Ana Paula Nogueira de Carvalho CAFÉ COM PESQUISA | 12 de novembro de 2008 | Auditório Paulo de Camargo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Portal do Professor SEED/MEC
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Curso de Engenharia de Computação
Contexto de Educação a Distância
// OBJETOS INTERATIVOS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Núcleo de estudos de habitares interativos univer sidade de são paulo brasil w w w. n o m a d s. u s p. b r / nomads usp.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Santarém Março a Julho de 2007
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Aprendizagens em Arte Coordenadora
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Introdução à Interação Humano- Computador
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Formação de Tutores a Distância
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação na sociedade da informação
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Arquitetando a Educação a Distância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Transcrição da apresentação:

Ana Paula Nogueira de Carvalho CAFÉ COM PESQUISA | 12 de novembro de 2008 | Auditório Paulo de Camargo

O programa TIDIA foi criado em 2001, financiado pela FAPESP, e visa incentivar a pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento de projetos colaborativos relacionados ao estudo e desenvolvimento de "redes experimentais" de alta velocidade permitindo, por exemplo, a integração de laboratórios geograficamente distribuídos. Na primeira fase do projeto, de 2004 a 2006, desenvolveu-se uma plataforma de colaboração composta de ferramentas didáticas integradas, tais como vídeo-aulas, Whiteboard e um ambiente de gerenciamento de aprendizagem para os professores. Para a segunda fase, está previsto o desenvolvimento de novas ferramentas didáticas e o aperfeiçoamento do ambiente de gerenciamento de aprendizagem. Para aprofundar a pesquisa especialmente na área de ensino a distância, foi criado o projeto TIDIA-ae, cujas perspectivas incluem a especificação, projeto e implementação de um conjunto de ferramentas que permitam o aprendizado colaborativo remoto, baseadas no uso de softwares de código livre [open source]. Para tanto, o TIDIA-ae não só investiga a educação a distância, mas também permite o desenvolvimento de uma rede colaborativa, de uso estritamente educacional, e de ferramentas que propiciem a comunicação e colaboração entre pontos geograficamente separados. A partir de 2007, o TIDIA associou-se à plataforma SAKAI - que é muito semelhante ao TIDIA, mas tem abrangência internacional. Por esse motivo, grande parte dos Laboratórios está se dedicando a migrar as ferramentas desenvolvidas no TIDIA para a plataforma SAKAI

Atualmente, o projeto conta com diversos Laboratórios participantes, os quais são classificados de acordo com sua associação em: _LD [Laboratório de Desenvolvimento]; _LDA [Laboratório de Desenvolvimento Associado]; _LA [Laboratório Associado]. O Nomads.usp é o único laboratório de Arquitetura que participa desse projeto, tendo a oportunidade de efetivar conceitos e levantamentos teóricos, utilizando novas ferramentas que podem somar-se positivamente às indagações a respeito do processo, do uso e das interpretações projetuais contemporâneas. CLUSTER SÃO CARLOS _coordenado pelo LD Intermídia/USP e pelo LA CDCC/USP, _LA LECH/UFSCar, LA NOMADS/USP São Carlos, _LDA LIEM-GPIMEN/UNESP Rio Claro, LDA LSC/UFSCar e LDA LISI/USP Ribeirão Preto;

Inserido no contexto do TIDIA-ae, o Nomads.usp propôs o projeto D.O.S. visando, principalmente, explorar o ambiente e a rede de alta velocidade, proporcionados pelo TIDIA, como ferramentas no processo de criação projetual em Arquitetura e Design. Deste modo, torna-se possível, também, criar uma rede de integração entre os diversos centros de pesquisa que estudam temas afins, auxiliando no enriquecimento da discussão de Design no Brasil. Um dos principais aspectos dos D.O.S. é o de que não se apoiar em relações/estruturas tradicionais de ensino e aprendizagem a distância. Isso significa que o projeto, ao propor uma forma colaborativa de projeto remoto, procura estabelecer novas relações entre professores e alunos, baseadas em uma estrutura mais igualitária de discussão e criação. Tal horizonte contempla, também, novas aproximações entre formas de projeto colaborativo e a aprendizagem de Arquitetura e Design. Paralelamente, a comunicação entre pontos geograficamente separados também é foco de investigação, uma vez que é responsável pelas trocas de informações e experiências entre os usuários. A estrutura do projeto D.O.S. foi dividida em duas partes: de um lado, encontram-se as Ações de Aprendizagem – que introduzem alguns conceitos relevantes ao estudo pois permite fazer algumas reflexões sobre as experiências colaborativas realizadas por centros de pesquisa e universidades nacionais e internacionais. Do outro lado, está Pesquisa Exploratória, a qual proporciona a realização prática de experiências de colaboração remota através da realização de workshops de projeto e de sessões de prototipagem.

ANO UM AÇÕES DE APRENDIZAGEM [construção de embasamento teóricol] _Processos de Comunicação [exploração das possibilidades de comunicação em sessões de design a distância], _Processos de Ações de Aprendizagem [investigação de estratégias de ensino e aprendizagem colaborativos em sessões de projeto a distância] _Processos de Metareciclagem [levantamento acerca da utilização de materiais reaproveitados de equipamentos eletrônicos obsoletos na produção de novos equipamentos e objetos] _Design, mediação, interatividade [concepção e desenvolvimento de objetos interativos informatizados] _Arte Eletrônica [compreensão da produção de arte eletrônica a partir da década de 1990, bem como seu diálogo com Arquitetura após o surgimento das mídias digitais] _Design para a Experiência [estabelecimento de critérios projetuais para o mobiliário doméstico contemporâneo acrescido de tecnologia digital a aprtir dos aspectos teóricos que fundamentam o design para a experiência]

