Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À FÍSICA Gilson Rocha.
Advertisements

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Trabalho e Energia Cinética
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
Relatividade Restrita
A ENERGIA CONSERVAÇÃO E SUA  energia  trabalho
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Trabalho & Conservação de energia
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
Seus Respectivos Tipos
Conservação da Quantidade de Movimento
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Impulso e Colisão Aula – Prof° Fabiano.
Capítulo 8 – Momento linear, impulso e colisões
Formulação original de Newton da sua 2ª Lei
Física II – Curso de Física / Química
Impulso e Momento Linear
Professor Ewerton Oliveira. Turma: 1º Ano do Ensino Médio
Colisões.
Material de Apoio Colisões.
IMPULSO.
Momento Linear, Impulso e Colisões
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
FÍSICA Prof. Márcio César Colégio Heitor Garcia.
Ciências da Natureza e suas
Conservação de energia
Trabalho, Energia e Potência
EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.
COLISÕES OU CHOQUES MECÂNICOS
Colisões.
Aula 25, 26 e 27 – Ap.: 9 A Prof.: Matheus Souza
Quantidade de movimento
LEIS DE NEWTON.
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Teoria Cinética dos Gases
Teoria Cinética dos Gases
Cinemática das Colisões Nucleares
Módulo 12.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
Conservação de Momentum
Quantidade de Movimento e Impulso Q v Quantidade de Movimento → Q Forma vetorial Forma escalar Kg.m/s kg m/s.
Física 1 Física 1 Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Impulso e quantidade de movimento
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
FÍSICA Ensino Médio, 1º ANO Teorema do Impulso.
FÍSICA A Colisões Prof. Reiner Lacerda Colégio São Bento.
Exercícios de Revisão Para AG
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR FISICA 12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Paula Sousa 2011/2012 Paula Sousa 2011/2012 Prof. Cacilda Ferreira.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E1: Centro de Massa, Momento Linear e Colisões Halliday: cap 9 Ramalho: cap 16, 18 e 19 E1:
Física I Aula15 Centro de Massa e Momento Linear II 2009/2010.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 1ª Série Colisões

Colisões Observe a animação abaixo! FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Colisões Observe a animação abaixo! O que pode acontecer quando dois corpos colidem?

Qual o princípio do jogo de bolinhas de gude? FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Qual o princípio do jogo de bolinhas de gude? Como funcionam as jogadas quase perfeitas da sinuca?

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Antes de tudo, vamos lembrar o princípio da conservação da quantidade de movimento. Se um sistema for isolado de forças externas, a resultante dessas forças é nula e também o seu impulso; assim, a quantidade de movimento de um sistema de corpos isolados de forças externas é constante.

QF = Qi I = QF -Qi Como I = F.Δt Se F= 0, I = 0 Logo 0= QF –Qi FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões I = QF -Qi Como I = F.Δt Se F= 0, I = 0 Logo 0= QF –Qi QF = Qi Em que: QF = Quantidade de movimento final do sistema. Qi = Quantidade de movimento inicial do sistema. Vamos lembrar também que quantidade de movimento é uma grandeza vetorial. Portanto, para determiná-la, é necessário conhecer a intensidade, a direção e o sentido do vetor.

Essa interações podem provocar: FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Chamamos de colisões, ou choques mecânicos entre dois corpos, o resultado da interação entre esse corpos, interação essa quase sempre rápida e violenta. Essa interações podem provocar: 1- Deformação:

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões 2- Restituição:

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Quando ocorre deformação, a energia cinética é convertida em energia potencial. Quando ocorre restituição, a energia potencial é convertida em energia cinética. Essa transformação pode ser total , parcial ou não existir. É exatamente a forma como a energia potencial é restituída em energia cinética que define os tipos de colisões que estudaremos a seguir.

Tipos de Colisão 1- Elástica ou Perfeitamente Elástica FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Tipos de Colisão 1- Elástica ou Perfeitamente Elástica Nesse tipo de colisão: é conservada a quantidade de movimento do sistema; não ocorre dissipação da energia cinética do sistema. Portanto, a energia cinética antes da colisão é igual à energia cinética após a colisão; c) o coeficiente de restituição é igual a 1.

VAF VA VB VBF e = VBF –VAF VBF = velocidade de B após a colisão. FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões VAF VA VB VBF VBF = velocidade de B após a colisão. VAF = velocidade de A após a colisão. VB = velocidade de B antes da colisão. VA = velocidade de A antes da colisão. e = VBF –VAF VA –VB

VA VB VA–VB recebe o nome de velocidade relativa de aproximação. FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões VA–VB recebe o nome de velocidade relativa de aproximação. VA VB Observe que, antes da colisão, a velocidade do corpo A é maior que a do corpo B.

VAF VBF VBF–VAF recebe o nome de velocidade relativa de afastamento. FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões VBF–VAF recebe o nome de velocidade relativa de afastamento. VAF VBF Observe que, após a colisão, a velocidade do corpo B é maior que a do corpo A.

