Características da Modernidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS:
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE
IMPACTOS NA ÁGUA O Pólo Industrial de Camaçari, em operação desde 1978, é atualmente, o maior e o mais  importante complexo integrado da América Latina.
Reciclagem e reutilização
ST HIDROLOGIA E DRENAGEM
de Óleos Vegetais Usados
DOS ACIDENTES À JUSTIÇA AMBIENTAL: O CASO DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Problemas urbanos.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Resumo dos Workshops anteriores
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Saneamento ambiental Iana Alexandra
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Poluição do solo.
Hexaclorobenzeno.
São Paulo, 01 de setembro de 2010
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
enquadramento de corpos de água
Urbanização Brasileira
Física – 1º ano EM Eixo temático I: ENERGIA NA TERRA
USO DE TOALHA INDUSTRIAL HIGIENIZÁVEL E RETORNÁVEL
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAU AMBIENTE
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Logística Reversa Impactos ecológicos.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Departamento Ambiental
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Fontes de Energia.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Política Pública Ambiental Brasileira
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Iniciar.
Saneamento, saúde pública e meio ambiente
Seminário do Setor Portuário
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
M.Sc. Marcos Sillos, Quim. Consultor GTI, Diretor Edutech Ambiental.
Atividades Econômicas
Agroecologia.
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
A partir do século XVIII
Os problemas sociais das cidades brasileiras
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
1 SEMINARIO Resíduos Sólidos: Gestão, Tendências e Tecnologia Elson Rodrigues
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Solventes de Petróleo.
A indústria Brasileira
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
Transcrição da apresentação:

Características da Modernidade Problemas decorrentes da intensificação da industrialização; Demanda – maior compreensão das relações entre processo saúde & doença e condições socioambientais; Caso específico de degradação ambiental – áreas contaminadas

Áreas Contaminadas Características do novo perfil de doenças; Necessidade de adoção de políticas públicas e instrumentos jurídicos-legais; Abordagem intra e inter setorial

Objetivo

Metodologia

Marco Teórico Hipócrates – século V a.C. Século XIX – Novo paradigma – bacteriologia e Imunologia; Século XX – Alternância de diferentes enfoques; Esgotamento modelo neoliberal e preocupação com questão das mudanças climáticas; Iniciativa OMS – 2005 – Determinantes Socioambientais

Indicadores Socioambientais Variáveis para seleção de indicadores; Metodologia FPSEEA; Origem dos riscos – rompimento do equilíbrio; Década de 1980 – processo de desindustrialização – brownfields; Necessidade de minimização de impactos; Adoção de ações de reparação e remediação

Estudo de caso: Vila Carioca Bairro da cidade de São Paulo Localizado no distrito do Ipiranga – próximo ao bairro, Vila Heliópolis e de fábricas região da Avenida Presidente Wilson. Perfil industrial e residencial.

Estudo de caso: Vila Carioca Século XX – ocupação industrial. Localização próxima a estrada de ferro, consequente escoamento de produtos e chegada de matéria prima. Instalação de várias indústrias.

Fonte: “Vila Carioca - Industria” http://pt. wikipedia

Estudo de caso: Vila Carioca Shell do Brasil S.A. - instalação em meados do século passado no bairro. Objetivo - elaboração de pesticidas e atividades no setor de petróleo. Envase e armazenamento de produtos petroquímicos.

Estudo de caso: Vila Carioca Em 1945 - terraplanagem para a instalação inicial de 37 tanques de armazenamento de combustíveis. Décadas de 1950 e 1960 – inexistência da Cetesb e nenhuma restrição em relação a poluição.

Estudo de caso: Vila Carioca Shell - aterrou diversos tipos de derivados de petróleo, resíduos de pesticidas e solventes como: benzeno, tolueno, xileno e organoclorados do grupo dos “drins” (Aldrin, Dieldrin e Endrin). Índices de contaminação do solo – ultrapassam limites internacionais.

Estudo de caso: Vila Carioca 1º foco de contaminação - borras de hidrocarbonetos enterradas ao lado dos tanques como forma de garantir a rastreabilidade. 2º foco de contaminação - resíduos de pesticidas também enterrados no mesmo local.

Fonte: Coletivo Alternativa Verde: disponível em: http://coletivocave