ANO UM PESQUISA EXPLORATÓRIA [experimentação prática] _Workshops W_A: refere-se às sessões envolvendo comunicação a distância entre grupos geograficamente separados; W_B: concepção de uma fachada interativa para o Nomads.usp, chamada PIX, que se trata de um objeto com instâncias física e virtual simultaneamente; W_C: avalia a contribuição dos recursos disponíveis em sessões de design que não envolvem comunicação remota. _Prototipagem P_A: Pacto Digital P_B: PIX _produção de mobiliário [mesa digitalizadora]

[mesa digitalizadora]

[mesa digitalizadora]

[Workshop]

[Workshop]

[Workshop]

[Workshop] [Cota 0,00][Cota +2,50]

[Workshop]

[Workshop]

ANO DOIS AÇÕES DE APRENDIZAGEM+PESQUISA EXPLORATÓRIA _Produção de objetos interativos [*] z.IP : escala do corpo : objetos portáteis e com interação via internet na escala do corpo [wearable computing], os quais permitirão a interação dos usuários desses objetos entre si ou entre os usuários e o ambiente em que estiver; [*] ÉOS : escala do mobiliário : anteparo bloqueie ou filtre a entrada de luz solar no interior do edifício sede do grupo de pesquisa Nomads.usp (a 001)., dotado de comportamentos relacionados tanto ao edifício quanto aos usuários deste [escala do mobiliário]; [*] PIX : escala do edifício : matriz luminosa instalada na grelha interna da 001, a qual se tornará um display de baixa resolução capaz de receber diferentes imagens e animações poderão ser visualizadas, filmadas e de retransmitidas via internet. _Pesquisas: Design, mediação, interatividade; Arte Eletrônica; Design para a Experiência; Parametric Design; BIM; processos de design de espacialidades híbridas; processos de produção de objetos interativos

[ÉOS]

[z.IP]

[PIX]

ANO DOIS AÇÕES DE APRENDIZAGEM+PESQUISA EXPLORATÓRIA _Design Lab: ambiente imersivo e especialmente preparado para a realização de sessões de projeto e prototipagem, considerando a adaptação apropriada de uma sala da 001 para que se constitua tal ambiente imersivo, bem como a disponibilização de equipamentos e mobiliário que visam viabilizar e enriquecer os worskhops e prototipagens. _Aulas de Capacitação: em micro-eletrônica e programação computacional. Essas sessões terão também características de sessões de projeto, nas quais grupos desenvolverão, paralelamente, dois objetos interativos em escalas diferenciadas. As sessões de projeto e criação têm como objetivo explorar o processo de design de objetos interativos híbridos, enfatizando peculiaridades dessas escalas de projeto e de uso. The Hug Shirt, Cute Circuit : iBand, Marije Kanis e Niall Winters :

[dLab]

[dLab]

CONSIDERAÇÕES FINAIS DESIGN LAB _a disponibilização do Laboratório aos alunos e professores de graduação contribuirá para estabelecer novas possibilidades de aprendizado nas disciplinas de projeto, o que pode ser especialmente valioso se considerado o enriquecimento da formação acadêmica dos alunos. ARQUITETURA, DESIGN E OUTRAS ÁREAS _participação de bolsistas de outros cursos do campus no processo de concepção de objetos interativos permitiu uma aproximação com outros conhecimentos - por exemplo, os de computação e elétrica - os quais percebeu-se serem extremamente necessários aos arquitetos e designers na proposição de objetos interativos e de espacialidades híbridas. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO _foco no processo de desenvolvimento e produção dos objetos, não nos objetos em si, visando à produção de conhecimento acerca dos procedimentos envolvidos em tal tarefa.

EQUIPE ANO 01 Prof.Associado Marcelo Tramontano [coordenador do projeto D.O.S.] Profa. Dra. Anja Pratschke Arq. Cynthia Nojimoto [mestranda Nomads.usp] Arq. Gabriela Pereira Carneiro [mestranda Nomads.usp] Im-S. Graziele Lautenschlaeger [mestranda Nomads.usp] Ana Paula Nogueira de Carvalho [graduação Arquitetura e Urbanismo] Márcio Eleutério Diniz [graduação Arquitetura e Urbanismo] Marlon Rubio Longo [graduação Arquitetura e Urbanismo] COLABORADORES Arq. Nilton César NardellI [Coordenador do Grupo de Projetos] João Paulo Soares [graduação Arquitetura e Urbanismo] Raquel Arata [graduação Arquitetura e Urbanismo] Rodrigo Schmidt [graduação Arquitetura e Urbanismo]

EQUIPE ANO 02 Prof.Associado Marcelo Tramontano [coordenador do projeto D.O.S.] Profa. Dra. Anja Pratschke Arq. Cynthia Nojimoto [mestranda Nomads.usp] Arq. Gabriela Pereira Carneiro [mestranda Nomads.usp] Arq. Elza Luli Miyasaka [mestranda Nomads.usp] Im-S. Graziele Lautenschlaeger [mestranda Nomads.usp] [GRADUAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO] Ana Paula Nogueira de Carvalho Andrei Silva Bruna Maria Biagioni Carolina Passos de Oliveira Gabriel Nery Prata João Paulo Soares Karen Piccoli Raquel Arata Rodrigo Schmidt Tarsila Duduch Vitor Locilento Sanches [GRADUAÇÃO OUTRAS ÁREAS] Edmundo Macha [Física] Jaziel Fernando Leandro [Engenharia da Computação] Matheus Maia Barbosa [Engenharia Elétrica] Murilo Gustavo Gírio [Engenharia Elétrica]

Apresentação disponível em