Aula 2 Apresentação dos Trabalhos / Divisão dos Grupos / Conceitos Básicos do Lazer / Propriedades do Lazer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

AULA 1 – DEFINIÇÕES BÁSICAS SOBRE LAZER, TURISMO E ÁREAS CORRELATAS
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
TEMPO LIVRE, SEMILAZER RECREAÇÃO, LAZER
O QUE SABER.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Música: uma viagem através das décadas
IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Arte e representação.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Educação Ambiental.
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
INDÚSTRIA CULTURAL.
Como Influência e Manipula a Informação
Educação Ambiental.
Questionário/Roteiro
ESTÉTICA Arte e realidade
AULA 05 – HISTÓRIA DA RECREAÇÃO / ESTEREÓTIPOS DA RECREAÇÃO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Professsora: Aíla Rodrigues
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
LAZER E ATIVIDADE FÍSICA
A moda….
MODELO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
A CULTURA Prof. Lucas Villar
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Apresentação A comunidade ítalo-brasileira é um diferencial do Brasil. Ministros, parlamentares, presidentes de empresas, executivos dos mais diversos.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Colégio Estadual Augusto Meyer
Segmentação em Turismo (Mtur)
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
LAZER E RECREAÇÃO Profª Carmen Lucia Dalano.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
LAZER Ver televisão, jogar videogame, conversar com os amigos — seja ao vivo, por telefone ou pela Internet —, ouvir música, ler, sair para dançar, praticar.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
TURISMO E LAZER AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Por que o jornal na escola?
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
CULTURA.
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - II
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
LAZER: NECESSIDADE E MANIFESTAÇÃO HUMANA. Prof. Ms. Vagner Custódio
Mayara T. Santos - Sociologia
O RIO DE JANEIRO E O CARIOCA. A PRAIA A praia é o principal ponto de socialização do carioca. Todos os outros programas vêm depois dela. A razão disso.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Transcrição da apresentação:

Aula 2 Apresentação dos Trabalhos / Divisão dos Grupos / Conceitos Básicos do Lazer / Propriedades do Lazer

PERFIL PSICOLÓGICO DA TURMA MATUTINO: Trata-se de uma turma que apesar de harmoniosa, possui algumas brigas e “panelinhas”. Apresenta-se razoável em termos de pró-atividade, desempenho em sala de aula e disparidade sócio-econômica. Tem duas ótimas características para um turismólogo: comunicativa e tolerante. É uma turma que lê razoavelmente bastante, gosta de ir a barzinhos, mas, por outro lado, tem pouca experiência de viagens a lazer.

DIVISÃO DE GRUPOS A turma deve se dividir em 06 grupos de 05 pessoas, para a realização dos trabalhos da disciplina: OFICINAS DE RECREAÇÃO Grupos A, B e C: 28/04 Grupos D, E, F e G: 05/05 CASES DE LAZER DO EXTERIOR ADAPTADOS À REALIDADE BRASILEIRA Grupos D, E, F, e G: 09/06 Grupos A, B e C: 16/06

ATIVIDADE 01 Quando se pensa em LAZER, quais palavras vêm a nossa mente? (10 palavras)

CONCEITUAÇÃO Tempo Livre: Dissociado das obrigações (portanto dependente deste). Alguns autores como Marcellino, consideram não existir tempo livre, mas sim liberado. VOCÊ CONCORDA? Entretenimento: Vem do latim inter (entre) tenere (ter). “Deter, fazer demorar, para desviar a atenção; para distrair” (AURÉLIO, 2011). Trata-se de um Passatempo, algo para o preenchimento do tempo livre de maneira desinteressada e espontânea. O entretenimento moderno surgiu no século XIX, nos EUA, como movimento social de contestação do lazer ostentatório, rebuscado e elitizado da Europa. O entretenimento na sua essência é divertido, fácil, sensacional, irracional, previsível e subversivo.

CONCEITUAÇÃO Ócio: Estar desocupado. Usufruir do tempo livre. Por muito tempo teve uma conotação negativa e/ou pejorativa: “A ociosidade é a mãe de todos os vícios.” “Cabeça vazia, oficina do capeta.” (SANTO AGOSTINHO, SÉCULO XII). Atualmente, porém, cresce a aceitação ao conceito de ÓCIO CRIATIVO, em que as pessoas usariam seu tempo desvinculado das obrigações para alcançar qualidade de vida e estimular a economia criativa.

CLASSIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE LAZER “No Brasil, ouve-se muito uma classificação de atividades de lazer em atividades esportivas, recreativas e culturais. Lazer esportivo seria aquele praticado segundo regras, o recreativo seria exercido livremente, e o cultural, centrado nas artes e no conhecimento. Contudo, nota-se que não há um critério comum, já que conteúdo e forma estão misturados. Ademais, que conceito de cultura é este, que exclui o esporte e a recreação?” (CAMARGO, 2003) Segundo Dumazedier a classificação pode ser feita baseada no interesse central da experiência do indivíduo. Ele definie 05 categorias principais: FÍSICAS, MANUAIS, ARTÍSTICAS, INTELECTUAIS, ASSOCIATIVAS. Camargo acrescenta a peculiaridade do LAZER TURÍSTICO.

CLASSIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE LAZER Em todas as áreas do lazer são possíveis três atitudes: PRATICAR, sob forma de lazer, ASSISTIR ou ESTUDAR o assunto. Muitas dessas experiências não ocorrem isoladamente (ex. é possível assistir e estudar um tema/experiência ligado ao lazer). Fala-se em EXPERIÊNCIA ao invés de ATIVIDADE pois esta enseja uma conotação mais prática, ativa e física, algo que não necessariamente ocorre em todas as VIVÊNCIAS relacionadas ao LAZER.

ATIVIDADES FÍSICAS Denominador Comum: exercitar-se. Interesse estético: do movimento, no esporte e na ginástica-dança, ou na contemplação da natureza e das pessoas nas caminhadas. Interesse associativo. Interesse Introspectivo: solidão, prazer de estar consigo, desde que não seja socialmente imposto (ex. natação como terapia para relaxamento mental).

ATIVIDADES MANUAIS Ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza. O ato de criar com a mão é cheio de simbolismos. As mãos são fonte de expressão de transformação das coisas. Nostalgia dos elementos naturais primários (água, terra, madeira, etc.). Podem constituir um SEMILAZER se incorporam ganhos financeiros. Na classe média inovadora a produção manual é, muitas vezes, uma crítica ao consumismo (ex. valorização do artesanato e da reciclagem de materiais). Exemplos: lavar automóvel, tricô, desmontar e montar engenhocas, montar castelo de areia na praia, teatro de fantoches, etc.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Interesse ligado à busca pelo imaginário, sonho, encantamento, belo, faz-de-conta. Todos precisam de sonho, aventura, encantamento, beleza. As formas de cultura erudita conceituadas como arte (cinema, teatro, literatura, artes plásticas, etc.) - fora do universo cultural da maioria. Desenvolve-se por outras atividades: decoração da casa, maquiagem e principalmente as festas (exercício do imaginário, são todos atores) A Festa é muitas vezes o reencontro com as raízes culturais. A expressão máxima de festa no país é o Carnaval: festa da carne, da manifestação dos instintos e sentimentos oprimidos. Contudo, não representa mais como antes o momento de inversão/contestação social e quebra de tabus. Isto se diluiu com o aumento das possibilidades de lazer “sem limites”: discotecas, raves, festas a fantasia, casas de swing, etc.

ATIVIDADES INTELECTUAIS Tudo na vida é fonte de conhecimento, informação, aprendizagem. Dumazedier: “a arte informa por encantamento e a ciência, por desencantamento”. A arte pode informar, mas dirige-se basicamente à emoção dos indivíduos. Portanto, muitas vezes representa uma experiência mais memorável que o aprendizado formal. O que é arte? Alguma atividade é menos intelectualizada que outra? Que tipos de atividades intelectuais são valorizadas? O lazer é um tempo precioso para o exercício do conhecimento (conversa com amigos, pesquisa na internet, leitura de livro, jogar xadrez, jogar RPG).

ATIVIDADES ASSOCIATIVAS Interesse cultural: contato com as pessoas. Desde semilazer doméstico (ex. jogos e passeios com os filhos, visitar parentes e amigos) até a participação em associações e movimentos culturais (Clubes, Grupos Estudantis ou Políticos). Paradoxalmente a vida social no lazer pode assumir a busca pela privacidade. Misantropia. Quero estar aqui para me distanciar do resto. As atividades de caráter associativo estão em declínio pelo uso TV e da Internet? Permite, muitas vezes, o aprofundamento e diversificação dos interesses, extrapolando o que seria o interesse original: (ex. políticos ou religiosos – “Vou ao culto para arrumar uma noiva, sair de casa e rezar). Consequências: aumento da programação de lazer vinculadas às instituições “sérias” (ex. showmício, Pe. Marcelo).

ATIVIDADES TURÍSTICAS DO LAZER AO TURISMO O lazer engloba três grandes grupos de atividades: - DOMÉSTICO: Baseado na mídia e desenvolvido basicamente dentro de casa – audiência de rádio e TV, discos, leitura de livros, jornais e revistas e, mais recentemente, videogame, computador, Internet e DVD. - EXTRA-DOMÉSTICO: Baseado nas relações com outros e com o ambiente da própria cidade – parques, academias de ginástica, teatros, cinemas, bares, restaurantes e shopping centers. -  EXTRA-DOMÉSTICO TURÍSTICO: Baseado na viagem e na hospedagem fora de casa. ATIVIDADES TURÍSTICAS: Principal interesse é a mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida. Turismo não se reduz ao Lazer. Há interesses profissionais, familiares, religiosas e de saúde.

ATIVIDADE 02 EM GRUPO Criem um personagem e definam um perfil psicológico, socioeconômico (faixa etária, sexo, renda, tipo de emprego, onde mora, com quem mora, renda, etc. Montem uma experiência de lazer turístico em que ele muda radicalmente de PAISAGEM, RITMO E ESTILO DE VIDA. Descrevam o roteiro da viagem, justificando tal mudança a partir da comparação com o modo de vida cotidiano desta pessoa.