do Mundaú APL da Apicultura Litoral e lagoas (Própolis Vermelha) APL da Rizicultura APL Turismo Costa dos Corais APL Turismo Lagoas e Mares Do Sul APL Turismo Caminhos do São Francisco TURISMO APL Turismo Lagoas e Mares do Sul APL Móveis do Agreste INDÚSTRIA APL Móveis Maceió APL Oleiro Cerâmico APL Extração Artesanal de Granito APL Tecnologia da Informação SERVIÇOS APL Fitoterápicos

ABRANGÊNCIA DO PAPL EM ALAGOAS

APRESENTAÇÃO EVOLUÇÃO PAPL/AL

CAPITAL SOCIAL * APL de Laticínios do Sertão tornou-se Cadeia Produtiva.

VALORES NEGOCIADOS

INVESTIMENTO GOVERNANÇA Reformulação do Convênio do PAPL/AL Governo do Estado de Alagoas R$ 8.610.352,50 Sebrae/AL R$ 1.229.647,50 TOTAL CONVÊNIO PAPL 2013-2015 R$ 9.840.000,00 **

AÇÕES IMPORTANTES – PAPL/AL APRESENTAÇÃO AÇÕES IMPORTANTES – PAPL/AL

FINALIZAÇÃO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR – PDPs DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – APLs

MODELO DE GESTÃO DO PAPL/AL É REFERÊNCIA NO BRASIL ENTREGA DE CARTA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO – MDIC: MODELO DE GESTÃO DO PAPL/AL É REFERÊNCIA NO BRASIL

GEORREFERENCIAMENTO Ação para georreferenciar as unidades Produtivas, associações, cooperativas e empreendimentos dos APLs. Sendo assim: São 18 APLs georreferenciados; Permite a visualização das aglomerações sociais; Permite a inclusão de informações adicionais nos pontos georreferenciados; Permite maior eficácia no processo de tomada de decisão das ações do PAPL.

OFICINA DE PLANEJAMENTO DO APL EXTRAÇÃO ARTESANAL DO GRANITO

Resultados do Planejamento do APL de Extração Artesanal do Granito

INFRA-ESTRUTURA PÚBLICA ORD. AÇÕES A NEGOCIAR CUSTO TOTAL VALOR NEGOCIADO RECURSOS A NEGOCIAR % NEGOCIADO 1 MARKETING 33.100,00 24.100,00 9.000,00 73% 2 TECNOLOGIA 117.000,00 106.000,00 11.000,00 91% 3 CAPACITAÇÃO 47.000,00 38.000,00 81% 4 GESTÃO 2.250,00 0,00 100% 5 INFRA-ESTRUTURA 163.000,00 23.000,00 140.000,00 14% 6 INFRA-ESTRUTURA PÚBLICA 180.000,00 0% TOTAL 542.350,00 193.350,00 349.000,00 36%

LINDA MACEIÓ

OBRIGADO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MOBILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARRANJOS E TERRITÓRIOS PRODUTIVOS LOCAIS – PAPL/AL Geanne Daniella Clementino Coordenadora do PAPL Diretora de APLs – SEPLANDE (82) 3315-1361 geanne.daniella@gmail.com ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PAPL: papl.alagoas@gmail.com www.twitter.com/paplalagoas www.facebook.com/pages/PAPL-Alagoas