Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Gêneros Textuais.
TIPOS TEXTUAIS.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CONCEPÇÕES TEÓRICAS ATUAIS
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
CRÔNICAS.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
CRôNICA.
Professora Francisca Barros
Professora Camile Baccin
Intencionalidade discursiva
Professora: Aíla Rodrigues
GênerosTextuais Tipos textuais.
Ponto 2 Formas de Expressão Expressão Escrita
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
Funções da Linguagem.
Prof.ª Irislane Figueiredo
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
Texto Narrativo.
TIPOS DE COMPOSIÇÃO TECENDO PALAVRAS....
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Funções da Linguagem.
A Comunicação Escrita.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
Comunicação.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
GÊNEROS TEXTUAIS.
VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM
GÊNEROS TEXTUAIS.
Leitura e interpretação de texto
TIPOLOGIA TEXTUAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
O texto.
Professor Jardson Brito
Funções da Linguagem.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Transcrição da apresentação:

Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas Tipos De Texto Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas

Introdução : Para entender um texto é necessário atingir dois níveis de leitura interpretativa e informativa . A fase informativa (reconhecimento) deve ser feita com atenção pelo fato de ser o primeiro contato com o texto adquirindo informações para o início da interpretação A fase da interpretação : Procure elaborar quais foram as opiniões expostas pelo autor definindo um tema e uma mensagem

Tipos De Texto

Narração: Denomina-se narração o resultado da ação de narrar, isto é, de se referir lingüística ou visualmente a uma sucessão de feitos que acontecem ao longo de um tempo determinado e que, normalmente, tem como resultado a transformação da situação inicial. Dentre as características principais de uma narração estão o foco narrativo, a presente de um ambiente, a ordem cronológica, o enredo e os personagens.

Descrição : Uma descrição é uma caracterização quantitativa e qualitativa. Trata-se de um retrato verbal de um objeto, de pessoas, de situações, sempre em busca de um traço distintivo que os distinguem de outros do mesmo gênero. Existem dois tipos de descrição: a objetiva e a subjetiva. Na primeira, a descrição é feita sem interferência da emoção, diferentemente da segunda, na qual isso ocorrer de modo contrário (com interferência).

Editorial : Os editoriais são os textos presentes nos jornais que exibem a opinião da imprensa acerca de um certo tema. Como exemplo, podemos citar o Editorial presente na Folha de São Paulo

Crônica : Trata-se de uma narração mediante uma ordem temporal. Há vários tipos de crônica, dentre elas estão a descritiva, a narrativa, a dissertativa, a narrativo- descritiva, a humorística, a lírica, a poética, a jornalística e a histórica. Alguns exemplos de Cronistas brasileiros : Carlos Drummon de Andrade, Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, Machado de Assis, Rachel de Queirós.

Notícia : Trata-se de uma fato que é socialmente relevante no âmbito jornalístico e é excepcional. Vale ressaltar que nem todo texto jornalístico é uma notícia. A grande dificuldade no jornalismo é de elaborar escolhas de notícias são mais atraentes para o público e a forma como elas serão apresentadas

Técnico : Mostram os componentes, a forma, e o funcionamento de qualquer tipo de objeto, criação artística ou instrumental. Entre eles estão os manuais de instrução, as receitas culinárias e as bulas de remédios.

Digitais : Diante do grande desenvolvimento tecnológico, surgiu um novo tipo de texto, os chamados textos digitais. Alguns exemplos desse tipo textual são os blogs, mensagens SMS, páginas da web

Argumentativo : O texto argumentativo tem como objetivo expressar opiniões ou debatê-las, a fim de persuadir o receptor. A finalidade do autor pode ser provar ou demonstrar uma tese, refutar uma contrária, persuadindo o receptora respeito de determinado comportamento ou idéia. A argumentação é transparecida em diversos tipos textuais, tais como os científicos, os filosóficos, os de um discurso político etc. Nesses textos, o emissor tem como intenção comunicativa prioritária oferecer sua visão subjetiva a respeito de determinado tema.

Informativo : São aqueles utilizados para relatar um fato sem fazer modificações no mesmo, sendo bastante utilizado no contexto jornalístico. Constata-se o constante uso da função denotativa da linguagem. Um texto, embora muitas vezes indiretamente, sempre apresenta o ponto de vista de seu autor

Literário : O texto literário é aquele no qual se manifesta a função da linguagem como elemento fundamental (nas poesias, por exemplo) ou como elemento secundário (textos históricos, didáticos). São exemplo desse tipo de texto a poesia, a novela, o conto, o teatro. Podem ser classificados como narrativo, lírico ou dramático.

Publicitários : Os textos publicitários são aqueles criados com o objetivo de convencer o leitor a consumir determinado produto ou serviço. Diversos recursos são utilizados para atrair a atenção do leitor, tais como a combinação entre texto e imagem, os jogos de palavras, os slogans. O uso da função conativa da linguagem é visto nesse tipo textual. Um exemplo pode ser um simples anúncio nos classificados de um jornal.

Textos Jurídicos: Textos jurídicos são aqueles produzidos no contexto do processo judiciário. Trata-se de um subtipo dos chamados textos administrativos, porém, por sua importância e por suas peculiaridades, são considerados e estudados como um grupo independente. Um exemplo de um texto jurídico é uma sentença

Científico : Textos científicos são os aqueles produzidos no contexto da comunidade científica, com a intenção de apresentar ou demonstrar os avanços e exposições acerca de uma determinada pesquisa. Teses de mestrado, teses de doutorado, pesquisas de conclusão de cursos são exemplos de textos científicos. Vale ressaltar que uma conferência, uma palestra, também podem ser considerados exemplos desse tipo de texto.

Conclusão Existem diversos tipos de textos para diversas situações. Basta sabermos usá-los adequadamente que conseguiremos fazer com que o receptor interprete a mensagem de modo em que não haja conotações.