Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS EDUCANDOS DA EJA
AULA SIMULADA LDP.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Objetivo Alexandre caldeira – Fernando Penna –
Desenvolvimento de Pessoas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Jogos tradicionais portugueses
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química Ensino Médio, 2º Ano Mistura de soluções.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Era digital e mudanças sociais
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Teorema da Energia Cinética
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Solidariedade e cooperação nos jogos esportivos

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Imagem: Tkoletsis / GNU Free Documentation License. “Na Antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercício utilitário, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral” (Souza, 2003). 2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos O jogo, como fenômeno social, pode ser entendido como moderador do comportamento humano, capaz de canalizar o impulso agressivo presente no desenvolvimento social do homem ao longo do tempo. Esse impulso agressivo desencadeou guerras pela conquista e dominação de espaços e povos (Júnior, 2010). Imagem: Autor Desconhecido/ Domínio Público. 3

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Foi o modo que o homem encontrou para controlar e adaptar o ambiente às suas necessidades de sobrevivência. Esse processo foi fundamental para a humanidade desenvolver-se em torno de leis que pautassem o comportamento e a convivência. Imagem: Mass Communication Specialist 1st Class Kim Williams / U.S. Navy public domain. 4

Vamos falar um pouco sobre jogo e esporte. EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Continuando... Vamos falar um pouco sobre jogo e esporte. Imagem: Derek Jensen / Youth soccer in small town USA / Public Domain. 5

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos ESPORTE Segundo o Coletivo de Autores (1992), esporte é um fenômeno cultural da humanidade e que é institucionalizado pela sociedade que o cria e o pratica. Imagem: Ucla90024 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 6

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGO O jogo não é necessariamente um esporte, mas pode se utilizar dele. Sua base são as brincadeiras não institucionalizadas e sem regras fixas, como queimado, barra-bandeira, amarelinha, etc. “O jogo é uma forma de atividade particularmente poderosa para estimular a vida social e a atividade construtiva da criança” (PIAGET, In: KAMII; DeVRIES, 1991, p.IX) Apud Araújo. 7

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos BREVE HISTÓRICO A Grécia valorizava muito a forma humana, o que pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo. A prática do exercício físico tinha valor como educação do corpo. Os jogos eram realizados em Atenas e justificava-se sua prática como uma preparação para a guerra. A atividade física nessa época era de suma importância, pois a Grécia foi berço dos jogos olímpicos na Antiguidade, que foram disputados 293 vezes durante 12 séculos. 8

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGOS ESPORTIVOS Os jogos esportivos se baseiam na busca pela vitória, pois, geralmente, não se imagina um jogo sem uma disputa competitiva. E assim fomos educados: para jogar, eu tenho de ganhar. Vale a pena ganhar a qualquer custo? O que isso tem gerado no meio esportivo? Podemos recriar os jogos? É uma alternativa, que falaremos mais adiante. Considerando o tema de nossa aula, vejamos o que é solidariedade e, depois, o que é cooperação. 9

qualidade do que é solidário; dependência mútua; http://pinterest.com/pin/37014028157821457/ EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos SOLIDARIEDADE qualidade do que é solidário; dependência mútua; reciprocidade de obrigações e interesses; direito de reclamar só para si o que se deve a todos. Imagem: Patsy Lynch / Federal Emergency Management Agency / Public Domain. Dicionário Aurélio on-line da lingua portuguesa. 10

ato de cooperar, ajuda, assistência, socorro, auxílio. EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos COOPERAÇÃO: ato de cooperar, ajuda, assistência, socorro, auxílio. Dicionário Aurélio on-line da língua portuguesa. Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 11

1- É possível ganhar quando perdemos? EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos NO ESPORTE, SÓ É POSSÍVEL GANHAR OU PERDER! VOCÊ CONCORDA? AGORA PENSE: 1- É possível ganhar quando perdemos? 2- E quando ganhamos, podemos perder? 3- O que podemos ganhar quando perdemos? 4- Quando ganhamos, o que podemos perder? 12

JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA ( a seguir, fragmentos retirados do livro: Esporte educacional, uma proposta renovada – Indesp / Esef-UPE 1996) “Os jogos cooperativos surgiram com a preocupação excessiva que a sociedade moderna atribui à competição, considerada um valor natural e normal… Temos competido em lugares, com pessoas, em momentos que não deveríamos, como se fosse a única opção ” (:Esporte educacional ,1996. pg 38) Para refletir: “Se o importante é competir, fundamental é cooperar!” 13

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Os jogos cooperativos surgem como uma alternativa, em que os participantes jogam “com”, e não “contra” o outro. Joga-se para superar os desafios, e não aos outros, joga-se por se gostar do jogo.. (op. cit., pg. 39) DESAFIO: Imagem: Leffe60 / Domínio Público. 14

Alguns podem perguntar: - Que graça tem cooperar? EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Alguns podem perguntar: - Que graça tem cooperar? - Cooperar? A gente compete desde a barriga da nossa mãe. - Que graça tem se todo mundo ganhar? - Cooperar? Nós vivemos num mundo competitivo. 15

JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA Se verificarmos nossas atividades, brincadeiras (experiências de jogo), na escola ou fora dela, vemos que somos muito estimulados à prática dos jogos competitivos. Nos jogos cooperativos, os participantes aprendem a considerar o interesse do outro, a ter consciência de seus sentimentos e a operar com interesses mútuos. Esses jogos são estruturados para diminuir a pressão para ganhar, assim como a necessidade de comportamentos destrutivos. (op. cit., pg. 39) 16

