Formação do professor de LE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
A elaboração de tutoriais em formato de vídeo
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentações (PowerPoint) ... considerações

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
WEBQUESTS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE L2 NO MEIO ONLINE
Formação de professores do 1º Ciclo
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
Tipologia proposta por Wesley Fryer
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem
EMEF VILA MONTE CRISTO SERVIÇO DE APOIO À AÇÃO EDUCATIVA - LETRAMENTO DIGITAL COM PROFESSORES DA ESCOLA.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação setembro/08
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Contato direto com as autoras
Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem
Comunicação Coordenada
LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura?
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Profa. Reane Franco Goulart
Media Digitais e Socialização
Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
Centro Universitário La Salle MBA em Gestão de Instituições Educacionais Potencial pedagógico das Tecnologias Digitais Virtuais e da Web3D Ana Margô Mantovani.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras (CAL) Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) Programa Especial de Incentivo à.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Rethinking Literacy Education in New Times:
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM – MESTRADO RAQUEL BAMBIRRA ELANE AVELAR LANA 08/11/2013.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Redes Sociais na Educação Aberta
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
OS PAPEIS EM EAD - Docência -
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
Transcrição da apresentação:

Formação do professor de LE: Desenvolvimento da cultura digital para colaboração on-line. Professora Reinildes Dias, Ph.D. Montreal Concordia University Ensino e aprendizagem de inglês. Cultura e identidade na era cibernética

Cultura digital ou cibernética Trata-se de uma nova postura frente aos aspectos culturais emergentes pelo uso relativamente recente de computadores conectados à internet. Presentes em comunicações pessoais e institucionais, no cenário educacional, no entretenimento, no trabalho e nos negócios.

Democratização da informação

Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação. DIAS, R. A integração das TICS ao ensino e aprendizagem de língua estrangeira e o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, 2008.

Nativo ou imigrante digital? Nativos digitais: aqueles que nasceram na era cibernética dos computadores, câmeras digitais, I-phones, brinquedos eletrônicos, robots, TV digital etc. Lidam facilmente com a tecnologia digital e são exímios utilitários de todos os gadgets da era atual. Mark Prensky (2001). http://www.marcprensky.com/

Nativo ou imigrante digital? Imigrantes digitais: aqueles que aprenderam a utilizar as tecnologias atuais por força do trabalho, da necessidade de comunicação e interação, para aprender mais. Como qualquer imigrante, retêm um “sotaque” que pode ser mais ou menos perceptível, dependendo da fluência adquirida em lidar com as tecnologias digitais. PRENSKY. Digital Natives, Digital Immigrants http://tiny.cc/aXomB

A friendly piece of advice ….

Professores imigrantes / alunos nativos Desenvolvimento do letramento digital dos professores Potencialização do conhecimento digital dos alunos. Disciplinas na licenciatura orientadas para a competência digital. Disciplinas na licenciatura que fazem uso de tecnologias digitais. (Moodle, Wikis, Podcasts, Blogs, Websites) Mini-cursos on-line ou presenciais sobre as ferramentas digitais. Criação de um portal com links para sites que dão suporte ao desenvolvimento da competência digital do professor (DIAS, 2010-11)

Professores imigrantes / alunos nativos http://www.ctj.thomas.org.br/ Free technology for teachers: http://www.freetech4teachers.com/ Associação professores-alunos para uma aprendizagem colaborativa. Criação de comunidades de aprendizagem (professor-aluno). Protagonismo do aluno. Compartilhar para aprender. Seminários com base em leituras prévias sobre o assunto. Site to go http://weblogged.wikispaces.com/Losing+Your+Digital+Accent

Cultura digital ou cibernética Cultura da aprendizagem colaborativa. Cultura da aprendizagem por descoberta (self-discovery learning, Bruner, 1960). Cultura do “aprender a aprender” (aprender para a vida).