Vamos dar um exemplo? VAF VBF VA VB = 0 FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Vamos dar um exemplo? A esfera A de 1kg, com velocidade escalar de 12m/s, colide frontalmente com a esfera B de 2kg, que se encontra em repouso. Qual será a velocidade escalar da esfera B após a colisão perfeitamente elástica? VAF VBF VA VB = 0

Vamos resolver? FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Como a quantidade de movimento do sistema se conserva, temos: Qi = Qf MA.VA + MBVB = MA.VAF + MBVBF 1.12 +2.0 = 1. VAF + 2VBF 12 = VAF + 2VBF VAF + 2VBF =12 Equação 1

e = VBF –VAF 1 = VBF –VAF 1 = VBF –VAF VA –VB 12 –0 12 FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Como a colisão é perfeitamente elástica, o coeficiente de restituição é igual a 1 (e = 1). e = VBF –VAF VA –VB 1 = VBF –VAF 12 –0 1 = VBF –VAF 12 VBF –VAF =12 Equação 2

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Usando as equações 1 e 2, vamos resolver um sistema. VAF + 2VBF = 12 VAF + 2VBF = 12 VBF –VAF = 12 VBF –VAF = 12 3VBF = 24 VBF = 24/3 VBF = 8m/s

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Substituindo valor de VBF na equação 1, temos: VAF + 2VBF = 12 VAF + 2.8 = 12 VAF + 16 = 12 VAF = 12-16 VAF = -4m/s O valor negativo na velocidade de A indica que o corpo mudou de sentido após a colisão.

2- Parcialmente Elástica FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões 2- Parcialmente Elástica Nesse tipo de colisão: é conservada a quantidade de movimento do sistema; ocorre dissipação da energia cinética do sistema. A energia cinética antes da colisão é maior do que a energia cinética após a colisão; c) o coeficiente de restituição 0<e<1.

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Vamos dar um exemplo? Um corpo X de massa 2kg desloca-se com velocidade de 30m/s, colidindo frontalmente com corpo Y de massa 1kg, que se desloca em sentido contrário com velocidade de 10m/s. Se o coeficiente de restituição for de 0,5, qual a velocidade do corpo X após a colisão?

Vamos resolver? FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões VX = 30m/s VXF VY = 10m/s VYF

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Observe que Y encontra-se no sentido contrário ao de X; logo, a sua quantidade de movimento é negativa. Como a quantidade de movimento do sistema se conserva, temos: Qi = Qf QX – QY= QXF + QX MX.VX - MYVY = MX.VXF + MYVYF 2.30 -1.10 = 2. VXF + 1VyF 60-10 = 2VXF + VYF 50= 2VXF + VYF 2VXF + VYF =50 Equação 1

e = VYF –VXF 0,5 = VYF –VXF 0,5 = VXF –VYF VX –VY 30 –10 20 FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Como o coeficiente de restituição é igual a 0,5, a colisão é parcialmente elástica. e = VYF –VXF VX –VY 0,5 = VYF –VXF 30 –10 0,5 = VXF –VYF 20 VXF –VYF =20.0,5 VXF –VYF =10 Equação 2

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Usando as equações 1 e 2, vamos resolver um sistema. 2VXF + VYF =50 2VXF + VYF =50 VXF – VYF = 10 VXF –VYF = 10 3VXF = 60 VXF = 60/3 VXF = 20m/s

3- Inelástica ou Anelástica FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões 3- Inelástica ou Anelástica Nesse tipo de colisão: é conservada a quantidade de movimento do sistema; ocorre dissipação da energia cinética do sistema. A energia cinética antes da colisão é maior do que a energia cinética após a colisão; c) o coeficiente de restituição é igual a zero; d) após a colisão, os corpos seguem juntos.

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Vamos dar um exemplo? Dois carrinhos de brinquedo de massas 3,0kg e 1,0kg colidem frontalmente. Antes do choque, o carrinho mais leve estava em repouso e o mais pesado tinha velocidade 20m/s. Após a colisão, os carrinhos movem-se juntos como se fossem um único corpo. Qual a velocidade final do conjunto após o choque, em m/s?

Vamos resolver? FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões VAB= ? VA= 20m/s

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões Como a quantidade de movimento do sistema se conserva, temos: Qi = Qf QA + QB= QAB MA.VA + MBVB = (MA + MB)VAB 3.20 +1.0 = (3 + 1). VAB 60 = 4VAB 60= 4VAB Após a colisão, os dois carrinhos seguem juntos com velocidade de 15m/s. VAB = 60/4 VAB =15m/s

Onde M é a massa do bloco e m é a massa do projétil. FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Colisões OBS.: Pêndulo balístico. H Vp O pêndulo balístico é usado em laboratório para a determinação da velocidade de projéteis, e a equação é dada por: Vp = (M+ m) .(2gH)1/2 m Onde M é a massa do bloco e m é a massa do projétil.