THÜRINGEN WIRTUOS 2006 Gastronomia como atrativo tur í stico e patrimônio cultural O sabor regional Estratégias para um turismo culinário !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TURISMO RURAL, ÉTNICO E CULTURAL NO VALE EUROPEU
Advertisements

Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
Estudo de Caso: Ibitinga
Negócios Internacionais
Eventos X Turismo Eventos Fórum Internacional de Gestão do Esporte
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
TEORIA ECONÔMICA DO TURISMO ASPECTOS MACROECONÔMICOS
Projeto de Geografia Bloco econômico Asean.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Definição do sector de Touring
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Londres Centro Educacional N. S. Auxiliadora
TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Sobre o IICA O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA, é o organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano.
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Apresentação do portal do turismo mineiro:
Turismo Atualmente, o Turismo mostra-se uma atividade consolidada e rentável, sendo, 900 milhões de viagens no mundo, registradas em 2007(World Tourism.
APRESENTAÇÃO REALIZAÇÃO.
Viagem para a Europa.
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
Aula 006 – Atratividade Turística no Município
O setor de gastronomia representa atualmente um faturamento em torno de U$ 19 bilhões, mais de 2% do PIB brasileiro; No Brasil, estima-se que o setor concentre.
CONHEÇA NOSSA COLEÇÃO DE CD’s-ROM “BY CARMEN”
Capítulo 7- .Modelando o paladar gastronômico: a influência das empresas de alimentação( Somos o que comemos ou o que somos persuadidos a comer?) Maureen.
IMIGRANTES ALEMÃES Gibran e Maria Antonia Turma 43
Holambra é hoje uma das cidades brasileiras com maior índice de
Plano Estratégico Regional de Turismo
A importância dos eventos para o setor de hospitalidade
Julho de 2007.
Hamburgo, charmosa cidade alemã
Projeto Rio Araguaia 2009 O Rio Araguaia divide os Estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. É de muita importância para a Região Centro-Oeste nos aspectos.
Englishtown Programa de Parceria.
Assembleia da República 29 MAIO A Câmara Municipal de Mealhada, convicta do inegável valor do seu património gastronómico, decidiu criar uma identidade.
INTEGRAÇÃO SERVIÇOS E INDÚSTRIA NA REGIÃO DO ABC Agosto de 2006 Miguel Matteo
CATEGORIAS DE.
Destination branding e Turismo Fabiana Freitas e Maria Gomes.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Turismo Rural  O Turismo Rural é uma modalidade do Turismo que tem por objectivo permitir a todos um contacto mais directo e genuíno com a natureza,
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
Inclusão – estímulo importante para o futuro sucesso do Corredor Turístico Maputo - Hluhluwe James Seymour e Shakila Maharaj Turismo KwaZulu-Natal Março.
Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Semana do Peixe 2008.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Uma jogada gastronômica
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
O projeto KM ZERO Nasce com o intuito de valorizar os produtos derivados das atividades piscatórias de origem local Procura conjugar esforços de entidades.
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR ORENI BRAGA PRESIDENTE
SAXÔNIA SAXÔNIA - Sachsen ( DEUTSCHLAND - Duitsland ) Muziek - In der nacht des kometen Alpentrio Tirol.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Cidades-sede Doze cidades das cinco regiões do Brasil receberão a Copa do Mundo em Mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios.
“O ideal ainda é a alma de todas as realizações” Getúlio Vargas.
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
SUB CONVETION & VISITORS BUREAU. Dados extraídos do site da SP Turismo 90 mil eventos por ano; 120 grandes feiras; 280 salas de cinema; 39 centros culturais;
A Aprovale A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos foi fundada em 15 de fevereiro de 1995 por seis empreendedores vinícolas.
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
Técnico de Turismo Ambiental e Rural INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
“Indicações Geográficas como ferramenta para o desenvolvimento regional” Coordenação de Incentivo a Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários Departamento.
Transcrição da apresentação:

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 Gastronomia como atrativo tur í stico e patrimônio cultural O sabor regional Estratégias para um turismo culinário !