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Comparação das características entre os jogos que promovem a competição e cooperação JOGOS COOPERATIVOS Visão de abundância Objetivos comuns Confiança mútua Todos fazem parte Solidariedade Diversão para todos Vontade de continuar JOGOS COMPETITIVOS Visão de escassez Objetivos exclusivos Desconfiança Todos à parte Rivalidade Diversão às custas de outrem Pressa de acabar com o jogo . (op. cit., pg. 39) 17

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Resultado da mudança de comportamento baseado nas duas situações: competição x cooperação SITUAÇÃO COOPERATIVA SITUAÇÃO COMPETITIVA Percebe-se que o êxito pessoal é, em parte, consequência da ação dos outros membros. Percebem que, para atingir os seus objetivos, é impossível que os demais alcancem seus os objetivos. Estimula-se a sensibilidade às solicitações dos outros. Desestimula-se a sensibilidade às solicitações dos outros. Exercita-se a ajuda mútua com frequência. Exercita-se a ajuda mútua com menor frequência. Há maior homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. Há menor homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. A produtividade em termos qualitativos é maior. A produtividade em termos qualitativos é menor. A especialização de atividades é maior. A especialização de atividade é menor. Situação Cooperativa e Situação Competitiva (modificado por Brotto, 1997, Apud Brotto,1999) 18

EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS Dança das cadeiras Uma adaptação da brincadeira da dança das cadeiras, que muitos conhecem e cujo objetivo principal é a eliminação de todos até que um seja vitorioso. Mudando a estrutura e o objetivo do jogo, podemos motivar cada participante, gerando um novo desafio. A música irá tocar, as cadeiras em círculo, e os participantes por fora em um círculo maior. (:Esporte educacional ,1996. pg 40) 19

EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS Dança das cadeiras (continuação) Quando a música parar, todos devem sentar-se usando as cadeiras e a “cadeira-colo” uns dos outros (uma pessoa vai ficar no colo de alguém, depois duas, e assim por diante. Depois de saírem todas as cadeiras, a metade ficará como cadeira humana e a outra metade estará sentado. (:Esporte educacional ,1996. pg. 40) 20

EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS Passando o bambolê “Formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos, que terão de passá-lo sobre o corpo sem soltar as mãos. O professor, para dificultar ainda mais, deverá colocar, aos poucos, mais bambolês no espaço livre, para que os alunos os passem sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular. Variação: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê sem soltar as mãos até chegar ao lugar em que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro”. Brincadeira encontrada em: http://www.sempretops.com/informacao/o-que-sao-jogos-cooperativos/

É possível existir jogo com cooperação? O que é jogo cooperativo? EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos PERGUNTAS É possível existir jogo com cooperação? O que é jogo cooperativo? Quais as vantagens, se fomos educados com esses jogos em nossas aulas de Educação Física? 22

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos ATIVIDADE Dividir a sala em grupos e propor a criação de um novo jogo cooperativo. 23

SITES SUGERIDOS PARA PESQUISA EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos SITES SUGERIDOS PARA PESQUISA http://www.edicoesgil.com.br/educador/jogoscoop.html http://www.sempretops.com/informacao/o-que-sao-jogos-cooperativos/ http://anima-eseb.blogspot.com.br/2008/01/o-jogo-competitivo-e-o-jogo-cooperativo.html http://www.youtube.com/watch?v=TYw512ousg4&feature=fvwrel 24

REFERÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos REFERÊNCIAS ARAÚJO, Karina de Toledo. Os jogos sob diferentes vertentes: Para além do ensino de educação física. Revista Terra e Cultura, ano xx, nº 38. Disponível em : http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/terra_cultura/38/Terra%20e%20Cultura_38-3.pdf acesso em 11-07-2012. BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência . Campinas, 1999. Disponivel em http://www.aprendizagemsignificativa.com.br/artigos/jogos_cooperativos_original.pdf acesso em 15-07-2012. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Dicionário Aurélio on-line da lingua portuguesa. Disponível em http://74.86.137.64-static.reverse.softlayer.com / acesso em 15-07-2012. Jogos cooperativos e jogos competitivos. Disponível em : http://www.sempretops.com/informacao/o-que-sao-jogos-cooperativos/ acesso em 15-07-2012. ROSSETO JÚNIOR, Adriano José. Jogos educativos : Estrutura e organização da prática. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2010. 25

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2 Tkoletsis / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Olympia-mosaic.jpg 31/08/2012 3 Autor Desconhecido / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shuihu5.PNG 4 Mass Communication Specialist 1st Class Kim Williams / U.S. Navy public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_110605-N-EP471-215_Lt._Joshua_Fair,_from_Canton,_Mich.,_dribbles_the_ball_toward_a_defender_in_an_exhibition_soccer_match_during_a_Continui.jpg 5 Derek Jensen / Youth soccer in small town USA / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Youth-soccer-indiana.jpg 6 Ucla90024 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:UCLA_USC_Volleyball_game_08.jpg 10 Patsy Lynch / Federal Emergency Management Agency / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:FEMA_-_45462_-_Volunteers_help_with_flood_cleanup.jpg 11 Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pictofigo_-_Help.png 14 Leffe60 / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Challenge_kart.JPG