AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO III. SAÚDE E MEDICINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de AIDS para CIPISTAS
Advertisements

Antibióticos e Resistência aos Antibióticos
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
A Incrível História da Droga Maravilha
Noções sobre medicamentos
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE EVENTOS ADVERSOS EM AIDS E HV DE AGOSTO – 2012 ADESÃO PERANTE AS REAÇÕES ADVERSAS AMÉRICO NUNES NETO INSTITUTO.
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
Doenças sexualmente transmissíveis
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
Terapia Anticoagulante (Sonis, Secrets of Oral Medicine)
DIABETES.
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Vencendo a diabetes.
Leiam com atenção esta mensagem que me enviaram, e espero que a comuniquem a terceiros!!! Segundo o Instituto das Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N, em.
quinzena da mulher de 7 a 18 de Março
FENOL Nomes: Bianca, Franciele, Luana e Sophia Turma: 202
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
Nota de Patrícia Pilar à imprensa 17 de Fevereiro de 2008.
Criança cardiopata e cuidados com os dentes
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
DOENÇA DE PAGET É UM CÂNCER DE MAMA Em novembro/2006, uma mulher jóvem desenvolveu uma “erupção” nas mamas, semelhante à que as mulheres desenvolvem quando.
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Vamos Falar sobre… SIDA.
Importância da Química na Medicina
Cuidados que devemos ter
Alimentação saudável.
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Controle de Infecção Hospitalar
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Química Pablo Felipe Profª. Carol
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Vias de Administração de Medicamentos
O Governo Brasileiro: através do MEC e Ministério da Saúde e ANVISA, sob a orientação das transnacionais fabricantes de medicamentos químicos e equipamentos.
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Química na Medicina.
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
Como a química interfere na medicina
Raffaela Plazezwski n°24
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
Universidade de São Paulo
SUMO DE LIMÃO + BICARBONATO Vamos começar a tomar…
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Q U Í M I C A Prof. João Eduardo Lucateli FUNÇÕES ORGÂNICAS 2ª SÉRIE A
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO III. SAÚDE E MEDICINA A ciência química contribuiu com muitos avanços em saúde e medicina que nos permitem uma vida mais longa, mais feliz e mais saudável. Durante grande parte da história humana, a medicina e os cuidados com a saúde eram muito primitivos. Quando as pessoas ficavam doentes ou feridas, os médicos não podiam fazer muito mais do comfortá-las e mantê-las limpas. Os últimos 100 anos revolucionaram a maneira como os médicos tratam os doentes: por meio da cura das doenças, reparando lesões e mesmo evitando problemas de saúde antes que eles ocorram. Químicos e engenheiros químicos ajudaram a fundar a medicina moderna desenvolvendo novos fármacos, criando novos equipamentos médicos e refinando procedimentos de diagnóstico. Milhões de vidas humanas foram salvas e tiveram sua saúde melhoradas pelos avanços médicos desenvolvidos através de química. III.1. Gerenciamento de Inflamação e Dor Morfina Aspirina Cortisona III.2. Agentes Psicoterapêuticos Clorpromazina Antidepressivos tricíclicos Benzodiazepinas III.3. Hormônios e Reguladores Hormonais Insulina Testosterona Progestinas, estrogênios e contraceptivos orais III.4. Agentes Gastro-intestinais Evolução da terapia da úlcera III.5. Testes Médicos e Diagnóstico de Enfermidades Tecnologias de imagens médicas Isótopos médicos Desenvolvimento de testes químicos Evolução do acompanhamento pessoal III.6. Fármacos Para Tratar Infecções Salvarsan e Prontosil Penicilina Zidovudina (AZT) III.7. Gerenciamento Cardiovascular Controle de batimentos cardíacos Tratamento de falhas cardíacas Anticoagulantes sanguíneos Controle do nível de colesterol no sangue III.8. Quimioterapia do Câncer Evolução da quimioterapia do câncer Drogas citotóxicas Tamoxifeno III.9. Novos Materiais no Tratamento Médico Membros artificiais e dispositivos médicos Equipamento médico Desinfetantes e alvejantes

III. AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM SAÚDE E MEDICINA Cronologia 1899 A aspirina é fabricada para combater dor, inflamação comum e inchaço. 1909 Produção de salvarsan, o primeiro agente quimioterapêutico de grande efeito. 1922 A insulina é usada para combater hiper- glicemia associada a diabetes. 1923 A estrutura química da morfina é determinada. 1927 Teste de gravidez desenvolvido para detectar estrogênio na urina. 1935 Prontosil cura a infecção estreptocócica. 1942 Mostarda de nitrogênio (uma droga semelhante ao gas de mostarda, mas com nitrogênio ao invés de exôfre) começa a era da quimioterapia do câncer. 1943 A penicilina combate infecções e começa a terapia de antibióticos. 1954 Digoxina é aprovada para tratar trombose (formação de coágulo sanguíneo). 1954 Clorpromazina começa a era da terapia antipsicótica. 1960 Enovid é fabricado e introduzido no mercado como um contraceptivo oral. 1963 Drogas citotóxicas extraídas de ervas são usadas para combater o câncer. 1976 Tagamet inibe a secreção de ácido no estômago durante o tratamento de úlceras gástricas. 1977 Tamoxifeno introduz bloqueadores de hormonios na quimioterapia de cancer. 1987 Zidovudina (AZT) é aprovada pelo FDA para tratamento de infecções devido ao HIV. Aspirina, os primeiros comprimidos a serem fabricados (1900) Paul Ehrlich, o inventor do salvarsan Frederick Banting e Charles H. Best que pela primeira vez extraíram insulina A estrutura química da morfina Teste de gravidez Prontosil O mecanismo de ação da penicilina Imagem de Alexandre Fleming em uma janela de vidro A estrutura química do Taxol, uma droga cytotoxic ENOVID A fita rosa, simbolizando a luta contra o câncer de mama e a fita vermelha, simbolizando a luta contra a AIDS Úlcera de estômago