Cultura do lifelong learning DIAS, R; BAMBIRRA, R; ARRUDA, C. Aprender a aprender. BH: Editora UFMG. 2006

Cultura digital ou cibernética How to …. http://www.digitaltrends.com/how-to/how-to-make-a-podcast/ http://www.2createawebsite.com/ http://www.wikispaces.com/site/for/teachers

Secretaria de Estado de Educação de MG https://www.educacao.mg.gov.br/ DIAS, R. Less downloads, more uploads: E-books & the process of developing students’ writing skills in English. 2010 http://tiny.cc/ofyps DIAS, R. Web sites, video clips, trailers, movies and podcasts in developing students’ oral skills in English. 2010. http://tiny.cc/n8cae

Less downloads, more uploads! WebQuests: pesquisa guiada na internet (presença de recursos de scaffolding). Ambiente multimodal de aprendizagem Cultura do colaborar para aprender on-line http://webquest.org/index.php DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. Disponível em www.letras.ufmg.br/profs/reinildes

http://questgarden.com/110/07/8/100930101210/

Less downloads, more uploads! A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Ambiente multimodal de aprendizagem para o “aprender a aprender” on-line Creating your own WebQuest by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_6/Creating_a_WQ.html Crie uma WebQuest e utilize-a com seus alunos nativos digitais.

Less downloads, more uploads! Natural Wonders - A trip through Brazilian National Parks http://questgarden.com/82/57/9/090523125507/index.htm An unforgettable journey through the Brazilian Royal Road http://www.questgarden.com/82/79/2/090526185650/ Racism: Information for Social Change http://questgarden.com/111/17/8/101013052802/index.htm Social learning Relevância social da aprendizagem Consicência sobre as diferentes culturas

Cultura da multimodalidade

Less downloads, more uploads! Wiki (ambiente multimodal) Deriva da palavra havaiana para rápido (wiki, wiki)), Permite a edição de páginas na web através do trabalho coletivode diversos participantes http://www.wikispaces.com/ Grátis e de interface amigável semelhante à encontrada de editores de texto tradicionais. VEADO, Mônica da Cunha Melo. Colaboração no processo de produção textual em uma atividade on-line: um estudo de caso com o gênero resenha de filme. (2008).

Less downloads, more uploads! Ferramenta que pode promover a colaboração e o desenvolvimento da capacidade do aluno para escrever textos de vários gêneros. DIAS, R. 2004

Less downloads, more uploads! Podcasts: arquivos de áudio que podem ser utilizados para o desenvolvimento das habilidades orais. Recepção http://iteslj.org/links/ESL/Listening/Podcasts/ http://www.eslpod.com/website/index_new.html http://abcnews.go.com/Technology/Podcasting/ http://top25.podcast.com/ http://www.digitaltrends.com/how-to/how-to-make-a-podcast/ Produção

Less downloads, more uploads! Clips & Trailers: ambientes multimodais que podem ser utilizados para o desenvolvimento das habilidades orais. http://www.learnenglishfeelgood.com/eslvideo/index.html

Less downloads, more uploads! Create movies in English with WINDOWS MOVIE MAKER

Less downloads, more uploads! Involvement with social problems. Stand up for solutions! SAY NO TO POVERTY! www.billgatesfoundation.org

Less downloads, more uploads! SAFE SURFING

Cultura digital ou cibernética Educação para a autonomia, para que cada aluno encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem. Colaboração para aprender em grupo, para intercambiar ideias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto. Preparação de cidadãos conscientes de uma sociedade plural e em permanente expansão. Preparação de cidadãos conscientes para uma sociedade virtual que envolve o desenvolvimento de atitudes para vivências significativas e responsáveis.

Cultura digital ou cibernética Empowerment through the use of a second language Use of different types of genres. Students’ sense of social responsibility Use of texts that deal with social problems Formação do aluno para a cidadania Digital literacy: Less downloads, more uploads Creation of blogs, e-books, podcasts, movies etc. Give students the chance to express themselves. Respect to cultural diversity Development of students’ autonomy

Referências BELL, Ann. Exploring Web 2.0: Blogs, Podcasts, Wikis, Networking, Virtual Worlds, and more. Georgetown, TX: Katy Crossing Press, 2009. PRENSKY, Mark. Teaching Digital Natives. Partnering for Real Learning. 2010 Digital Natives, Digital Immigrants at http://tiny.cc/aXomB http://www.nytimes.com/interactive/2010/11/21/technology/20101121-brain-teachers.html

Obrigada pela atenção diasreinildes@gmail.com Meet me at: www.letras.ufmg/profs/reinildes