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 O exemplo da Turíngia e do Museu da Batata ! Thüringer Kloßmuseum Heichelheim Um domingo sem o bolinho da batata não é um domingo de verdade

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 Economia turística da Alemanha: 8% dos empraegados Industria automobistica: Industria alimenticia: Na Turíngia os setores tourismo, gastronomia e alimentaçao: 20% do PIB 20 % dos empregados

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 Museu (do bolinho) da batata  Fundado em 1999  Hoje entre os 10 melhores museus culinários da Alemanha (dos museus, quase 600 tratam de assuntos ligados a gastronomia)  2003 Fundação da ACADEMIA EUROPÉIA DA BATATA  2004 Seminários Gastronomicos ganham Prêmio de Marketing

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH O Museu da batata na ITB, a maior feira de Turismo do mundo

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH As razões mais importantes para uma viagem para aTuríngia são  A natureza  As facilidades para caminhar  As cidades da Turíngia  A variedade das ofertas culturais da região  As paisagens  As facilidades de relaxar, lugares tranqüilos  A hospidalidade  A gastronomia regional.  20% indicaram a maravilhosa cozinha e as ofertas gastronômicas como razão mais importante da viagem para Turingia. Pesquisa de mercado Fonte: Pesquisa des Instituts für Tourismus- und Bäderforschung

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH O que os turistas alemães e estrangeiros mais associam com a Turingia? A especialidade regional : Salsicha, Original Thüringer Rostbratwurst Weimar, Goethe Schiller O castelo Wartburg, Luther A floresta da Turingia O caminho Rennsteig A especialidade regional Original Thüringer Klöße (bolinhos de batata)

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 Thüringen wirtuos 2006 A Gente sabe mais do que salsicha ! Tema Turístico do ano 2006

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH 2006 „Thüringen wirtuos“ No ano temático 2006 os pontos fortes foram :  Pesquisados  Integrados e conectados  Avaliados pelo valor turístico  E apresentados e comunicados

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH Tradição Agrária de plantar batata e cebola, especialidade de salami e mais salsichas, paté e muito mais... A Turíngia tem muitos atrações culinárias.... Receita mais antiga de cerveja tipo Weizenbier e a mais antiga lei de pureza de cerveja da Alemanha. A especialidade Thüringer Klöße (bolinhos de batata) O melhor churrasqueiro do mundo jährige Weinbautradition Caminho do vinho Destilarias Jardim de Ervas Caminho de Ervas

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH Objetivos  Fortalecer o turismo  Aumentar os números das chegadas e das hospedagens  Conquistar novos visitantes  Tornar as especialidades das regiões da Turíngia conhecidas

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH Vantagens da Turíngia  Turíngia uma combinação extraordinária entre cultura culinária e cultura clássica.

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH Vantagens da Turíngia: Integração  A Turíngia é uma região com muitos produtos de alta qualidade no setor alimentício  Os parceiros do ano temático „Thüringen wirtuos 2006“ são a Federação de Hotéis e Restaurantes (Thüringer Hotel- und Gaststättenverband) e a Associação do Marketing Agrário Objetivo: Integrar a gastronomia e os produtores regionais e assim aumentar mais ainda a qualidade usando produtos regionais e frescos

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH Marketing do tema 2006  exemplares do calendário culinário  Livros culinários apresentando os hotéis e restaurantes participantes  Seriado na telivisão com 12 capítulos

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH As Olimpíadas dos cozinheiros ! O fogo olímpico As medalhas As cozinhas

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH As Olimpíadas dos cozinheiros ! Já na IKA em 2004 todo mundo amou as batatas Em 2008 é o ano da Batata das Nações Unidas

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH O mundo entre amigos ! Der Welt zu Gast in Deutschland !

THÜRINGEN WIRTUOS 2006 THÜRINGER TOURISMUS GMBH Muito obrigado ! Pablo Picasso: "Devia ser maravilhoso encontrar um tema novo – Vincent van Gogh por exemplo encontrou a batata. "