Aromatizadores para ambientes SEGREDOS DO AROMA
Produto: Aromatizadores para Ambientes Segredos do Aroma Público Alvo: Classe A e B Região: Zonas Sul do Estado do Rio de Janeiro Investimento: R$ 300.000,00
Zonas Sul: 997.478 mil habitantes 1 – Pesquisa de Mercado Zonas Sul: 997.478 mil habitantes Classe A 28% Classe B 33% Classe C 26% Classe D 10% Classe E 3% Público Alvo: Classe A + B: 608.462 mil habitantes Média de famílias: 202.821 famílias Média de farmácias e drogarias na região: 232 Consumo por família: 1 p/ mês Fonte: Censo IBGE 2013
2 - Meta Mensal 11.600 aromatizadores Vendas de 50 frascos mensais por cada ponto de venda = 50 x 232 = 11.600 frascos 3 – Custo Unitário do Produto Vidro de 100 ml R$ 1,20 Varetas (5 unidades) R$ 0,28 Tampa R$ 0,40 Essência (20ml) R$ 8,00 Álcool de cereal (40ml) R$ 2,50 Custo de Fabricação R$ 12,38 Etiqueta R$ 0,023 Saco de tunil R$ 0,44 Total R$ 12,843
4 – Densidade D = 4,5 P = 90% Pontos de vendas: Farmácias e drogarias
5 – Os Riscos Árvore de Risco RISCO PERCENTUAL Conservadorismo 3 10% RISCO PERCENTUAL Conservadorismo 3 10% Uso Incorreto 1 20% Embalagem (vidro) Concorrentes 50% 10 100% 3x10+1x20+3x20+3x50 = 260% 260/10= 26% OK < 30%
6 – Árvore do Retorno RETORNO Propaganda 20% Facilidade de Uso 10% RETORNO Propaganda 20% Facilidade de Uso 10% Durabilidade 30% Muitos PDVs 40% Total 100% Custo 12,84 Preço ao consumidor: R$ 25,68
7 – Qualidade dos itens Embalagem de vidro B Varetas 3x15mm L Tampa Etiqueta Álcool de cereal Essência Saco de tunil (diferencial) Saco de Tunil: NAM (Agrega valor com custo)
8 – JIT – Just in Time Produto será de pronta entrega Projeção: 11.600 mil frascos mensal Sobras e perdas: 100 frascos Vendidos: 11.500 frascos
Produção: 11.600 frascos mensal Vendidos: 11.500 frascos mensal Perdas: 100 frascos Refugo: Reaproveitamento em nova produção Não houve perda financeira
9 - Transporte Rodoviário O transporte será realizado em pickup em embalagem especial para evitar perda do produto Frete Terceirizado R$ 2.000,00 / Mês Vale considerar a pequena distância entre os pontos de vendas e produto de pouco volume
10 – Propaganda Boca a boca Zero Redes sociais Panfletagem R$ 230,00 Outdoor (1) R$ 250,00 TOTAL R$ 480,00
11 – Lucro líquido Custos fixos: Água e luz R$ 2.000,00 Transporte Telefone R$ 600,00 Mão de obra (5 funcionários com salários de R$ 1.000,00. Custo/funcionário R$ 2.000,00) R$ 10.000,00 Aluguel de loja + IPTU R$ 3.300,00 Empréstimo bancário (mensal) R$ 29.800,00 TOTAL R$47.700,00
Água, luz, telefone R$ 2.600,00 Transporte R$ 2.000,00 Funcionários R$ 10.000,00 Propaganda R$ 480,00 Aluguel loja + IPTU R$ 3.300,00 Matéria prima (meta + custo) R$ 148.944,00 Empréstimo bancário (mensal) R$ 29.800,00 Total das Despesas R$ 197.124,00 Receita R$ 297.888,00 Capital Inicial x Lucro Líquido Capital Inicial: R$ 300.000,00 (diluído em 12 parcelas fixas de R$ 29.800,00) Lucro Líquido Mensal: R$ 100.764,00 OK. Lucrativo – 33,59% do investimento no 1º mês
12 – Ciclo de Vida Lançamento de novo produto: Velas aromáticas brilhosas e criação de fragrância que identifique a marca do cliente Serão produzidas velas com as mesmas essências dos aromatizadores Expansão com força de capital para novos investimentos Conquistar novos pontos de venda Kits com aromatizantes e velas em embalagem para presente Lançamento: mês de maio/15
13 - CRM Atualização de cadastro dos pontos de vendas para novos pedidos Cadastro de novos pontos de venda Fornecimento de amostras Brindes e descontos Sorteios de kits promocionais
14-Comparação do lucro líquido com uma aplicação financeira Nosso lucro líquido é alto. Para supercar o nosso lucro líquido deveria existir uma aplicação que rendesse em torno de 5% ao mês. Não usaremos a máquina 12c pois na opinião do grupo não nenhuma aplicação atualmente que renda o valor do lucro líquido ao mês.
15-Contartação de subgerentes Iremos contratar os subgerentes de: 1-Custo 2-Riscos 3-Mkt As outras gerências ficarão por conta do gestor do projeto
16-Payback 3,5 meses
17-Matriz de custos Usar tempo= 6 meses Instalações s n n n n n Materias primas s s s s s s Pessoal s s s s s s Embalagem s s s s s s Só vamos contemplar a produção do produto
Rotina de 2 dias seg ter Comprar x Produzir x Vender x 18-Cronograma Rotina de 2 dias seg ter Comprar x Produzir x Vender x
19-ponto de equilibrio 4743 peças
20-terceirizações Sem necessidade
21-Lead Time Comprar = 1 dia Produzir = 1 dia Vender = 1 dia
22-Capacidades De pessoal: Capacidade efetiva Sem necessidade de capacidade máxima De maquinário: capacidade efetiva
23-Controle e monitoramento mais severo 1-qualidade 2-cronograma 3-riscos
24-Fechamento Adoce a sua vida com o nosso produto e irá constatar um mundo de alegria, harmonia e bem estar familiar.